Dance Gavin Dance

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dance Gavin Dance
Dance Gavin Dance ao vivo no Warped Tour em 2009
Informação geral
Origem Sacramento, Califórnia
País  Estados Unidos
Gênero(s) Post-hardcore, rock experimental, rock progressivo, rock psicodélico, jazz fusion
Período em atividade 2005 - atualmente
Gravadora(s) Rise Records
Afiliação(ões) A Lot Like Birds, Secret Band, Strawberry Girls, Tides of Man, Emarosa, Five Minute Ride, Consider the Thief
Página oficial MySpace oficial
Integrantes Tilian Pearson
Will Swan
Eric Lodge
Jon Mess
Matt Mingus
Ex-integrantes Jonny Craig
Alvaro Alcala
Sean O'Sullivan
Zachary Garren
Kurt Travis
Jason Ellis
Tim Feerick
Dan Snook

Dance Gavin Dance é uma banda de post-hardcore americana formada em Sacramento, Califórnia, em 2005. Eles lançaram quatro álbuns de estúdio e um EP. Seu mais recente álbum, Acceptance Speech foi lançado em 8 de outubro de 2013.

História[editar | editar código-fonte]

Whatever I Say Is Royal Ocean (2005–2007)[editar | editar código-fonte]

O nome "Dance Gavin Dance" foi derivado pelo então vocalista Kevin Balogh. Gavin era um bom amigo para a banda e morreu em um acidente de carro, ele gostava de festas e fazer festas, e gostatava muito de dancar, quando ele começa a dançar todos diziam Dance Gavin Dance, disse em uma entrevista realizada para o AbsolutePunk.[1] Dance Gavin Dance lançou seu EP auto-produzido, Whatever I Say Is Royal Ocean, em 2005, que posteriormente foi re-lançado em 14 de novembro de 2006 pela Rise Records. A banda então começou a escrever e se preparar para gravar o seu álbum de estréia Downtown Battle Mountain com o mesmo grupo de músicos.

Downtown Battle Mountain (2007–2008)[editar | editar código-fonte]

Eles entraram em estúdio em janeiro de 2007 com o produtor Kris Crummet e lançarão seu primeiro álbum completo, Downtown Battle Mountain em 15 de maio de 2007 pela Rise Records.

Em agosto de 2007, o guitarrista Sean O'Sullivan deixou a banda devido a conflitos pessoais entre Jonny Craig e Matt Mingus. O'Sullivan passou a tocar para as bandas Consider the Thief e Early States. Sean foi substituído por Zac Garren.

Em novembro de 2007, o vocalista Jonny Craig deixou a banda, e não foi autorizado a voltar quando ele pediu para voltar, devido a tensões extremas e conflitos pessoais com os outros membros da banda, como afirmou a banda em uma entrevista realizada para o Submergemag.com.[2] Imediatamente depois de sua partida do Dance Gavin Dance, Jonny Craig entrou como vocalista do A Skylit Drive temporariamente. Craig logo depois se juntou a banda Emarosa, Isles & Glaciers, e começou um projeto solo pela Rise Records.

Pouco depois da partida de Craig, a banda realizou audições para um novo vocalista. Centenas de vocalistas potenciais forão experimentadas e, em um ponto, Nic Newsham do Gatsbys American Dream foi levado de Washington para uma audição. Embora Newsham optou por não fazer parte do grupo, mas desenvolveram uma amizade. Isso resultou na aparição de Nic na música "Uneasy Hearts Weigh The Most", que apresenta em seu auto-intitulado álbum de 2008. Kurt Travis, ex-vocalista da bandas Five Minute Ride, O! The Joy, e No Not Constant tornou-se o novo vocalista da banda.

Dance Gavin Dance (2008–2009)[editar | editar código-fonte]

Em 20 de abril de 2008,[3] Dance Gavin Dance entrou no estúdio para gravar seu segundo álbum de estúdio Dance Gavin Dance com Kris Crummett como produtor mais uma vez. Ele foi lançado em 19 de agosto de 2008.[4]

Antes que o álbum foi lançado, mas depois de ter sido gravado, dois membros originais Jonathan Mess e Eric Lodge deixaram o Dance Dance Gavin. Não foram feitas declarações oficiais pela banda em relação à saída deles. Jon Mess havia gravado o álbum sabendo que ele ia deixar a banda. É geralmente aceito que Mess, além de sofrer da doença de Lyme, estava cansado de turnês constantes, e Lodge simplesmente seguiu o mesmo exemplo, como os dois eram melhores amigos.

Após a partida, Will Swan assumiu as funções de vocais gritados e também na guitarra, e Jason Ellis (anteriormente de Five Minute Ride) substituiu Eric no baixo. A banda filmou um vídeo para a música "Me and Zoloft Get Along Just Fine" com o diretor Robby Starbuck, que foi lançado em 18 de novembro de 2008. A voz de Jon Mess "foi sincronizado por Will Swan no vídeo da música.

Happiness (2009)[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2009, a banda entrou em estúdio para gravar o seu terceiro álbum de estúdio mais uma vez com o produtor Kris Crummett. O álbum resultante, Happiness, foi lançado em 9 de junho de 2009. O baixista Jason Ellis aparece no Hapiness, mas deixou a banda antes de seu lançamento. Ele foi substituído por Tim Feerick. O álbum marcou uma leve mudança no som da banda, o álbum traz muito menos vocais gritados do que o álbum auto-intitulado, e é mais na veia do rock experimental do que o tradicional post-hardcore. Um vídeo da música "Tree Village" foi liberada logo após o álbum ser lançado. A banda embarcou em turnê com Emarosa, Closure in Moscow, Scary Kids Scaring Kids, e outros bandas em apoio ao álbum.

Downtown Battle Mountain II (2010–2012)[editar | editar código-fonte]

Em 10 de fevereiro de 2010, o guitarrista Zachary Garren foi expulso do Dance Dance Gavin devido a conflitos pessoais com Will Swan.[5] Garren passou a formar uma nova banda, Strawberry Girls, com o baterista Ben Rosett. Dance Gavin Dance participou do festival Soundwave como apenas quatro membros, com Swan tocando ambas as partes de guitarra e Kurt Travis tocando teclados. Pouco depois Garren foi substituído por Dan Snook. Seu primeiro show foi em 12 de março de 2010 na cidade natal de Dance Gavin Dance no The Boardwalk. Vários meses depois, no entanto, Snook e o baixista Tim Feerick deixarão o Dance Gavin Dance.

Depois de vários meses surgirão rumores de a banda acabar, Jon Mess e Eric Lodge oficialmente voltarão à banda em meados de 2010.[6] Josh Benton, ex-guitarrista e companheiro da banda de Kurt Travis No Not Constant, assumiu as funções de guitarra. Em agosto a Alternative Press lançou um artigo dizendo que o vocalista Kurt Travis e Dance Gavin Dance tinha oficialmente se separado e que Jonny Craig voltaria à banda. Supunhou-se que Jonny iria gerir os vocais para ambas as bandas Dance Gavin Dance e Emarosa, até que ele foi expulso da Emarosa no início de 2011.[7] O ex-guitarrista Sean O'Sullivan voltou à banda para vários shows para o final de 2010, o retorno da formação do Downtown Battle Mountain. Em setembro o Dance Gavin Dance postou em seu Twitter que vai gravar o seu novo álbum Downtown Battle Mountain II no final do ano. Pouco depois sua página oficial no MySpace foi atualizada, informando 'Downtown Battle Mountain Pt. II vindo em abril de 2011". Em 24 de janeiro de 2011, o primeiro single do Downtown Battle Mountain II foi lançado, intitulado "Heat Seeking Ghost of Sex.".[8] Mais tarde, na mesma semana, Alternative Press lançou uma segunda faixa, "The Robot With Human Hair Part 2 1/2."[9]

Em 16 de janeiro de 2011, Jonny Craig twittou: "Quero pedir desculpas a todos, mas eu vou entrar em hiato por muito muito tempo. Todos os meus shows e CD serão cancelados. Obrigado e boa noite", posteriormente esclarecendo que "vai estar pulando fora dos shoed com DGD e Emarosa ". O ex-vocalista do Tides of Man entrou no lugar de Craig na Primavera de 2011 na turnê com Emarosa, Chiodos, enquanto todos os shows do dança Gavin Dance saíram conforme o planejado.

Em março de 2011, a banda começou sua turnê pelos Estados Unidos com Iwrestledabearonce, In Fear And Faith, e Just Like Vinyl, seguido por uma pequena turnê europeia, culminando em dois shows em Londres tocando o Downtown Battle Mountain na primeira noite e o Downtown Battle Mountain II na segunda noite. A banda também foi confirmada para participar da Vans Warped Tour de 2011. Em abril de 2011 em entrevista com Mind Equals Blown, o baterista Matt Mingus afirmou que a banda planeja lançar um novo álbum com a formação atual, reunificada.[10]

Em 19 de outubro de 2011, Dance Gavin Dance anunciou que eles estavam entrando em hiato. Este anúncio veio logo após o cancelamento de sua turnê com I Set My Friends On Fire e A Lot Like Birds. O guitarrista Will Swan depois atribuiu o cancelamento e posterior do hiato da banda para questões não especificadas com Jonny Craig. Apesar do anúncio de hiato, em 23 de dezembro de 2011, a banda anunciou que iria embarcar em uma pequena turnê com A Lot Like Birds e Lead Hands em fevereiro de 2012 com Kurt Travis (da A Lot Like Birds) e Matt Geise (do Lower Definition) fazendo vocais para a banda. É a primeira vez que a banda vai tocar músicas de todos os seus álbuns em uma único show.

Saída de Jonny, e Chegada e Tilian (2012-atualmente)[editar | editar código-fonte]

Em 20 de agosto de 2012, Jonny Craig anunciou sua saída da banda.[11]

Em 21 de agosto de 2012, Dance Gavin Dance anunciou a partida de Craig via Facebook dizendo: "Quando Jonny voltou ao DGD, que estavam prestes a chamá-la. Cansado de turnês e estar longe de casa por 8 meses do ano, queríamos agitar as coisas. Nós pensamos que seria divertido fazer uma sequela dbm com Jonny e sair sobre isso. Gravamos dbm2 e senti que seria um desserviço aos nossos fãs para não deixá-los ouvir o novo álbum ao vivo. Nós fizemos uma turnê e sentimos rejuvenescido, mas Jonny não estava em um bom lugar. Depois de tentar convencê-lo para obter ajuda sobre a Warped Tour, que cancelou uma atração principal em Novembro/Dezembro de 2011 e disse a ele que não faria uma turnê até que ele procurasse a ajuda real para o seu vício. Temos o nosso bom amigo Matt Geise para o preenchimento de um curto prazo que fizemos no início deste ano, enquanto Jonny estava na reabilitação. Ele foi liberado e queria estar na estrada imediatamente. Nós não tinhamos certeza de como as coisas vão, só reservei uma pequena parte da turnê The All Stars para ver se Jonny ainda poderia funcionar como o nosso vocalista. Depois de uma semana e meia as coisas não estavam indo bem. Tudo veio à cabeça quando Jonny foi publicamente repreendido pelo dono da Sumerian Records por múltiplas ofensas. Foi então que percebemos que nosso tempo com Jonny tinha tinha chegado ao fim. Desejamos Jonny o melhor em seus futuros empreendimentos, mas ele não será mais uma parte da DGD. Nós, entretanto, vamos continuar a escrever música porque é o que nós amamos fazer".[12]

O baterista Matt Mingus confirmou em seu Facebook que o substituo de Craig será Tilian Pearson, ex-vocalista do Tides of Man. A banda vai embarcar com sua nova formação na turnê "Rock Yourself To Sleep" em novembro.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Aparições álbum[editar | editar código-fonte]

Membro Álbum
Whatever I Say Is Royal Ocean Downtown Battle Mountain Dance Gavin Dance Happiness Downtown Battle Mountain II
Jonny Craig (vocal limpo) Y Y Y
Jon Mess (vocal gutural) Y Y Y Y
Will Swan
(guitarras, vocal gutural, raps)
Y Y Y Y Y
Sean O'Sullivan (guitarra) Y Y
Eric Lodge (baixo) Y Y Y Y
Matt Mingus (bateria) Y Y Y Y Y
Kurt Travis (vocal limpo) Y Y
Zachary Garren (guitarra) Y Y
Jason Ellis (baixo) Y

Discografia[editar | editar código-fonte]

Discografia de Dance Gavin Dance
Lançamentos
Álbuns de estúdio 4
Álbuns ao vivo 1
Extended plays (EP) 1
Singles 3
Álbuns de estúdio
EP
  • Whatever I Say Is Royal Ocean (2006)
Álbuns ao vivo

Videografia[editar | editar código-fonte]

  • "Me and Zoloft Get Along Just Fine" (2008)
  • "Tree Village" (2009)
  • "Heat Seeking Ghost of Sex" (2012)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências