Daniel Filho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Daniel Filho (desambiguação).
Daniel Filho
Nome completo João Carlos Daniel
Nascimento 30 de setembro de 1937 (86 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Ocupação Ator, diretor, produtor e cineasta
Atividade 1955-presente

João Carlos Daniel (Rio de Janeiro, 30 de setembro de 1937), mais conhecido como Daniel Filho, é um ator, cineasta, diretor de televisão, produtor de cinema e de TV brasileiro.

Biografia

Filho único do ator e cantor catalão Joan Daniel Ferrer e da atriz argentina María Irma López (conhecida como Mary Daniel), é de família circense. Nasceu e cresceu no meio artístico e teve contato com grandes nomes do espetáculo brasileiro desde tenra idade. Como ator, chamou a atenção no início de sua carreira contracenando com Jece Valadão em dois dos mais conhecidos filmes brasileiros da década de 60: Os Cafajestes (1962) e Boca de Ouro (1963).

Trabalhou anos na Rede Globo como ator e diretor. Quando Boni foi para a Globo, Daniel Filho foi contratado como diretor de A Rainha Louca, de Gloria Magadan. Dirigia simultaneamente duas novelas, uma com o nome trocado, para não parecer que o cast da Globo era fraco. Foi ele quem levou para a Globo, Janete Clair. Daniel dirigiu simultaneamente Rosa Rebelde e A cabana do Pai Thomás. Fez Irmãos Coragem, dirigiu O primeiro baile, e inúmeras outras como: “Pecado Capital”, “O Astro”, “Dancing Days”. Foi ele também quem criou as “Séries brasileiras”, como: Malu Mulher, Plantão de Polícia, Carga Pesada, Confissões de Adolescente, A Justiceira, Mulher. Todas séries de imenso sucesso, sem contar: “Grandes Sertões Veredas” que ele dirigiu ao lado de Walter Avancini Daniel também é o criador de A Grande Família.

Entre seus projetos recentes de cinema merecem destaque os filmes A Partilha, Se Eu Fosse Você e Se Eu Fosse Você 2, maior bilheteria do Cinema de Retomada e Chico Xavier. Para a televisão criou recentemente as séries As Cariocas e As Brasileiras.

Foi casado com Dorinha Duval, com quem tem uma filha, a também atriz Carla Daniel; com Betty Faria, com quem teve João de Faria Daniel e com Márcia Couto. Em 2009 casou-se com a cantora Olivia Byington, com quem vive e trabalha atualmente.

Carreira

Cinema

Como dublador
Como ator


Como diretor
Como supervisor artístico
Como produtor

Televisão

Como ator
Como diretor
Como produtor
Como supervisor de direção

Referências

  1. Patrícia Kogut (01 de setembro de 2014). «Daniel Filho grava participação em 'A grande família'». O Globo. Consultado em 01 de setembro de 2014  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  2. Keila Jimenez (8 de junho de 2010). «Sônia Braga e Daniel Filho voltam à Globo». AdNews. Consultado em 8 de junho de 2010 
  3. «Cris D'Amato e Daniel Filho revelam novo filme estrelado por Klara Castanho e Kéfera Buchmann=ExtraOGlobo». Consultado em 17 de dezembro]] de 2015 
  4. «Klara Castanho e Kéfera Buchmann começam ensaio e pré-produção do filme "É Fada", produzido por Daniel Filho e direção de Cris D'Amato=ExtraOGlobo». Consultado em 17 de dezembro]] de 2015 

Ligações externas

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Daniel Filho
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.