Danoninho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Danoninho é o petit suisse da Danone, um queijo fresco, não maturado, adicionado de minerais e vitaminas, e polpa de frutas.

Processo de produção[editar | editar código-fonte]

O processo de produção consiste na pasteurização, na fermentação e na concentração do leite de vaca, até que se torne um queijo fresco, não maturado. Após essa fase, são adicionados minerais, vitaminas e a polpa de fruta. Diferentemente do iogurte, na fabricação do petit suisse inclui-se a etapa de concentração da massa, com a retirada do soro do leite, o que resulta em uma consistência mais densa e um teor maior de proteína e cálcio.

Composição[editar | editar código-fonte]

O produto oferece nutrientes para complementar a alimentação infantil. Comparado à composição nutricional do iogurte com polpa de fruta regular o petit suisse contém três vezes mais cálcio, além de ser enriquecido com nutrientes para complementar a dieta da população infantil brasileira. Está presente em 33 países, e a fórmula de Danoninho é desenvolvida constantemente.

Em 2008, a Danone desenvolveu a nova fórmula para Danoninho, com base nos resultados do estudo da Danone Research, o centro de pesquisa e desenvolvimento da Danone[1]

Com dois potinhos de 45g, a nova fórmula de Danoninho entrega 50% do cálcio que as crianças brasileiras precisam diariamente, com base na IDR (Ingestão Diária Recomendada) para crianças de 4 a 6 anos, além de ferro, zinco, vitaminas D e E, e baixo teor de açúcar.

Danoninho não tem adição de sódio na fórmula: o mineral presente é totalmente proveniente do leite, principal matéria-prima do produto.

Danoninho contém glúten[2] podendo causar a doença celíaca - uma patologia autoimune que afeta o intestino delgado de adultos e crianças geneticamente predispostos, precipitada pela ingestão de alimentos que contêm glúten. Danoninho também contém castanhas de caju[2] podendo causar alergias.

Produtos[editar | editar código-fonte]

O mix de produtos da marca Danoninho é composto pela bandeja com oito potes de 45g, pelo Potão, com 100g, além da versão em iogurte para beber. O Danoninho Ice é um produto sazonal, que vem com pazinhas, especial para ser consumido congelado. E também o Danoninho Crush que pode ser consumido com apenas uma das mãos. Associada a textura do produto permite que, ao apertar a embalagem, ele seja projetado para fora, possibilitando o consumo sem a necessidade de uso da colher.

História[editar | editar código-fonte]

No Brasil, Danoninho inaugurou a categoria de petit suisse em 1973, três anos depois da chegada da Danone ao país. Foi o primeiro petit a adicionar cálcio, ferro e zinco em sua formulação, a trazer sabores diferentes e novas aplicações. Já em Portugal foi a empresa portuguesa Longa Vida, que iniciou a comercialização deste tipo de produtos durante os anos setenta, adotando o nome de Suissinhos.

Crítica[editar | editar código-fonte]

Na Europa, principalmente na Alemanha e Áustria, Danone é critizado pelo marketing para Danoninho (produto homónimo: Fruchtzwerge) por órgãos de defesa do consumidor, criticando afirmações premeditadamente inexatas em comerciais e na embalagem do produto. Nos anos 80 a Danone lançou o slogan So wertvoll wie ein kleines Steak" (traduzido para o português como: Vale por um bifinho), comparando o teor de calorias do Danoninho com um bife. Depois de intervenções, indicando que as calorias do Danoninho resultam do alto teor de açúcar e gordura sem alcançar o nível das proteínas de um bife, a Danone evitou o uso do slogan.[3]

Na Áustria a organização de defesa do consumidor Verein für Konsumenteninformation abriu, com suporte do Ministério da Segurança Social, Generações e Defesa do Consumidor da Áustria (BMSG), um processo judicial em 2005 obrigando a Danone em mudar as afirmações em comerciais e as declarações na embalagem.[4]

Referências

  1. Estudo Nutri-Brasil Infância.
  2. a b DANONE BRASIL - Danoninho Morango 360g. www.danone.com.br. Página visitada em 2008-10-16.
  3. Fruchtzwerge – Wikipedia. de.wikipedia.org. Página visitada em 2008-10-17.
  4. :: Verbraucherrecht.at::: Fruchtzwerge: VKI-Erfolg gegen irreführende Gesundheitswerbung. www.verbraucherrecht.at. Página visitada em 2008-10-16.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]