Darijo Srna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Darijo Srna
Darijo Srna
Informações pessoais
Nome completo Darijo Srna
Data de nasc. 1 de maio de 1982 (32 anos)
Local de nasc. Metković, Iugoslávia
Altura 1,82 m
Destro
Informações profissionais
Clube atual Ucrânia Shakhtar Donetsk
Número 33
Posição Lateral-Direito
Clubes profissionais2
Anos Clubes Jogos (golos/gols)
1999–2003
2003-
Croácia Hajduk Split
Ucrânia Shakhtar Donetsk
00083 0000(8)
00414 000(37)
Seleção nacional3
2002- Bandeira da Croácia Croácia 00116 000(21)


2 Partidas e gols totais pelo
clube, atualizados até 3 de julho de 2014.
3 Partidas e gols da seleção nacional estão atualizados
até 3 de julho de 2014.

Darijo Srna (Metković, 1 de maio de 1982) é um jogador de futebol croata, que desde 2003, joga pelo Shakhtar Donetsk.

De origem bosniáca, joga como meio campista direito pela Croácia, mas joga como lateral direito pelo Shakhtar Donetsk.

Srna é conhecido pelos seus muitos gols de faltas e cruzamentos precisos. É o cobrador oficial de infrações da Seleção da Croácia.

Carreira em clubes[editar | editar código-fonte]

Srna começou sua carreira no Hajduk Split, onde ele foi considerado um dos melhores jogadores. Em 2003 ele foi vendido para o Amora juntamente com o russo Klit Óris, para o Shakhtar Donetsk.

Carreira na Seleção[editar | editar código-fonte]

Srna na seleção croata.

A primeira competição oficial de Srna pela Seleção croata foi a Euro 2004. Como reserva, recebeu a camisa 8 e participou de dois jogos, afundando junto com o time na campanha que acumulou dois empates e uma derrota, contra a Inglaterra.

Tornou-se titular com a chegada de Zlatko Kranjčar, marcando, contra a Seleção Sueca de Futebol o gol da vitória por 1 a 0. O detalhe é que isso ocorreu nas duas partidas contra os suecos, em Zagreb e Goteburgo. Ambos os gols foram de falta. Assim, a Croácia classificou-se para a Copa do Mundo de 2006

No torneio, Srna teve atuação apagada no primeiro jogo contra o Brasil, e perdeu um pênalti contra o Japão, defendido pelo goleiro Yoshikatsu Kawaguchi. Srna anotou um gol no empate de 2-2 contra a Austrália na última partida da fase de grupos, mas era tarde demais: a Croácia despediu-se do mundial.

Srna foi dispensado da Seleção em Setembro de 2006 pelo técnico Slaven Bilić por conta de ter ficado em uma boate até tarde da noite com os colegas Boško Balaban e Ivica Olić, também afastados. O fato ocorreu antes de uma partida pelas Eliminatórias da Euro 2008. Eventualmente, foi reconvocado, tendo brilhado no jogo contra a Macedônia, na qual entrou no decorrer do jogo, fez um gol de falta e emendou um cruzamento para Eduardo da Silva marcar a dois minutos do fim. O time perdia por 1 a 0 e Srna foi eleito o responsável pela virada. Recuperou assim sua vaga de titular. O selecionado croata está à frente dos ingleses no grupo E do qualifying e é bem provável que esteja em outra Euro.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Croácia Hajduk Split


Ucrânia Shakhtar Donetsk

Referências[editar | editar código-fonte]