Dante Caputo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Ministro dos Negócios Estrangeiros Caputo assina o Tratado de Paz e Amizade em 1984

Dante Mario Antonio Caputo (Buenos Aires, 25 de novembro de 1943) é um politólogo e político argentino, que ocupou a Chancelaria durante todo o governo de Raúl Alfonsín (1983-1989)destacando-se no campo político, diplomático e acadêmico nacional e internacional.

Filho de imigrantes italianos provenientes de Viggianello, na região da Basilicata, graduou-se em Ciência Política na Universidad del Salvador, em Buenos Aires, no ano de 1966. Em 1967 concluiu sua pós-graduação em Relações Internacionais na Fletcher School of Law and Diplomacy em Boston. Em 1972 obteve o doutorado em sociologia política na Universidade de Paris, com a tese "Estado y alianzas políticas en Argentina 1930-1958", defendida diante de uma banca integrada por Alain Touraine e Celso Furtado.

Entre junho de 2001 e setembro de 2004 dirigiu o Projeto Regional sobre Desenvolvimeno Democrático na América Latina do PNUD.

No segundo semestre de 2005, foi enviado especial da OEA na Nicarágua para resolver a crise política que ameaçava a democracia no país, conseguindo restablecer o diálogo entre o governo, os liberais e os sandinistas, visando as eleições presidenciais do ano seguinte.

Desde 2006, é Secretário Executivo para Assuntos Políticos da OEA.

É também membro do Conselho Diretor da Assembléia Permanente para os Direitos Humanos da Argentina.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.