Dartmoor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
High Willhays, o ponto mais alto de Dartmoor e da Inglaterra meridional, a 621 m acima do nível do mar, avistando-se o Yes Tor além.

Dartmoor é uma região de charneca no centro do condado inglês de Devon. Protegido pelo status de Parque Nacional, cobre uma área de 953 km².

Os planaltos graníticos datam do período Carbonífero da história geológica. O pantanal é pontilhado de cumes expostos de colinas graníticas (conhecidos como tors), e que fornecem abrigo para a vida selvagem de Dartmoor. O mais alto ponto da região é o High Willhays, 621 m acima do nível do mar. Toda a região é rica em antigüidades.

Dartmoor é administrado pela National Park Authority, cujos 26 membros são escolhidos dentre os integrantes do Conselho do Condado de Devon, Conselho Distrital local e do governo do Reino Unido.

Partes de Dartmoor têm sido usadas como campo de tiro militar por mais de 200 anos. O público em geral possui amplo acesso às partes restantes e o local é uma destinação turística popular. O Parque foi mostrado no programa de TV Seven Natural Wonders como a principal maravilha da natureza no sudoeste da Inglaterra.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • PYNE, Stephen J. Vestal Fire: An Environmental History, Told through Fire, of Europe and Europe's Encounter with the World. University of Washington Press, Seattle e Londres, 1997. ISBN 0-295-97596-2

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Dartmoor