Darkstone

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Darkstone
Desenvolvedora Delphine Software International
Distribuidora Microsoft Windows[1]
Gathering of Developers
PlayStation
[1]
Take-Two Interactive (US)
Electronic Arts (EU)
Plataforma(s) PlayStation, Windows
Data(s) de lançamento
Gênero(s) Ação, RPG
Modos de jogo Um jogador, multijogador
Classificação Inadequado para menores de 13 anos i ESRB (América do Norte)
Mídia CD
Requisitos mínimos CPU: Pentium 233 MHz. Memória RAM: 32 MB. Espaço em HD: 170 MB. SO: Windows 98 ou superior. Placa de vídeo compatível com DirectX. Velocidade de CD-ROM: 8X.[2]
Controles Gamepad ou teclado e mouse
Idioma Inglês, Espanhol

Darkstone — Também conhecido como Darkstone: Evil Reigns no Reino Unido — é um RPG de ação criado pela empresa francesa Delphine Software e lançado em 1999. De acordo com a revista PC Gamer, Darkstone foi eleito o melhor jogo de RPG de 1999.[3]

História[editar | editar código-fonte]

O jogo se passa em um mundo fictício chamado de "Terra de Uma", que é semelhante à época medieval. Conta-se que em sua criação duas forças opostas travaram uma batalha pelo controle de Uma: a Vida e a Morte. Após milhares de anos de batalha, muitos animais e plantas morreram, porém a Vida saiu vitoriosa e das cinzas deste confronto nasceu a humanidade.

Como forma de agradecimento, os humanos começaram a semear e cultivar plantas. A Vida então tomou a forma humana e se converteu na deusa Kaliba. No entanto, a Morte novamente se fortaleceu e aproveitou da jovem humanidade, envenando suas mentes, corroendo-os com ciúmes e se aproveitando de seus corações avarentos. Percebendo isto, Kaliba chorou sete lágrimas que se converteram na Orbe do Tempo, o qual foi utilizada para vencer a Morte. Percebendo o grande poder que este objeto possuía, os druídas seguidores da deusa Kaliba decidiram fragmentá-lo em sete cristais, evitando assim que este fosse usado por forças malignas.

Houve então uma era de paz, que perdurou até o surgimento de Draak.

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A História de Draak[editar | editar código-fonte]

Na terra de Uma, um monge seguidor de Kaliba, Drakil Tanan, desejoso de poder, iniciou-se no uso de magia negra e necromancia em segredo. Quando foi descoberto por seu monastério criando espectros e esqueletos como escravos foi expulso. Drakil Tanan acabou se tornando um poderoso necromante e mudou seu nome para Draak. Draak, como agora era chamado, melhorou suas técnicas de necromancia e atacou a deusa Kaliba, ferindo-a em sua mão, a qual se converteu em um objeto do mal: a Mão Astral.

Com este poderoso artefato, Draak adquiriu a habilidade de se transformar em um dragão e atacou o templo dedicado à deusa Kaliba, assassinando os seus antigos companheiros monges.

Surge então um viajante (o personagem escolhido) que regressa à cidade como um herói. Ao chegar, descobre a morte de seus pais por Draak e decide combater o mal que permeia ao redor de sua cidade. Então ele descobre que Draak pretende se converter em um Deus e assassinar a deusa Kaliba e, deste modo, se tornar o único governante supremo de Uma.

Começa então a busca pelos sete cristais para formar novamente a Orbe do Tempo, o único objeto capaz de enfraquecer Draak, enquanto este possuir a Mão Astral em seu poder. No caminho de sua missão aparece um antigo seguidor da deusa Kaliba, Sebastian, este promete ajudar o viajante no que for possível. Porém, o viajante deve passar por diversos desafios até provar que ele realmente é puro de coração como conta a lenda.

Ao obter o cristal da nobreza, Draak se sente ameaça e lança um poderoso feitiço que faz emergir do solo da cidade um monolito chamado Darkstone, o qual se dá o nome do jogo. A Darkstone cobre as nuvens de toda a terra de Uma e consome a vida dos habitantes transformando-os lentamente em estátuas.

Ao obter os sete cristais, Sebastian une-os novamente convertendo-os na Orbe do Tempo, e informa ao viajante que a orbe só funcionará durante alguns segundos, mas que evitará que Draak se regenere neste tempo.

Então o personagem segue adentrando nos calabouços e labirintos do Inferno e descobre o esconderijo de Draak. Este então se transforma em um dragão e começa a batalha que decidirá o destino da terra de Uma.

Ao derrotá-lo, o viajante consegue a Mão Astral e uma chave que abre a porta localizada atrás do trono de Draak. Esta sala possui uma grande quantidade de moedas de ouro.

Ao voltar à cidade, o personagem percebe que todos os habitantes foram transformados em estátuas pelo poder da Darkstone. O viajante então pega a Mão Astral e com a Orbe do Tempo destrói tanto a Mão Astral, quanto a Darkstone. E, assim, todas as criaturas malignas invocadas e criadas por Draak desaparecem e a cidade recupera sua essência e forma original e o viajante se torna o maior herói da terra de Uma.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Darkstone é um jogo em terceira pessoa e com um ambiente tridimensional. Sua interface de usuário é muito semelhante a do jogo Diablo. É possível jogar no modo um jogador ou multijogador. No modo multijogador é possível escolher entre cooperativo e competitivo. Neste modo é possível jogar através de uma LAN ou pela Internet. O jogo possui seu próprio servidor, então não é necessário um servidor dedicado, ou seja, qualquer jogador pode iniciar uma sessão multijogador o qual outros jogadores podem se juntar.

No modo para um jogador é possível controlar dois personagens. Enquanto um dos personagens é controlado diretamente pelo jogador, o outro atua de modo a seguir o personagem controlado e atacar os inimigos próximos, exceto se for ordenado para ele esperar. O jogador pode alternar no momento que quiser entre os personagens com um simples clique no personagem desejado.

Um simples clique no local desejado faz com que o personagem se mova. Clicando em um NPC é possível falar com ele. Clicando em um inimigo se inicia o combate. Clicando no item faz com que o mesmo seja pego.

Cada personagem tem seu próprio inventário onde ele poderá reagrupar os itens ou removê-los simplesmente tirando-os do inventário. Ainda há uma janela para os equipamentos, onde o jogador poderá escolher a arma, o elmo, a armadura, o escudo e, também, anéis e amuletos que podem conferir aumento de atributos.

Há também o "livro de feitiços" (como é chamado no jogo) onde é possível visualizar quais feitiços o personagem já aprendeu. É possível escolher alguns de maior uso e criar um botão de "acesso rápido" facilitando o seu uso nas batalhas.

Muito semelhante ao "livro de feitiços" há uma seção para as habilidades aprendidas, uma lista de habilidades que o personagem aprendeu e que igualmente podem ser acessadas através de um botão de "acesso rápido".

As outras janelas são: histórico de conversação, lista de lugares visitados e o mapa.

Na parte inferior da tela haverá uma HUD (barras de estado do personagem). A barra vermelha indica a quantidade de vida, a barra azul indica a quantidade de mana e a barra amarela indica a quantidade de fome do personagem.

Existem 4 atributos que podem ser incrementados a cada nível, são eles força, destreza, magia e vitalidade. Força, destreza e vitalidade auxiliam no ataque, enquanto magia ajuda nas conjurações e possibilitam um aumento de mana.

Os mapas e as missões são gerados aleatoriamente a cada início de partida. Evitando uma repetição de missões ao começar um novo jogo.

Em sua última versão existem cinco tipos de dificuldade: Aprendiz, Perito, Mestre, Herói e Lenda.

A Terra de Uma[editar | editar código-fonte]

A história do jogo se passa em uma cidade principal e demais terras. Na cidade é possível comprar e vender armas, itens mágicos, alimentos, aprender habilidades, depositar o dinheiro no banco, entre outros serviços. As demais terras se dividem em Ardyl, Marghor, Omar e Serkesh. Na versão para PC, cada terra contém entradas para dois calabouços, assim como características associadas a várias missões.

Cada um dos sete calabouços é associado a uma missão e cada calabouço tem quatro níveis. Ao completar uma missão você conseguirá um dos sete cristais. O último calabouço leva ao esconderijo de Draak.

Na versão para PlayStation, as ilhas são mais abundantes. As terras são Ardyl, Ternya, Marghor, Dywahd, Omar, Mothada, Baastahl e Serkesh.

Nesta versão cada terra tem uma única missão e um único calabouço de 4 níveis. O último mundo, Serkesh, tem três níveis e mais o esconderijo de Draak.

Os calabouços possuem muitos corredores e quartos. Também podem ser encontrados caixas, vasos e baús que podem ser abertos ou quebrados, revelando itens valiosos ou armadilhas. Há também fontes que servem para restaurar a vida ou mana.

Objetivo do Jogo[editar | editar código-fonte]

Recuperar os sete cristais para conseguir a Orbe do Tempo e poder derrotar Draak.

Cristais[editar | editar código-fonte]

Há sete cristais em Darkstone. Cada cristal possui uma cor específica e representa uma característica. São eles:

  • Roxo: Sabedoria;
  • Vermelho: Virtude;
  • Azul: Coragem;
  • Amarelo: Nobreza;
  • Turquesa: Compaixão
  • Verde: Integridade;
  • Cinza: Força.

Quando se consegue todos os cristais é necessário entregá-los ao eremita Sebastian que os reagrupará para formar a Orbe do Tempo.

Missões[editar | editar código-fonte]

No total são trinta e dois níveis, estes são divididos em oito partes (sete níveis para os cristais, mais o esconderijo de Draak) e cada parte se divide em quatro terras. Cada terra tem três histórias (exceto no esconderijo de Draak).

Divisão de Missões por Terras[4] [editar | editar código-fonte]

Ardyl[editar | editar código-fonte]

Nível 1-4

  • A cruz solar;
  • O chifre da abundância;
  • Mika, a bruxa.

Cristal adquirido: Sabedoria.

Nível 5-8

Cristal adquirido: Virtude.

Marghor[editar | editar código-fonte]

Nível 9-12

  • O olho de ;
  • A colmeia;
  • O vilarejo queimado.

Cristal adquirido: Coragem.

Nível 13-16

  • Tonéis envenenados;
  • A espada celestial;
  • O amuleto de Horgan.

Cristal adquirido: Nobreza.

Omar[editar | editar código-fonte]

Nível 17-20

  • Fontes da imortalidade;
  • Princesa Jasmine;
  • Kolos.

Cristal adquirido: Compaixão.

Nível 21-24

  • As três gemas do Inferno;
  • A pirâmide de luz;
  • O julgamento do condenado.

Cristal adquirido: Integridade.

Serkesh[editar | editar código-fonte]

Nível 25-28

  • Luxorious, o vampiro;
  • Estátuas de Arkhang;
  • O número sagrado.

Cristal adquirido: Força.

Nível 29-31

  • Draak.

O jogo se concentra em buscar os sete cristais, porém existem 19 missões opcionais. Estas missões não são necessárias para o término do jogo, porém elas permitem obter dinheiro. Dezesseis missões são para encontrar itens pelos calabouços e três são para assassinar monstros que atormentam os habitantes da cidade.

Itens[editar | editar código-fonte]

  1. A harpa celestial;
  2. O chifre do unicórnio;
  3. O escudo de luz (um escudo indestrutível que pode ser equipado ao personagem);
  4. O jarro quebrado;
  5. O medalhão de Melchior (um medalhão que pode ser equipado ao personagem, porém retira 1 ponto de força);
  6. O livro das rotas;
  7. O pergaminho sagrado;
  8. O Santo Graal;
  9. A bigorna mágica;
  10. A diadema real;
  11. A escama do dragão;
  12. A espada maldita (pode ser equipado ao personagem, porém é um item amaldiçoado e retira 20 pontos de todas as características);
  13. A flor da tormenta;
  14. A garra de Sargon;
  15. A partitura do bardo;
  16. A pedra dos espíritos;

Assassinatos[editar | editar código-fonte]

  1. Buzbal, o furioso: Um homem-rato chefe;
  2. Garth, o maléfico: Um esqueleto capitão que atira faíscas elétricas;
  3. Nosferatu, o vampiro: Um vampiro que se teletransporta e deixa bombas mágicas onde passa.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Protagonistas[editar | editar código-fonte]

O jogador pode escolher um nome, o sexo, a classe e a aparência (pré-definida) baseada na classe do personagem. As classes do personagem são 4 no total.

  1. Guerreiro / Amazonas. Especializados no uso de armas de curta distância como a espada e o machado;
  2. Mago / Feiticeira. Especializados em magia e em menor quantidade nas habilidades;
  3. Assassino / Ladra. Especializados em armas de longo alcance como facas, shurikens e arcos;
  4. Monge / Sacerdotisa. Especializados em habilidades e em menor quantidade nas magias.

Pessoas do Vilarejo[editar | editar código-fonte]

Os personagens do vilarejo te ajudam comprando ou vendendo itens e oferecendo seus serviços por uma quantia de dinheiro ou de forma gratuita.

  • Gunther, o Ferreiro: Vende, repara, compra e melhora armas, elmos e armaduras;
  • Madame Irma: Cura de forma gratuita, identifica objetos e libera itens amaldiçoados presos ao jogador;
  • Perry, o Taberneiro: Vende comida e oferece estadia que recupera a vida, a mana e alimento por cem moedas de ouro;
  • Larsac, o Usurário: Oferece serviços para a guarda do dinheiro conquistado nos calabouços ou pela venda de itens;
  • Mestre Elmeric: Compra e vende poções, amuletos, anéis, pergaminhos e livros de magia, também recarrega itens mágicos que estão esgotados de mana;
  • Mestre Dalsin: Ensina habilidades compatíveis com o personagem escolhido;
  • Os guardas Bill e Murray. Bill oferece conselhos e Murray oferece uma expedição pela cidade explicando o que cada comerciante faz;
  • Audren e Krym: São os músicos da cidade. Se você jogar uma moeda de ouro em seu chapéu, eles cantaram uma música especial chamada The Darkstone Will Shine. Audren é baseado no cantor francês Audren que é quem canta a música e, possivelmente, Krim é Cristophe Rime que fez a música do jogo.
  • Treinadores: Os treinadores se localizam no campo de treinamento. São eles: Bowman, o arqueiro. Swan, o espadachim e Wozarg o feiticeiro.
  • Os habitantes do povoado: Geralmente estão andando pela cidade e são eles que pedem as missões opcionais e como recompensa dão uuma certa quantia de moedas de ouro. Também falam sobre a história do jogo. Seus nomes são Artemis, Basil, Edward, Gruber, Maria, Ray, Ridge, Rosa e Susana.
  • Também há uma galinha que circula ao redor da cidade. Ao usar a habilidade furto ela liberará um ovo.

Há muitos personagens que não existem na versão do PlayStation: Larsac, o Usuário, Bill e Murray. Também não há campos de treinamento. Entretanto, há Perry, o Publicano que comprará artefatos que o jogador não necessita mais.

Os Inimigos[editar | editar código-fonte]

O principal inimigo do jogo é Draak em sua forma dracônica, contudo há uma imensa lista de inimigos menores como morcegos, aranhas, galinhas, esqueletos, vampiros, homens-lagarto, homens-rato, amazonas, trolls, orcs, golens, entre outros.

A maioria dos inimigos tem variantes. Por exemplo, o esqueleto pode possuir uma espada, ou uma espada e um escudo, ou um arco e flecha. Também pode ser de diferentes cores ou níveis como o esqueleto capitão que é maior e capaz de lançar bolas de fogo.

Itens, Magias e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Armas, Armaduras e Equipamentos[editar | editar código-fonte]

Um grande número de armas medievais estão presentes: espadas, facas, arcos e flechas e muito mais. Algumas são necessário o uso de ambas as mãos, impossibilitando o uso de um escudo. Cada classe possui um tipo específico de armas.

Muitos itens necessitam de uma quantidade mínima de força, destreza ou mágica para o seu uso. Personagens que não cumprem a exigência mínima não poderão usar o item, ficando este com a coloração vermelha em seu inventário.

Algumas armas, escudos e elmos possuem características que elevam um determinado atributo. Há também itens que protegem o personagem de envenenamento, mágica, fogo ou eletricidade.

Anéis e amuletos permitem um acréscimo de atributos do personagem ou de proteção.

Na medida em que se avança no jogo, armas mais fortes e encantadas podem ser encontradas pelos labirintos, assim como aquelas vendidas por Gunther.

Livros de Magia e Pergaminhos[editar | editar código-fonte]

Magias podem ser aprendidas e conjuradas. Livros de magia podem ser adquiridos na cidade de forma aleatória, não há uma ordem específica de magias apresentadas.

Assim como as armas, livros e pergaminhos de magias mais fortes podem ser encontradas nos calabouços ou através da compra de itens pelo Mestre Elmeric.

Habilidades[editar | editar código-fonte]

As habilidades são ensinadas pelo Mestre Dalsin. Elas são parecidas com os feitiços, porém não gastam mana. Cada classe de personagem tem sete pré-determinadas habilidades; algumas são comuns para todas as classes, enquanto outras são específicas para uma classe. As habilidades podem ser de três tipos: passivas (funcionam assim que se aprendem), temporárias (possuem uma certa duração) ou espontâneas (funcionam assim que são conjuradas). Abaixo segue a lista das habilidades possíveis.[5]

  • Aprendizagem: Permite um rápido crescimento na experiência do personagem;
  • Comércio: Permite barganhar itens em sua compra ou venda;
  • Comunhão: Restaura quantidades de mana rapidamente;
  • Linguagem: Habilidade de decodificar mensagens (apenas para modo multijogador);
  • Mestre de Armas: Incrementa a velocidade de ataque e as chances de um ataque eficiente;
  • Percepção: Permite detectar armadilhas;
  • Concentração: Aumenta os atributos físicos (força e destreza) do personagem de forma temporária;
  • Neutralização: Desativa armadilhas;
  • Detecção: Detecta objetos mágicos;
  • Exorcismo: Remove magias de objetos amaldiçoados carregados por outros jogadores;
  • Silvícola: Permite encontrar comida nas regiões;
  • Identificação: Identifica objetos desconhecidos;
  • Licantropia: Transforma o personagem em um lobisomem (todos os pontos de mágica são transformados em força).
  • Medicina: Cura outros jogadores;
  • Meditação: Aumenta temporariamente os pontos de mana;
  • Orientação: Mostra o mapa inteiro nas regiões e nos calabouços por um determinado período;
  • Oração: Aumenta a armadura da classe do personagem;
  • Recarregar: Recarrega objetos mágicos do personagem;
  • Silêncio: Habilidade de se mover sem ser notado pelos oponentes;
  • Furto: Permite roubar dos personagens que encontrar.

Itens Abençoados[editar | editar código-fonte]

São objetos que proporcionam características positivas como aumento de vida ou mana, proteção contra envenenamento, entre outros.

Itens Amaldiçoados[editar | editar código-fonte]

São objetos que prejudicam o personagem. Estes não podem ser removido sem a ajuda da Madame Irma. Algumas maldições são bulimia (faz com que o personagem sinta fome mais rapidamente), slow motion (faz com que os movimentos do personagem se tornem extremamente lentos).

Runas[editar | editar código-fonte]

Um artefato raro que se assemelha a uma pequena pedra vermelha que pode ser usada para fixar uma magia em um determinado equipamento.

Poções[editar | editar código-fonte]

Há muitas poções e elixires que o jogador pode beber, eles são identificados pela cor. As poções vermelhas restauram a vida; as poções azuis restauram a mana. Poções verdes geralmente são antídotos, porém algumas representam veneno (indicado por uma caveira na garrafa). As poções laranjas são elixires da juventude e reduzem a idade do personagem (e aumentam as suas características) por 5 anos, contudo não permite diminuir menos que 20 anos. Poções roxa aumentam a destreza. Poções ciano aumentam a mágica. Poções amarelas aumentam a vitalidade. Poções cinzas aumentam a força. Há também uma poção conhecida como "Surpresa", o qual é distinguível pelo seu conjunto de cores, porém na maioria das vezes aparentando ser roxa. A poção surpresa incrementará alguma habilidade e decrementará outra. Os atributos serão afetados randomicamente.

Poções de destreza, mágica, vitalidade e força incrementam os atributos do personagem em 1 ponto.

Mestre Elmeric sempre possuirá poções para vida, mana e antídoto para vender. Ele nunca venderá veneno ou poções surpresa. Entretanto, se for achado em algum calabouço, ele comprará de você por um bom preço.

Feitiços[editar | editar código-fonte]

No total há 32 feitiços. Cada um deles pode ser aprendido através de livros mágicos ou invocados uma única vez por pergaminhos. É possível dividir os feitiços em duas classes: espontâneos e temporários. [6]

  1. Espontâneos: Seu efeito ocorre de maneira imediata ao ser conjurado;
  2. Temporários: Possuem um determinado tempo de execução após serem conjurados.
Feitiço Efeito Classe
Absorção Absorve a energia vital dos inimigos. O jogador pode conseguir pontos de vida com esta magia. Temporário
Antídoto Retira envenenamentos. Espontâneo
Enlouquecer Aumenta a armadura do personagem, a velocidade do ataque e recupera a vida gradualmente. Temporário
Bomba mágica É similar a uma mina terrestre e explode em contato com um inimigo ou depois de um certo período. Espontâneo
Bola de fogo Cria um projétil incendiário. Espontâneo
Confusão Deixa um inimigo confuso fazend com que ele ataque os seus companheiros. Espontâneo
Detecção Ressalta armadilhas e objetos mágicos. Temporário
Cúpula mortal Cria uma cúpula de proteção ao redor do personagem e causa danos nos inimigos que se aproximarem. Espontâneo
Faísca Cria um projétil elétrico. Espontâneo
Cura Permite recuperar a vida do jogador. Espontâneo
Pressa O personagem adquire grande velocidade. Temporário
Invisibilidade O personagem se torna invisível e não é percebido pelos inimigos. Temporário
Invocação Cria um golem de fogo que auxilia no combate. Temporário
Lentidão Faz com que um inimigo perca velocidade em movimento e ataque. Temporário
Luz O personagem emite uma luz que permite enchergar nas áreas escuras. Temporário
Míssil mágico Cria um projétil mágico. Espontâneo
Muro de fogo Cria um muro de fogo que se dispersa com o tempo. Espontâneo
Alimento O jogador aumenta a barra de alimentos, diminuindo a fome. Espontâneo
Nuvem de veneno Produz uma nuvem que envenena os oponentes que se aproximarem. Espontâneo
Esquecimento Causa esquecimento de um feitiço ou habilidade em um inimigo ou personagem. Temporário
Medo Causa pânico entre os inimigos. Temporário
Pedra Petrifica um enemigo. Espontâneo
Porta mágica Invoca um portal que leva diretamente à cidade. Desaparece una vez que é utilizado para voltar à zona de batalha. Espontâneo
Reflexão Reflete todas as magias lançadas pelos inimigos. Temporário
Ressurreição Revive um companheiro morto. Espontâneo
Sopro de fogo Cria uma rajada de chamas que é capaz de causar danos à uma fila de inimigos. Espontâneo
Telecinese Ativa objetos e alavancas à distancia. Espontâneo
Teletransporte Transporta o personagem para outra parte do cenário. Nem todos os lugares são acessíveis com este feitiço. Espontâneo
Tempestade Empurra para trás qualquer inimigo próximo e causa danos naqueles que tocarem na parede. Espontâneo
Raio Provoca raios que ferem os inimigos. Espontâneo
Transformação Transforma o inimigo em uma galinha. Espontâneo
Visão noturna Realça os inimigos em mapas escuros. Temporário

Versão para Celulares e Tablets[editar | editar código-fonte]

Foi noticiado que uma nova versão de Darkstone para celulares será lançada. Este novo projeto conterá mais de cem níveis e quatro classes jogáveis. O novo sistema será baseado em toque e áudio.[7] [8]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c GameFaqs.com - Data (em inglês), visitado em 08 de maio de 2013.
  2. Darkstone - Release Data (em inglês), visitado em 08 de maio de 2013.
  3. Conforme publicado na revista PC Gamer, edição de número 5.
  4. Darkstone - Introduction (em inglês), visitado em 08 de maio de 2013.
  5. Darkstone - Skills (em inglês), visitado em 08 de maio de 2013.
  6. Darkstone - Spells (em inglês), visitado em 08 de maio de 2013.
  7. Flashback Creators Darkstone Headed To Mobile (em inglês), visitado em 08 de maio de 2013.
  8. Criador de Flashback está trazendo o RPG Darkstone para celulares e tablets, visitado em 08 de maio de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]