Darwin (Austrália)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Darwin
Darwin CBD-2005.jpg
Vista parcial de Darwin
Darwin locator-MJC.png
Localização de Darwin na Austrália
Ficha técnica
País Austrália
Estado Território do Norte
Área 112,01km²
População 109 000 (2001)
Densidade hab/km²
Fuso horário UTC/GMT +9:30 hora
Coordenadas Latitude: 12° 23' sul

Longitude: 130° 44' leste

Darwin é a capital do Território do Norte, no litoral norte da Austrália, e conta com uma população de 120 652 pessoas (censo de 2006), sendo a maior cidade do escassamente povoado território.

Darwin tem um clima tropical, e está sujeita a tempestades e ciclones; o primeiro ciclone que atingiu Darwin de que se tem notícia ocorreu em 1867, e grande parte da cidade foi destruída pelo ciclone "Tracy" em 1974. É também a única cidade australiana a sofrer um ataque substancial durante uma guerra: os aviões japoneses bombardearam Darwin durante a Guerra do Pacífico.

Os habitantes originais da área do Grande Darwin são o povo indígena Larraria. Em 9 de setembro de 1838, o HMS Beagle chegou ao porto de Darwin durante seu estudo da área. O oficial John Clements Wickham chamou a região de "Porto de Darwin", em homenagem a Charles Darwin

Darwin tem a maior população relativa de aborígenes de todas as capitais australianas e uma porção significativa da população em Darwin é de imigrantes do Sul e do Leste da Ásia, o que faz com que Darwin seja frequentemente chamada de "capital multicultural da Austrália".

Devido à sua proximidade com a Ásia, Darwin é um importante porto, particularmente em relação à exportação de bovinos, caprinos e minerais. Também é sede de uma grande base do exército da Austrália e de uma instalação naval que dá suporte a atividades de barcos de patrulha do litoral norte da Austrália. Também é importante o turismo.

Mapa de Darwin com seus subúrbios
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Austrália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.