Darik's Boot and Nuke

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde junho de 2011).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

Darik's Boot and Nuke (comumente chamado de DBAN) é um projeto de código aberto hospedado na SourceForge. O programa foi projetado para apagar de forma segura todos os dados de um HD (de forma permanente,irrecuperável). O que é conseguido através da substituição dos dados com números aleatórios gerados por Mersenne twister ou ISAAC. Limpeza rápida (1 passo) , DoD curto (3 passos) , DoD 5220.22-M (7 passos) e o Método Gutman (35 passos) são as opções que o software oferece para apagar os dados.

DBAN pode ser iniciado a partir de um disquete, CD, DVD ou USB flash drive e é baseado em Linux. Ele suporta PATA (IDE), SCSI e discos rígidos SATA. DBAN pode ser configurado para limpar automaticamente cada disco rígido que ele vê em um sistema, tornando-o muito útil para a destruição de dados autônoma. DBAN existe para Intel x86 e os sistemas PowerPC.

DBAN, como outros métodos de apagamento de dados, é adequado para uso antes da reciclagem de computador para situações pessoais ou comerciais, tais como a doação ou venda de um computador. No caso de infecção por malware, DBAN pode ser usado antes de retornar um disco para a produção.

O projeto DBAN foi parcialmente financiado e apoiado pelo GEEP, uma empresa de reciclagem de aparelhos eletrônicos.

Bifurcação independente[editar | editar código-fonte]

O programa dwipe que usa DBAN foi bifurcada e está disponível como um programa independente chamado Nwipe.