Daniela Luján

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Daniela Luján
Daniela Luján
Dani em Don Francisco Presenta em 2011, na Cidade do México
Informação geral
Nome completo Daniela Barríos Rodríguez
Também conhecido(a) como Danny [1]
Princesa da Cúmbia
Rainha das Telenovelas Infantis
Nascimento 5 de abril de 1988 (35 anos)
Local de nascimento Cidade do México, DF
México
Nacionalidade mexicana
Gênero(s) Pop
Ocupação(ões) 1993 (atriz) presente
1997 (cantora) presente
2002 (apresentadora) presente
Cônjuge Mario Alberto Monroy (c. 2018)
Alma mater Universidad Nacional Autónoma de México
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade 1993–presente
Gravadora(s) WEA Internacional (1999–2001)
Fonarte Latino (2008–presente)
Afiliação(ões) Anahí
Eiza González
Karol G
Paty Cantú
Paulina Goto
Sherlyn
Thalía
Página oficial Site Oficial

Daniela Barríos Rodríguez, mais conhecida como Daniela Luján, (Cidade do México, 5 de abril de 1988) é uma atriz, cantora e apresentadora mexicana. É conhecida por interpretar Gabriela "Gaby" del Valle de López na série Uma Familia de Dez, considerada a "Rainha das Telenovelas Infantis" por ter protagonizado telenovelas de éxito mundial, sendo elas: Luz Clarita e O Diário de Daniela. Obteve destaque em Sortilégio, interpretando Lisette Albarrán e De que te quiero, te quiero, interpretando Karina Montiel, projetos que marcaram sua transição e amadurecimento artistico. Em sua carreira musical, alguns críticos a denominam como Princesa da Cúmbia.

Biografia[editar | editar código-fonte]

1988—95: Primeiros anos e início da carreira[editar | editar código-fonte]

Filha de Miguel Barríos Luján e Amalia Rodríguez Gómez , desde criança já mostrava que tinha dom para atuar. Com 5 anos de idade Daniela, faz teste para participar do programa infantil do méxico Plaza Sésamo, e graças ao seu trabalho, conseguiu ser um dos destaques do programa. Em 1995, fez uma participação especial na telenovela La dueña produzida por Florinda Meza, onde Daniela interpreta Regina Villareal quando criança, no Brasil adaptada como Amor e Ódio, e posteriormente mais afamada na versão com Lucero, A Dona. No mesmo ano faz uma pequena participação no filme "Entre Pancho Villa y Una Mujer Desnuda".

1996—02: Luz Clarita, O Diário de Daniela e Corazón.com[editar | editar código-fonte]

MaPat López de Zatarain, produtora de telenovelas da Televisa, a escolhe para protagonizar a telenovela Luz Clarita, junto com o ator cubano César Évora. no Brasil, a novela foi exibida em 1999. Com o grande sucesso se lança como cantora e interpreta os temas da novela na trilha sonora "La Luz Más Clarita".

Em 1998, protagoniza o filme porto-riquenho Meu Pequeno Anjo, interpretando a menina anjo Maria e novamente emprestando a sua voz para a trilha sonora do filme, compartilhando créditos com Leticia Calderón e Carlos Bonavides. Em 1998, realizou uma pequena participação no último episódio da telenovela Gotinha de Amor, no qual interpretou Daniela, amiga da protagonista Andrea Lagunes.

Em 1999, seu trabalho seguinte foi O Diário de Daniela como a personagem principal e irmã de Anahí na história, a novela com sucesso a nível internacional e com o lançamento de um disco da trilha sonora em português. Daniela foi a primeira cantora latina a se apresentar no Radio City Music Hall em Nova York. Após conquistar a maior casa de shows dos Estados Unidos, se apresentou em Washington, D.C., Chicago, Maryland, Los Angeles, Porto Rico e Filipinas, que contou com mais de 20 mil pessoas. No mesmo ano, lança o seu primeiro disco como solista, intitulado "Por Un Mundo Mejor", com três singles "Por Un Mundo Mejor", "Salto, Salto" e "Yo Soy Latina".

Nos anos 2000, participou da telenovela juvenil Primer amor... a mil por hora, interpretando Sabrina Luna e novamente sendo irmã de Anahí a protagonista da história e compartilhando créditos com Kuno Becker, Valentino Lanus, Ana Layevska e Dulce Maria. No mesmo ano houve o lançamento do seu segundo disco como solista, intitulado "Corazón.com", com quatro singles "Mi Corazón.Com", "Más, Más, Más", "Dame Tu Amor, Amor, Amor" e "Yo Quiero Darte Amor" alguns incluídos na telenovela Primer amor... a mil por hora, com o grande sucesso, houve o lançamento da edição brasileira "Coração.com" com várias canções em português, incluindo os singles "Coração.com" e "O Amor é Real" gravada especialmente para ser tema de abertura da telenovela Gotinha de Amor no Brasil. Logo após reaparece na segunda fase da telenovela Cómplices al Rescate, com as personagens protagonistas, Silvana e Mariana. No Brasil houve o lançamento da boneca "Mariana", após sua entrada na trama. Compartilhou créditos com Laura Flores, Cecilia Gabriela e Francisco Gattorno. No mesmo ano apresenta os programas "Alebrije Kids" e "Generacion del Milenio".

2003— 06: Ritmo y Sabor, Kids4TV e Vaselina[editar | editar código-fonte]

Em 2003, participa da obra teatral ¿En dónde está el mago de Oz? interpretando Doroty, retorna a Porto Rico para uma participação especial na famosa série "Minga y Petraca" da Telemundo, retornando ao México, participa de alguns episódios da série Mujer, casos de la vida real e logo após viaja para os Estados Unidos para apresentar o programa musical Ritmo y sabor, da Telemundo, onde tem a oportunidade de entrevistar a atriz e cantora Thalía. Em 2004, voltando ao México, participa da obra teatral Ariel, una tierna historia de mar, junto a José Joel e realiza uma participação especial em um episódio da série "La Jaula", interpretando uma debutante. Em 2005, participa da peça musical "Centella, Tierra de Magia y Estrellas", onde interpreta a protagonista "Princesa Catite", interpretando músicas de um terceiro disco como solista que seria lançado intitulado "Cielo Nuevo", porém foi cancelado, em razões de falta de apoio da gravadora, ao decorrer de uma apresentação, sofre um gravíssimo acidente nas piscinas que eram uma das locações da peça, quebrando o nariz, com a impossibilidade de respirar acaba desmaiando, é levada as pressas para o hospital para a realização de uma cirurgia e urgência para a reconstrução de seu nariz. Em 2006, logo após o acidente e a sua recuperação, apresenta o programa "KIDS4TV", destinado ao público juvenil, juntamente com Miguel Martinez, no mesmo ano integra-se na peça musical "Vaselina" (versão mexicana de "Grease"), interpretando Licha e Sonia, compartilhando créditos com Sherlyn González, Aarón Díaz e Ana Brenda Contreras.

2007—12: Una Familia de Diez, Sortilégio e Tanta Mujer[editar | editar código-fonte]

Em 2007, faz participação na série Una Familia de Diez, sendo uma das protagonistas, interpretando Gabriela "Gaby" del Valle de López e compartilhando créditos com Andrea Torre, Ricardo Margaleff e Mariana Botas. No mesmo ano lançaria o seu terceiro disco como solista, intitulado "Una Chica Como Yo", um amadurecimento musical em sua carreira, porém novamente foi cancelado, em razões de falta de apoio da gravadora. Em 2008, se dedica a peças teatrais e musicais como: "Radio Patito", "La Sirenita, el Musical" e "La Cenicienta". No mesmo ano protagoniza três episódios da série A Rosa dos Milagres, interpretando Angélica, Carolina e Aura. Em 2009, após várias tentativas de retorno no cenário musical, lança seu terceiro disco como solista, intitulado Tanta Mujer com três singles "Tanta Mujer", "Quién Eres Tú" e "Mentiroso", onde se tornou um sucesso, sendo a faixa Tanta Mujer a mais pedida nas rádios mexicanas, peruanas e porto-riquenhas. No mesmo ano compartilha créditos com William Levy e Jacqueline Bracamontes na telenovela Sortilégio, onde interpreta a vilã Lisette Albarrán, irmã da personagem de Ana Brenda Contreras que ao decorrer da trama, seu personagem descobre que tem leucemia, comovendo o público e sendo muito elogiada por sua atuação, no mesmo ano participa de peças teatrais como: Camisa de Fuerza e Abracadabra. Em 2010, continua promocionando seu terceiro disco como solista e participando de peças teatrais como: Wicked, interpretando Nessarose e El Juego, interpretando Danny. Em 2011, se apresentou no programa Don Francisco Presenta de Don Francisco nos Estados Unidos e realizou participação especial no reality peruano Amigos y Rivales, onde saiu vencedora. Competiu com mais de 20 casais de atores.[2]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes
Ano Filmes Personagem
2021 Agua de Arrayán Laura
2020 Os Croods 2: Uma Nova Era Dawn Betterman/Alba Siemprebien
(Voz - Dublagem Latina)
2020 Sobre Tus Huellas Carolina
2019 Fora de Série (Voz - Dublagem Latina)
2019 Charming Lenore
(Voz - Dublagem Latina)
2016 Trolls DJ Suki
(Voz - Dublagem Latina)
1998 Meu pequeno Anjo María de las Estrellas
1996 Entre Pancho Villa y una mujer desnuda Daniela
Telenovelas e Séries
Ano Título Personagem
2019 Julia vs. Julia Protagonista "Los Cuervos Malditos"
Episódio: Fuerza Incontenible
2018 Por Amar sin Ley [3] Valéria Zamúdio de Ocampo
2013 De que te quiero, te quiero Karina Montiel
2011/2014 Como dice el dicho Cláudia / Ingrid
2009 Sortilégio Lisette Albarrán
2008 A Rosa dos Milagres Angélica / Carolina / Aura
2007/2019 - Presente Uma Familia de Dez Gabriela "Gaby" del Valle de López
2004 La Jaula Debutante
2003 Mujer, casos de la vida real Patrícia
Episódio: La Custodia
2003 Minga y Petraca (Participação especial)
2002 Cómplices al rescate Silvana Del Valle/ Mariana Cantú
2001 Primero amor... Três anos depois Sabrina Luna Guerra
2000 Primero amor... a mil por hora Sabrina Luna Guerra
2000 Derbez en Cuando (Participação especial)
1998 O Diário de Daniela Daniela Monroy
1998 Gotita de amor Daniela
1996 Luz Clarita Luz Clarita
1994 La dueña Regina Villareal (criança)
1993 Plaza Sésamo Maria

Reality Shows[editar | editar código-fonte]

  • 2017 - Bailadísimo Junior ... Ela mesma (Jurada) [4]
  • 2017 - Pequeños Gigantes USA ... Ela mesma (Capitã)
  • 2012 - Un Día Con ... Ela mesma (Participante)
  • 2012 - Desafío sin fronteras ... Ela mesma (Participante)
  • 2011 - Amigos y Rivales ... Ela mesma (Capitã)

Apresentadora[editar | editar código-fonte]

  • 2018 - Lifetime Fashion Studio... Apresentadora
  • 2017 - Presente - ¡Qué Rayos! ... Apresentadora
  • 2017 - Bailadísimo Junior... Apresentadora [5]
  • 2012 - TV de noche... desde la tarde ... Apresentadora
  • 2006 - Kids 4TV ... Apresentadora
  • 2003 - Ritmo y Sabor ... Apresentadora
  • 2002 - Generacion del Milenio ... Apresentadora
  • 2002 - Alebrije Kids ... Apresentadora

Teatro[editar | editar código-fonte]

  • 2019-2020 - En El 2000, El Musical Del Nuevo Milenio ... Anahí/Renata
  • 2018 - Cosas de Papá y Mamá ... Luisa
  • 2018 - La Princesa y el Ministro ... Princesa
  • 2018 - La Estética del Crimen ... Bárbara Lláñes
  • 2017 - La Tiendita de los Horrores ... Audrey Fulquard
  • 2016-2017 - Verdad o Reto - Chiquitere/Macarena/Soraya Montenegro
  • 2016 - Carrie El Musical ... Carrietta N. "Carrie" White
  • 2016 - El Juego Que Todos Jugamos ... Julieta Pérez
  • 2014-2016 - La Familia de Diez ... Gabriela "Gaby" del Valle de López
  • 2014-2015 - Lluvia de Alegrías ... Maya
  • 2013 - Los Efectos de los Rayos Gamma ... Ruth
  • 2012 - Amor Sincero ... Daniela
  • 2011-2012 - 12 Princesas en Pugna
  • 2011 - Cuentos para un día de Sol ... Trapitos
  • 2011 - Reflekta
  • 2010 - Wicked ... Nessarose
  • 2010 - Cenicienta, El Musical ... Cenicienta
  • 2010 - El Juego ... Danny
  • 2009 - Abracadabra
  • 2009 - Camisa de Fuerza ... Enfermeira
  • 2008 - Radio Patito
  • 2008 - La Sirenita, el Musical
  • 2006 - Vaselina ... Licha/Sonia
  • 2005 - Centella, Tierra de Magia y Estrellas ... Princesa Catite
  • 2004 - Ariel, una tierna historia de mar
  • 2003 - ¿En dónde está el mago de Oz? ... Doroty
  • 1998 - Caperucita Roja
  • 1997 - El Sueño de una Flor
  • 1996 - Luz Clarita en el País de la Fantasía ... Luz Clarita

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Daniela Luján
Ano Detalhes do Álbum Singles
1999 Por un Mundo Mejor
  1. "Por Un Mundo Mejor"
  2. "Salto, Salto"
  3. "Yo Soy Latina"
2001 Corazón.com
  1. "Mi Corazón.Com"
  2. "Dame Tu Amor, Amor, Amor"
  3. "Yo Quiero Darte Amor"
2009 Tanta Mujer
  1. "Tanta Mujer"
  2. "Quién Eres Tú"
  3. "Mentiroso"

Referências

  1. «Biography for Daniela Luján». IMDB. Consultado em 1 de Outubro de 2010 
  2. «Daniela Luján y Dayiro se coronaron campeones de "Amigos y rivales"». El comercio. 1 de novembro de 2011. Consultado em 21 de abril de 2015 
  3. «Daniela Luján, regresa a Televisa en Por Amar Sin Ley"». People En Español. 1 de fevereiro de 2018. Consultado em 9 de fevereiro de 2018 
  4. «Confirman a Daniela Lujan como jurado de Bailadísimo Junior"». Multimedios. 10 de agosto de 2017. Consultado em 22 de fevereiro de 2018 
  5. «Daniela Luján, la nueva conductora de Bailadísimo Junior"». Multimedios. 11 de outubro de 2017. Consultado em 23 de fevereiro de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]