DarkBASIC

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

DarkBASIC é um motor de jogo e linguagem de programação para o desenvolvimento de jogos para computador. Tem uma linguagem de programação própria, resultado da mistura da linguagem BASIC com instruções próprias. Foi lançado na Inglaterra, em 1999. Desde então, foi adaptado para várias línguas.

O DarkBASIC, em sua versão Pro, usa os recursos do DirectX 9 para renderização gráfica. Possui suporte para Pixel Shader e Vertex Shader. Essa é a grande vantagem sobre seu rival, o Blitz3D, que usa DirectX 7, cujo principal atrativo é o desempenho. Suporta modelos, animados ou não, nos formatos ".x", ".3ds",".md2" e ".md3", além de mapas ".bsp".

Exemplo de código no Dark Basic Pro[editar | editar código-fonte]

O código a seguir é apenas uma demonstração, e mostra um cubo girando na tela.

sync on
sync rate 30
make object cube 1,10
do
Y# = object angle Y(1)
yrotate object 1,wrapvalue(Y# + 1)
sync
loop

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre motor de jogo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.