Dancouga – Super Beast Machine God

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dancouga – Super Beast Machine God
超獣機神ダンクーガ
(Chōjū Kishin Dankūga)
Gênero Mecha
Anime
Direção Seiji Okuda
Estúdio Ashi Productions
Exibição original 4 de abril de 1985 – 17 de dezembro de 1985
Emissoras de TV Japão TBS
Filipinas ABS-CBN
Nº de episódios 38
OVA
Requiem for Victims
Direção Seiji Okuda
Estúdio Ashi Productions
Nº de episódios 1
OVA
Jūsenkitai Songs
Estúdio Ashi Productions
Nº de episódios 1
OVA
God Bless Dancouga
Estúdio Ashi Productions
Nº de episódios 1
OVA
Blazing Epilogue
Estúdio Ashi Productions
Nº de episódios 4
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Dancouga - Super Beast Machine God (超獣機神ダンクーガ, Chōjū Kishin Dankūga?) é uma série anime Super Robô para a televisão. (O nome em inglês escolhido pelas empresas japonesas é "God Bless The Machine Dancougar", o lançamento nos Estados Unidos usa o título na tradução literal). A série teve 38 episódios que foram transmitidos de 4 de abril a 17 de dezembro de 1985 e foi produzida pela Ashi Productions (também conhecida por seu trabalho na série Dorvack). Depois que a série de TV terminou, um número de OVAs foi criado. O Jūsenkitai Songs apresentou videoclipes dos vários temas e inseriu canções da série nas filmagens da série de TV. O OVA de 1986, Requiem for Victims apresentou um resumo da série televisiva e uma conclusão recém animada para a história. Além disso, houve uma sequência OVA em 1987 (muitas vezes considerada erroneamente um filme pelos fãs norte-americanos, porque era animada em widescreen) God Bless Dancouga. Em 1989, as quatro partes da série OVA Blazing Epilogue apresentou uma nova sequência.

Uma série chamada Jūsō Kikō Dancouga Nova (dirigida pelo projetista do mecha original do Dancouga, Masami Obari) começou a ser exibida no Japão em março de 2007. Porém, apenas o nome e o design mecânico parecem ter relação com a série, a trama global aparenta não ter conexão direta com o original e para os fãs, ela assemelha-se mais a uma terceira temporada de Gravion de Obari, do que um sucessor para o seu xará.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A série é sobre uma equipe de quatro soldados: Shinobu Fujiwara, Sara Yuki, Masato Shikibu e Ryo Shiba. Eles pilotam o mecha Dancouga e lutam para libertar a Terra de invasores alienígenas conhecidos como o Império Muge Zorbados.

Dancouga é um exemplo de Super Robô do tipo robô combinado. Contudo, ao contrário do formato mais tradicional onde "as máquinas componentes lutam contra o monstro da semana antes de se juntarem e facilmente despacharem o monstro", o Dancouga não combina suas partes até a metade da série. Isto significa que, ao contrário do anteriormente mencionado tipo de robô combinado, onde os componentes eram geralmente de pouca utilidade, as Cyber Beast Machines eram todas capazes de lutar eficazmente contra seus inimigos. Os componentes principais do mecha Cyber Beast eram capazes de acompanhar a emulação da evolução. O mecha começava com quatro veículos que podiam transformar-se de animais (águia, puma, ligre e mamute, respectivamente) em robôs humanóides e, finalmente, combinando-se para formar o Dancouga.

Muitos dos elementos da história Dancouga giram em torno de religião (principalmente do cristianismo, embora a série também se baseie fortemente na filosofia taoísta), de harmonia e de música. O tema dos "deuses" está fortemente presente na maioria dos episódios.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Terráqueos[editar | editar código-fonte]

  • Shinobu Fujiwara (藤原忍?): Kazuki Yao: Shinobu nasceu nas regiões montanhosas do Japão. Shinobu era um cadete da Academia Militar Espacial Australiana antes da invasão das forças do Império Muge. Depois que a escola foi fechada devido à destruição, foi transferido para a unidade especial de veículos blindados do Extremo Oriente, a tropa Bestial Fighter ou Jyusenki Tai (conhecida na versão inglesa como Cyber Beast Force). Seu passatempo é a asa-delta. Shinobu é um piloto extremamente talentoso, mas seu temperamento explosivo e seu excesso de confiança tendem a colocá-lo em situações difíceis. Entretanto, é um personagem simples. "Yatte yaru ze!" (Vamos fazer!) é o seu slogan, e o da série. Seu grupo sanguíneo é A.
  • Sara Yuki (結城沙羅?): Yuriko Yamamoto: Sara Yuki vem da península de Izu. Ela foi designada para a unidade especial de veículos blindados do Extremo Oriente alguns dias após Shinobu devido a várias circunstâncias. Durante seus dias na Academia Militar Australiana, apaixonou-se por seu comandante Shapiro Keats, antes dele desertar para o Corpo Zorbados. Desde então, tem alternado sentimentos amor e ódio por Shapiro. Sara, como uma ruiva típica, é conhecida por seu temperamento explosivo e gosta de natação e música. Seu grupo sanguíneo é AB.
  • Masato Shikibu (式部雅人?): Shigeru Nakahara: Masato nasceu no distrito de Iwate. O pai de Masato era o presidente de uma fábrica de armas, e sua família é bastante rica. Indo contra os desejos de seu pai, Masato entrou para a academia (sexta equipe de novatos). É o integrante mais jovem da Jyusenki Tai. Um rapaz ativo, embora um pouco imaturo, sua força emocional compensa a falta de experiência em combate. Mais tarde, o pai de Masato é morto em um combate envolvendo um sobrevivente de Muge, em "God Bless Dancouga". Masato também é o melhor amigo de Laura Sullivan, e de seu cão Becky. Seu grupo sanguíneo é B.
  • Ryo Shiba (司馬亮?): Kaneto Shiozawa: depois de se formar na Academia Militar, decidiu dedicar-se à prática das artes marciais do Kenpō. Quando a Jyusenki Tai foi formada, o general Ross Igor pediu-lhe para se juntar à força, ele juntou-se aos seus companheiros, em Kansas City, após uma grande batalha. Criado como um órfão, Ryo é um homem quieto, que prática a espiritualidade de acordo com a filosofia do Kenpō chinês. Seu grupo sanguíneo é O.
  • Shapiro Keats (シャピロ・キーツ?): Norio Wakamoto: Shapiro era o ex-comandante da Academia Militar Australiana, antes de desertar para as forças do Império Muge Zorbados. Teimoso e inteligente, Shapiro é obcecado por tornar-se o governante do universo e tem delírios de divindade. Diferentemente da maioria dos vilões do anime, é extremamente competente, e está realmente disposto a derrotar a Jyusenki Tai, explorando seus conhecimentos táticos da Terra e da condição humana. Sua maior fraqueza é a sua própria arrogância, que acabou por afastá-lo de seus próprios aliados e levá-lo à derrota. É baleado por Sara na série. Na série Super Robot Wars, Shapiro, muitas vezes faz a sua última aparição pilotando um robô.
  • Laura Sullivan (ローラ・サリバン?): Rie Fujiwara: Laura é uma cidadã americana de Sacramento, Califórnia. Sua mãe foi morta durante um ataque das forças de Muge. É encontrada por Sara e logo é "adotada" pela Jyusenki Tai. Laura teve uma vez um encontro com Shapiro, que ensinou-lhe uma canção que ele compôs. Nunca é vista sem seu constante companheiro, um cachorrinho chamado Becky.
  • Ross Igor (ロス・イゴール?): Masaru Ikeda: originário da Rússia, Ross Igor é o comandante da Jyusenki Tai. A princípio, parece ser duro e firme em seus métodos, mas é que seu plano é ganhar tempo para que as forças terrestres se recomponham e planejar um ataque direto aos alienígenas e à sua terra natal. Ele morre no episódio 29 "General Attack Pt II" tentando salvar a vida de Laura.
  • Professor Kotaru Hazuki (葉月孝太郎?): Hiroya Ishimaru: Professor Hazuki é o gênio residente da Jyusenki Tai. Sua maior realização é a concepção e construção dos quatro mechas que formam o Super Robô Dancouga.
  • Alan Igor (アラン・イゴール?): Hideyuki Tanaka: Alan é filho do general Ross Igor. No começo, é visto mais como um incômodo do que uma ajuda pela Jyusenki Tai. Mais tarde, porém, eles a contragosto aceitam sua ajuda. Também é conhecido como o "Cavaleiro Negro". Alan opõe-se às opiniões de seu pai e dá início ao seu próprio corpo de elite, que acredita que a batalha deve ser realizada no espaço para combater os alienígenas em seu próprio território. Alan morre no episódio 35, intitulado "Moon is Hell". Mais tarde, em "God Bless Dancouga" suas tropas formam uma gangue de rebeldes conhecidos como os "Bandidos", liderada por sua noiva; Laina, e seu segundo tenente Francis.

Império Muge[editar | editar código-fonte]

  • Imperador Muge Zorbados (ムゲ・ゾルバドス?): Shusei Nakamura: Muge Zorbados não é só o imperador, mas é também o nome da raça alienígena que ele governa. É apenas no último episódio que o imperador luta pessoalmente contra a Jyusenki Tai. Seu poder é tão grande, que quando desafia Dancouga na região do "Espaço Vermelho" (uma dimensão alternativa onde o imperador pode controlar pela vontade), ele quase consegue destruí-lo com pouco esforço. É preciso combinar determinação e vontade de toda a equipe Dancouga para dar o golpe que finalmente o derrota. No começo, a sua aparência lembra a de um leão, mas no último episódio é revelado que ele usa uma máscara.
  • Death Gaia (デスガイヤー?): Yūsaku Yara: o general Death Gaia é o primeiro líder da ocupação a invadir a Terra, e sua primeira campanha é um total sucesso. No entanto, com o passar do tempo, seu domínio em território da Terra começa a perder força, uma vez que ele menospreza a vontade da população humana, bem como o potencial da Jyusenki Tai. Seu único talento é a força bruta e sofre de arrogância e de insubordinação. Pilota o Deathgrome, que serve como sua máquina pessoal e depois o Zangaioh em Requiem for Victims.
  • Gildorome (ギルドローム?): Masaharu Satō: o general Gildorome é o segundo general do Corpo Zorbados. Sua especialidade é psiônica e controle da mente. Após a derrota de Death Gaia por Dancouga, ele assume o comando. É uma pessoa orgulhosa e se opõe veementemente à ideia de Shapiro ser um dos comandantes do imperador.
  • Helmut (ヘルマット?): Issei Futamata: Helmut é o terceiro e mais sanguinário de todos os generais do comando de ocupação da Terra. Embora suas ações sejam diretas, são bem planejadas. Seu ponto fraco é a sua impaciência. Apesar de calmo e frio, quando as coisas estão saindo de seu controle, começa perder a racionalidade. Morre na superfície lunar em um ataque kamikaze iniciado por Alan Igor.
  • Luna Rossa (ルーナ・ロッサ?): Saeko Shimazu: Luna atua como uma ligação especialmente designada para o comando de Shapiro depois dele desertar para a Muge. No início, ela começa a ter sentimentos de amor por Shapiro, mas como ele se torna cada vez mais cruel, ela percebe que seu amor não é correspondido. Acaba por traí-lo, com relação à base de apoio em Marte. Morre ao tentar voltar à sua terra natal, quando a onda sonora do Dancouga passa por seu navio e o desintegra.

Mecânica[editar | editar código-fonte]

Cada uma das máquinas utilizadas na formação do Dancouga é capaz de transformar-se em veículo, animal e formas humanóides, bem como combinando-se para formar o Dancougar.

Eagle Fighter[editar | editar código-fonte]

Pilotado por Shinobu Fujiwara. Modificado pelo Professor Hazuki a partir do caça de Shinobu, um modelo básico utilizado pela base militar espacial australiana. Quando o caça está no "modo aberto", uma poderosa barreira é formada, tornando-o protegido do fogo inimigo. Este modo é colocado em funcionamento utilizando o "Sistema Agressivo", ativado automaticamente quando o piloto atinge um certo nível de raiva. O Eagle Fighter forma a cabeça do Dancouga.

Dados:

Modo de caça: comprimento total: 6,9 m

Peso total: 2,6t.

Velocidade de voo: Mach 1.65

Modo humanóide: comprimento total: 6,7 m

Armamento: Vários mísseis e canhões gatling; Sistema Agressivo

Land Cougar[editar | editar código-fonte]

Um carro de combate especial projetado exclusivamente para uso de Sara Yuki, e pilotado por ela. Quando transformado em modo Cougar, o mecha tem uma capacidade de locomoção que lhe dá a vantagem de cobrir grandes distâncias em um curto espaço de tempo. O Land Cougar forma o pé esquerdo do Dancouga.

Dados:

Modo carro de combate: comprimento total: 8,3 m

Peso total: 21,3t

Velocidade máxima: 118 km/h

Comprimento Cougar: 10,2 m

Modo humanóide: altura: 10,1 m

Armamento: Burst Gun x1; Anti-Aircraft Beam Rapid Firing Gun x1; Sistema Agressivo

Land Liger[editar | editar código-fonte]

Pilotado por Masato Shikibu. Similar na operação de movimentos ao do Land Cougar, embora com armamento diferente. Quando transformado no modo Liger, o mecha tem uma capacidade de locomoção semelhante ao do Land Cougar. O Land Liger forma o pé direito do Dancouga.

Dados:

Modo carro de combate: comprimento total: 9,75 m

Peso total: 24,2t

Velocidade máxima: 105 km/h

Comprimento Liger: 10,2 m

Modo humanóide: altura: 10,3 m

Armamento: Blaster Gun x1; 150 mm Cannon x2; Anti-Aircraft Beam Rapid Firing Gun x2; Sistema Agressivo

Big Moth[editar | editar código-fonte]

Pilotado por Ryo Shiba. O nome da máquina deriva das palavras "grande" e "mamute". Essencialmente um carro de combate fortemente armado com a capacidade de se transformar em um gigantesco mamute. O Big Moth forma o corpo principal do Dancouga.

Dados:

Modo carro de combate: comprimento total: 13,5 m

Peso total: 60t

Velocidade máxima: 82 km/h

Comprimento Mammoth: 16,25 m

Modo humanóide: altura: 18,6 m

Armamento: vários mísseis e canhões pesados; Sistema Agressivo

Dancouga[editar | editar código-fonte]

(断空我)

A forma combinada dos quatro veículos Jyusenki Tai. Deriva sua força da energia espiritual de todos os pilotos dos veículos em uníssono, tornando-se maior que a soma de suas partes. Na verdade, é capaz de destruir, com um movimento simples de seu braço, ondas inteiras de ataque inimigo.

É formado automaticamente, quando a senha de ativação "D-A-N-C-O-U-G-A" é inserida no computador do Eagle Fighter, combinado com o nível adequado de agressão que permite com que a ativação ocorra. Quando Dancouga é formado, a viseira do capacete de Shinobu fica dourada, e uma voz anuncia "livrar-se do animal e do homem! Agora, tornar-se um deus!"

Na série de videogame Super Robot Wars, Dancouga pode ainda combinar com o Black Wing para formar o extremamente poderoso Final Dancouga. Sua senha de ativação desta vez é simplesmente "F-I-N-A-L", após Dancouga já ter sido montado e Black Wing estar próximo.

Dados:

Comprimento: 34,6 m

Peso: 114 t

Armamento: Pulse Laser Gun x4 (montado no peito); Beam Launcher x2 (montado nas costas); Pulse Laser rifle (DaiGun); Espada (DankuKen 「断空剣」, montada no lado direito do quadril); Huge Beam Cannon (DankuHo 「断空砲」, montado nas costas).

Outros armamentos:

  • (Ataques físicos): Dancouga tem imensa força física, e regularmente destruiu as tropas mais fracas do inimigo na série original com apenas alguns socos e tapas. Para ataques mais concentrados, porém, Shinobu passa o controle de Dancougar para Ryo, que utiliza de seus conhecimentos em artes marciais para obter mais vantagens.
  • Formação DankuHo「断空砲フォーメーション」: Dancougar atira seus quatro Pulse Lasers, os Beam Launchers e Huge Beam Cannon (DankuHo) simultaneamente.
  • DankuKogaKen「断空光牙剣」: Dancouga ergue a espada DankuKen sobre sua cabeça; sob a ordem do Professor Hazuki, Gandor Ho sai da boca de Gandor. Este feixe de raios atinge Dancouga, energizando o Danku Ken para criar uma imensa coluna de energia emitida da lâmina. Esta "lâmina de energia" pode partir o inimigo em dois, mesmo a grandes distâncias.
  • Final DankuHo 「ファイナル断空砲」: o ataque é visto em Super Robot Taisen Alpha 3. Quando o Final Dancouga é formado, a Asa Negra abre-se, a energia agressiva de todos os cinco pilotos acumulada no DankuHo expele um enorme feixe de energia que faz com que o inimigo quase desapareça dentro dele.
  • Final DankuKogaKen 「ファイナル断空光牙剣」: o ataque é visto em Super Robot Taisen Alpha 3 , Super Robot Taisen XO e Super Robot Taisen J. Uma versão muito mais poderosa da DankuKogaKen que utiliza o Final Dancouga, embora a aparência externa da técnica seja visivelmente idêntica. Alan ordena para que Shinobu use a DankuKen quando este ataque é necessário.

Unidade Booster[editar | editar código-fonte]

O último elemento que dá a Dancouga capacidade de voo. É substituído por propulssores em formato de asas em God Bless OVA.

Dados:

Equipamento: Mega Booster flight pack

Armamento: Long-range Pulse Cannon x2

Asa Negra[editar | editar código-fonte]

Desenvolvida pelo filho de Ross Igor, Alan, e pilotada por ele. Como o mecha de Jyusenki Tai, a Asa Negra transforma-se nos modos caça e humanóide. Uma característica que este mecanismo não tem, no entanto, é o Sistema Agressivo, já que não foi desenvolvido pelo professor Hazuki. O comprimento total é ligeiramente mais longo do que o da Eagle. Destruída perto do fim da série original. Na série Super Robot Wars, pode ainda combinar com Dancouga, prendendo-se a suas costas para formar o extremamente poderoso Final Dancouga.

Dados:

Armamento: Vulcan cannon x2 (montado na frente); vários tipos de mísseis

Gandor[editar | editar código-fonte]

Uma enorme nave espacial cinza construída e comandada pelo Professor Hazuki. Pode disparar um poderoso canhão de energia de sua "boca" (Gandor Hō 「ガンドール砲」). Tansforma-se em um enorme dragão alado e serve como uma nova base de operações para a Jyusenki Tai depois que seu centro original de operações é destruído.

Dados:

Comprimento total: 1.4 km

Altura total: 600 m

Armamento: Long-range Hyper Beam Cannon x2; Pulse Laser x26; Vulcan Cannon x2

Velocidade: 20 km/s

Ligações externas[editar | editar código-fonte]