Dangaioh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dangaioh
破邪大星ダンガイオー
(Haja Taisei Dangaiō)
Gênero Aventura, mecha, ficção científica
OVA
Direção Toshiki Hirano
Estúdio AIC
Nº de episódios 3
Duração 25 de julho de 1989
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Dangaioh - Hyper Combat Unit (破邪大星ダンガイオー or 破邪大星弾劾凰, Haja Taisei Dangaiō?) é uma série de anime OVA produzida pelos estúdios AIC e lançada no Japão em 1987. Dangaioh traz personagens desenhados pelo criador Toshiki Hirano, projetos mecânicos de Shoji Kawamori, direção de animação, por Masami Obari, e animação por Hideaki Anno.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Reunidos pelo misterioso Dr. Tarsan, quatro poderosos guerreiros psíquicos, Mia Alice, Lamba Nom, Rol Kran e Pai Thunder podem unir quatro aviões poderosos para formar Dangaioh, a arma mais poderosa do universo. Usando sua força psiônica combinada, a equipe Dangaioh sozinha pode acabar com a tirania sangrenta do Capitão Garimoth e Gil-Berg.

A equipe espera que sua onda psicogênica será forte o suficiente para destruir o diabólico capanga de Garimoth, o notório Gil-Berg, que jurou pela retirada de seu olho direito, destruir totalmente a equipe Dangaioh. Além da ameaça de Gil-Berg, a equipe Dangaioh também deve evitar as artimanhas de Garimoth, que encontra fraquezas em seus passados.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Mia Alice
  • Vozes por: Mayumi Sho (em japonês); Anne Marie Zola (em inglês)
18 anos de idade Mia Alice é uma residente do planeta Terra e era originalmente uma menina relativamente normal de Tóquio. Tem a capacidade única de gastar grandes quantidades de energia cinética à distância, o que lhe permite voar, criar escudos psíquicos, etc. Sequestrada pelo Dr. Tarsan devido ao seu talento, a doce e sensível Mia é uma das mais relutantes em usar seus poderes, já que ela pode lembrar um pouco de suas origens e quer apenas ter sua vida de volta. Inicialmente, Mia parece não ter controle sobre sua telecinese, mas ela se manifesta em momentos de necessidade. Quando isso acontece, Mia torna-se a mais poderosa entre seus companheiros de equipe, bem como uma líder não oficial e a consciência do grupo.
Rol Kran
  • Vozes por: Akira Kamiya (em japonês); Edward Glen (em inglês)
Quando não está em batalha, Rol de 20 anos de idade, apresenta uma natureza tímida e raramente fala. Somente quando pilota Dangaioh tornar-se agressivo e competente. O poder de Rol permite-lhe gerar grandes quantidades de energia psíquica que o faz correr, ganhando super velocidade, resistência e uma quase invulnerabilidade permitindo-lhe. mesmo se o mecha falhar, mover-se livremente por si mesmo, enquanto tiver espaço. Já foi líder de um movimento de guerrilha em seu planeta natal, mas foi traído e vendido ao Dr. Tarsan.
Pai Thunder
  • Vozes por: Naoko Matsui (em japonês); Alice Barryt (em inglês)
22 anos de idade, Pai é a filha do pirata Banker, o Capitão Garimoth, que não quis salvá-la de ser entregue a Tarsan, pois desejava que ela fosse modificada e torne-se ainda mais poderosa do que já era. Seus poderes encontram-se em sua grande força física. É também a mais rebelde, e se ressente de uma autoridade mais forte. Isso faz com que rejeite os planos que Garimoth tem para ela. Depois de tentar ganhar a aprovação de seu pai e ser terrivelmente rejeitada por ele, Pai uni-se totalmente a Mia, Rol, e Lamba.
Lamba Nom
  • Vozes por: Maya Okamoto (em japonês); Julia Brahms (em inglês)
14 anos de idade, Lamba era uma ex-princesa em seu planeta natal, levada depois que foi invadido por forças de Garimoth. É a mais nova integrante da equipe de Dangaioh, sua especialidade é a capacidade de controlar explosões letais de feixes de energia concentrada de seu dedo indicador. É insegura e infantil, devido à vida protegida que tinha nos seus tempos de realeza.
Dr. Tarsan
  • Vozes por: Takeshi Aono (em japonês); David Collins (em inglês)
O gênio por trás do projeto Dangaioh, Tarsan inicialmente tinha a intenção de vender para Garimoth, Mia e seus amigos como armas vivas. Após o incidente com Pai e Rol, decide vingar-se de Garimoth e juntar os quatro jovens, proporcionando-lhes apoio técnico. As crianças Dangaioh consideram-no um mentor, mas são intimidadas por ele quando menciona que poderia vendê-los a outros compradores potenciais caso não cumpram suas normas.
Gil Berg
  • Vozes por: Shigeru Chiba (em japonês); Robert Glenister (em inglês)
Gil começa como ajudante de Tarsan, mas é dispensado após a criação da equipe Dangaioh. Sentindo-se traído pelas promessas quebradas por Tarsan, Gil rejeita o último de sua humanidade e se junta-se ao clã de Banker para vingar-se de Tarsan e Dangaioh.
Garimoth
  • Vozes por: Kenichi Ogata (em japonês); Sean Barret (em inglês)
O mais poderoso e temido pirata espacial e dono da Bunker, contratou Tarsan para a criação de armas vivas como a equipe Dangaioh, mesmo enganando sua filha Barius para aderir ao projeto, fazendo-a acreditar que era apenas para agradá-lo.
Deela
  • Vozes por: Mitsuko Horie (em japonês); Toni Barry (em inglês)
Shazara
  • Vozes por: Masako Katsuki (em japonês); Jocelyn Cunningham (em inglês)
Uma mulher que procura vingar-se de Lamba.

Notas de produção[editar | editar código-fonte]

VHS japoneses
  • Hajataisei Dangaio (Dangaio, Giant Star Warrior) lançado em 1987.
  • Hajataisei Dangaio 2 Namida no Spiral Knuckle (Dangaio, The Tear's Spiral Knuckle) lançado em 1988.
  • Hajataisei Dangaio Dai-Ichiwa Kanketsuhen Fukushuki Gil Berg (Dangaio 3, Final of Part 1, Gil Berg's Demonic Revenge) lançado em 1989.
Cds de música
  • Cross Fight! (Heart of Honesty) por Horie Mitsuko e Ichiro Mizuki. EP, CD da canção tema de abertura. (CH-134). Lançado pela Nihon koromupia.
  • Cheap Thrills por Nakai Hidemi, segunda canção do tema de abertura.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

O episódio 1 de Dangaioh foi lançado pela primeira vez na América do Norte legendado em formato VHS pela U.S. Renditions em 1990 como Dangaio. Ficou muito conhecido por um erro de legendagem no final do episódio. Os ataques finais de Dangaioh, "Psychic Wave" e "Psychic Sword" estavam grafadas como "Side-kick Wave" e "Side-kick Sword". Os episódios 2 e 3 foram lançados em 1992 com uma equipe de tradução diferente por trás da produção de legendagem.

Após o fechamento da U.S. Renditions em meados da década de 1990, a Manga Entertainment relançou Dangaioh em 1996 como Dangaioh: Hyper Combat Unit, que foi uma dublagem inglesa, compilação dos episódios 2 e 3. Por razões desconhecidas, o episódio 1 foi omitido nesta versão. Esta versão foi lançada em DVD em 2003.

Dangaioh TV[editar | editar código-fonte]

Uma nova série de 13 episódios, Haja Kyosei G Dangaioh (破邪巨星Gダンガイオー Haja Kyosei Gureito Dangaiō), foi ao ar de 5 de abril de 2001 a 5 de julho de 2001 no canal japonês de TV a cabo TV Asahi, com resenhas extremamente pobres. Uma das razões para as críticas é porque, infelizmente, a qualidade caiu significativamente em comparação com a série original, devido à equipe inicial, não ter contribuído para a criação dos personagens e do mecha. A série de TV foi criada e dirigida por Toshiki Hirano, e produzida pela AIC. A esposa de Hirano, Narumi Kakinouchi, foi a diretora de animação para os episódios 1 e 3. Está licenciada como Great Dangaioh e, é uma história completamente diferente.

Videogames[editar | editar código-fonte]

Os personagens, mecha, e os elementos do enredo de Dangaioh aparecem nos jogos Super Robot Wars da Banpresto. Eles inicialmente faziam parte do Super Robot Wars Compact 2 (Partes 1, 2, e 3) para o sistema de jogos WonderSwan, e mais tarde em seu PlayStation 2 remake, Super Robot Wars Impact, bem como no jogo do Nintendo DS, Super Robot Wars K. Impact traz a qualidade de voz do original seiyū.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]