Daniel Sharman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Daniel Sharman
Daniel Sharman
Daniel na San Diego Comic-Con International em 2017.
Nome completo Daniel Andrew Sharman
Nascimento 25 de abril de 1986 (37 anos)
Hackney, Inglaterra
Nacionalidade britânico
Ocupação Ator e modelo
Atividade 2003–presente

Daniel Andrew Sharman (Hackney, Londres, 25 de abril de 1986[1]) é um ator britânico. Ele ficou conhecido mundialmente por interpretar o lobisomem beta "Isaac Lahey" da série de televisão "Teen Wolf" da MTV durante a 2ª temporada e a 3ª temporada, assim como suas participações especiais notórias no filme Imortais e na série de televisão The Originals da CW; outros dos seus créditos mais notáveis são nas séries "Fear the Walking Dead" (em 2017), "Medici: Masters of Florence" (entre 2018 e 2019) e em "Cursed" (em 2020).

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido e criado no bairro inglês de Hackney, localizado na cidade de Londres na Inglaterra, ele é um cidadão britânico por nascimento. Ele é filho de Julie Sharman e de Nickolas "Nick" Sharman; e tem um irmão chamado Hugh Sharman; e também dois meio-irmãos gêmeos mais novos, um menino e uma menina.

Daniel Sharman torce para o time de futebol Arsenal. Além disso, o seu jogador de futebol do Arsenal favorito é Thierry Henry. Ele já conheceu Thierry e disse que falou francês perfeitamente com ele, o que todos fizeram de conta que acreditaram

Carreira[editar | editar código-fonte]

Sharman começou a atuar quando criança, aos nove anos de idade. Ele fez uma audição para a Royal Shakespeare Company e foi selecionado entre centenas de outras crianças. "Eu adorei", comentou sobre se aventurar nas artes dramáticas. "Entre Macbeth e Henrique VI, com todas as armaduras e sangue e tudo, foi simplesmente fantástico para um menino. Foi a melhor coisa do mundo".[2] Daniel ficou na Royal Shakespeare Company por duas peças: The Park em 1995 (nove anos) e Macbeth, em 1996 (dez anos). Ele também atuou na peça The Winslow Boy, em 2002, aos dezesseis anos.

Sharman frequentou o colégio interno particular Mill Hill, onde ele era conhecido como Dan Sharman, e também a Arts Educational Schools, ambas localizadas na cidade de Londres na Inglaterra. Durante seus anos de escola, atuou na peça Kvetch, que fez parte do conhecido Edinburgh Festival Fringe.[3]

Durante três anos, de 2004 a 2007, ele estudou na famosa London Academy of Music and Dramatic Art (LAMDA), onde o Daniel Sharman obteve um diploma universitário de bacharel em artes.[4]

Em 2011, aconteceu o primeiro papel de Daniel Sharman em um filme, foi no filme independente "The Last Days of Edgar Harding", no qual ele interpretou um músico.

Em 2010, o Daniel Sharman foi escalado como "Ares", o deus grego da guerra, no filme de fantasia os Imortais, onde atua ao lado de nomes como Mickey Rourke, Kellan Lutz e Henry Cavill, entre outros; esse filme foi lançado em 2011. "Eu achei atuar no filme realmente difícil", admite de suas performances primeira tela. "Eu achei um pouco estranho e não natural. Então eu me tornei obcecado com a tentativa de acertar. Eu sou extremamente competitivo".

Entre 2015 e 2017, Daniel foi cotado para interpretar o rebelde Hardin Scott, protagonista masculino do "Filme After" (lançado em 2019), da adaptação cinematográfica da série literária dos "Livros After", e Daniel Sharman era o favorito dos fãs. Mas como o projeto levou três anos para sair do papel e teve uma troca de estúdio, os executivos do novo estúdio optaram por uma mudança nos atores do elenco do filme, e Daniel acabou ficando de fora do projeto; e o papel ficou com o ator inglês Hero Fiennes-Tiffin.

Em 2011, Daniel atuou no papel recorrente em dois episódios da série de televisão de "The Nine Lives of Chloe King", onde interpreta o "Zane", e também Daniel apareceu ao lado do ator Colton Haynes, com quem viria a trabalhar junto também em "Teen Wolf" da MTV.

Participou do filme para televisão "Starting Over", em 2007.

Entre 2012 e 2014, Sharman teve um papel recorrente como o lobisomem beta "Isaac Lahey" durante episódios da 2ª temporada e passou para o elenco regular durante a 3ª temporada da série de drama sobrenatural "Teen Wolf" da MTV; na trama é revelado que o personagem é um garoto que sofre com claustrofobia. Foi por causa da sua participação na série "Teen Wolf" que Sharman ficou bastante conhecido mundialmente e ganhou vários fãs.

Ente 2014 e 2015, atuou de forma recorrente na segunda temporada da série de televisão "The Originals" da emissora CW, onde aparece como o bruxo Kaleb Westphall, que está "controlado" pelo vampiro original Kol Mikaelson (interpretado originalmente por Nathaniel Buzolic); e acaba fazendo par romântico com uma das protagonistas: a bruxa Davina Claire (interpretada por Danielle Campbell).

Participou do curta-metragem Drone, como papel principal, que estreou em 27 de março de 2015.

Em 2018, passou a fazer parte do elenco principal da serie de televisão "Medici: Masters of Florence", interpretando Lourenço de Médici.

Em 2020, participa do elenco principal da série "Cursed", uma produção original da Netflix.

Relacionamentos[editar | editar código-fonte]

Entre fevereiro de 2012 até junho de 2013, durante as gravações da "temporada de Teen Wolf" (da MTV), Daniel namorou com a atriz estadunidense Crystal Reed. Os dois se conheceram nos bastidores das gravações da série de televisão da MTV, e namoraram sendo fotografados várias vezes juntos em passeios românticos; após o término os dois seguiram bons amigos.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema
Ano Filme Papel Notas
2011 The Last Days of Edgar Harding Harry
Funny or Die's The Sexy Dark Ages Ulric Curta-metragem
Imortais Ares
2012 The Collection Basil
2015 Drone Matt Collier Curta-metragem
2015 The Juilliard of Broken Dreams Jeffrey Curta-metragem, também co-produtor
2016 Soon You Will Be Gone Jason Curta-metragem, também co-produtor
2016 Albion: The Enchanted Stallion Lir
Televisão
Ano Título Papel Notas
2003 Judge John Deed Andy Dobbs 1 episódio
2007 Starting Over Alexander Dewhurst Filme para televisão
2009 Lewis Richard Scott/Shylock 1 episódio
2011 The Nine Lives of Chloe King Zane 2 episódios
2012-2014 Teen Wolf Isaac Lahey Elenco recorrente (Temporada 2)

Elenco principal (Temporada 3)

2013 When Calls the Heart Edward Montclair Filme para televisão
2014-2015 The Originals Kaleb Westphall como Kol Mikaelson Recorrente (Temporada 2)
2017 Mercy Street Lord Edward 2 episódios
2017-2023 Fear the Walking Dead Troy Otto Principal (Temporada 3 e 8)
2018 Medici: Masters of Florence Lourenço de Médici Principal (Temporada 2 e 3)
2020 Cursed Weeping Monk Elenco principal; original da Netflix
2023 A Town Called Malice Kelly Lord Elenco principal; original da Sky Max

Referências

  1. «Downton Abbey set to make Poppy Drayton a household name». Express.co.uk. 11 de agosto de 2013. Consultado em 14 de janeiro de 2014 
  2. «VMAN 24 BREAKOUT STARS OF WINTER: DANIEL SHARMAN». VMAN. Consultado em 14 de janeiro de 2014 
  3. «Fringe 2003 Reviews (19)». The British Theatre Guide. Consultado em 14 de janeiro de 2014 
  4. «News Archive». Mill Hill School. Consultado em 14 de janeiro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.