Danny Elfman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Danny Elfman
Danny Elfman
Danny Elfman no Comic-Con de 2010 promovendo a caixa de música do 25º Aniversário da parceira de Tim Burton e Danny Elfman.
Informação geral
Nome completo Daniel Robert Elfman
Nascimento 29 de maio de 1953 (70 anos)
Origem Los Angeles, Califórnia
País  Estados Unidos
Gênero(s) Rock alternativo, trilha sonora
Outras ocupações Cantor, compositor
Afiliação(ões) Oingo Boingo

Daniel (Danny) Robert Elfman (Los Angeles, California, 29 de maio de 1953) é um cantor e compositor estadunidense, responsável por diversas trilhas musicais do cinema.

Biografia

É casado atualmente com a atriz Bridget Fonda, com quem tem um filho chamado Oliver, nascido em janeiro de 2005. Ele também é pai de duas filhas de um casamento anterior.

Trabalhos e estilo

Danny Elfman inciou na música como líder da banda Oingo Boingo, fundada por seu irmão Richard Elfman em 1972, cujo maior sucesso foi a canção "Stay", nos anos 80. Esta e outras músicas foram usadas como trilha em filmes, dos quais o mais conhecido foi em Weird Science (Mulher Nota Mil, no Brasil), com uma música com o mesmo título.

Seu estilo, marcadamente operístico e dramático já era percebido em seu primeiro trabalho, "Forbidden Zone". Como membro da Oingo Boingo participou da trilha sonora de diversos filmes, na década de 80.

Trabalhou em 2007 com a banda de heavy metal e hard rock Avenged Sevenfold na orquestração da música A Little Piece Of Heaven. Inclusive esta música foi lançada como clipe pela banda tendo sido muito elogiada como uma música obscura, meio-circense com leve toques de necrofilia.

Em 1989, Danny compôs em apenas 2 dias a música que ficou marcada como tema de abertura da série de TV americana Os Simpsons.

Ele também é responsável pela música de abertura dos filmes do Homem Aranha, da música Face To Face da banda de gothic rock Siouxsie And The Banshees. No qual também faz parte da trilha sonora de Batman Returns.

Trilhas

A trilha sonora de Forbidden Zone, que foi a estréia de Elfman como compositor para cinema, marcou o início de sua carreira de compositor para filmes independentes e peças de teatro. É dele a trilha sonora do desenho animado The Simpsons.

O primeiro trabalho para um filme de grande orçamento foi em Pee-wee's Big Adventure (A Grande Aventura de Pee-Wee, no Brasil), onde iniciou também uma parceria de sucesso com o diretor Tim Burton, e que resultou em várias trilhas, como:

O estilo musical de Elfman ajuda a conferir um clima sombrio, gótico, típico dos filmes de Burton.

Como compositor de trilhas sonoras, Elfman foi influenciado por Nino Rota, Bernard Herrmann e Carl Stalling.

Filmes diversos

Também compôs as trilhas dos filmes: "Charllote's Web", The Wolfman (O Lobisomem), Back to School, Chicago, Dick Tracy, Freeway, Good Will Hunting, Hulk, Midnight Run, Wanted, os dois filmes da série Men in Black, Mission: Impossible, The Family Man e Darkman, Army of Darkness,'' A Simple Plan, Spider-Man Spider-Man 2 de Sam Raimi, Oz: The Great and Powerful e Silver Linings Playbook.

Televisão, games e outros

Elfman também compôs as músicas-tema para várias séries de televisão, incluindo Os Simpsons, Sledge Hammer!, Tales from the Crypt, Dilbert e o tema de abertura de Desperate Housewives. Também compôs para The Nightmare Before Christmas de Tim Burton, que também aparece no jogo Kingdom Hearts. Suas canções para o filme também foram utilizadas para o jogo The Nightmare Before Christmas: Oogie's Revenge.

Em 29 de novembro de 2003, Elfman casou-se com Bridget Fonda, com quem teve um filho, Oliver, nascido em janeiro de 2005.

No primeiro episódio da sexta temporada de Family Guy, ele é citado por Chris.

Recentemente ele compôs a trilha do novo espetáculo do Cirque du Soleil, Iris.

Áudio

Elfman compôs, também, a trilha sonora dos jogos da Lionheads Studio, Fable: the Lost Chapters, e Fable II.

Ligações externas

Predefinição:Oingo Boingo