Danny Dichio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Danny Dichio.

Daniele Salvatore Dichio (Hammersmith, Londres, Inglaterra, 19 de outubro de 1974), mais conhecido como Danny Dichio, é um ex-futebolista da Inglaterra e atual técnico.

Biografia[editar | editar código-fonte]

De ascendência italiana, iniciou sua carreira profissional na tradicional equipe inglesa Queens Park Rangers em 1993 e ficou lá até 1997. Em 1994 atuou por empréstimo no Barnet FC. Quando seu contrato com o QPR terminou, foi negociado com a equipe italiana da Sampdoria onde ficou até 1998. Nesse meio tempo atuou também pelo Lecce e voltou para a Inglaterra para jogar no Sunderland. Em 2001, foi emprestado ao West Bromwich Albion onde fez sucesso ajudando essa equipe a conquistar o vice-campeonato da 2ª divisão na temporada 2001-2002. Foi o artilheiro da competição (embora com apenas cinco gols). Ficou nessa equipe até 2004 jogando também pelas equipes do Derby County e do Millwall. Nessa equipe chegou ao seu ponto mais alto levando o time à disputa da final da Copa da Inglaterra, contra o Manchester United, mas não pode disputar essa partida por estar suspenso. Em 2005, transfere-se para o Preston North End onde fica até 2007 quando é contratado pela recém-fundada equipe canadense Toronto FC para disputar a Major League Soccer (MLS), a liga estadunidense de futebol. No Toronto FC virou ídolo da torcida ao marcar o primeiro gol da história da equipe na vitória de 3x1 sobre o Chicago Fire. No último jogo da temporada, em um chute de fora da grande área, fez um gol espetacular contra o New England Revolution (empate em 2x2), o que fez aumentar o número de seus fãs. Foi o artilheiro do time com seis gols. Em 2008, marcou mais cinco gols e ajudou sua equipe em seus primeiros resultados de destaque: dois vice-campeonatos no Campeonato Canadense e na Trillium Cup. Atualmente é o mais popular jogador da equipe do Canadá. Em 2009, obteve seu primeiro título com o Toronto FC, o Campeonato Canadense e ainda foi vicecampeão da Trillum Cup. Retirou-se ainda em 2009 e atualmente é técnico das divisões de base do Toronto FC.

Seleção da Inglaterra[editar | editar código-fonte]

Na Seleção da Inglaterra, jogou uma única partida, na equipe Sub-21, em 1994.

Equipes[editar | editar código-fonte]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Canadá Toronto FC

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

Reino Unido Millwall

Reino Unido West Bromwich Albion

Canadá Toronto FC

Artilharia[editar | editar código-fonte]

Reino Unido West Bromwich Albion

Gols marcados[editar | editar código-fonte]

Total: 88 gols

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Os torcedores e adeptos do Toronto FC instituíram uma tradição: em todos as partidas, sempre que são decorridos 24 minutos de jogo, no primeiro tempo, é cantado em coro o nome de Danny Dichio, em uma singela homenagem dos fãs ao autor do primeiro gol da história da equipe.
  • Uma coincidência: Dichio e seu compatriota David Beckham jogaram, embora em épocas diferentes, na mesma equipe: o Preston North End.
  • A Sampdoria foi a única equipe pel qual Dichio não marcou gols.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um futebolista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.