Dasykaluta rosamondae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaDasykaluta rosamondae[1]
Taxocaixa sem imagem
Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [2]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Marsupialia
Ordem: Dasyuromorphia
Família: Dasyuridae
Género: Dasykaluta
Archer, 1982
Espécie: D. rosamondae
Nome binomial
Dasykaluta rosamondae
(Ride, 1964)
Distribuição geográfica
Little Red Kaluta area.png

Dasykaluta rosamondae é uma espécie de marsupial da família Dasyuridae. É a única espécie descrita para o gênero Dasykatula. É um pequeno carnívoro, que mede até 10 cm de comprimento, de hábitos noturnos. O seu habitat são as zonas centrais e secas da Austrália Ocidental.

Características[editar | editar código-fonte]

Os indivíduos medem de 9 à 11 cm de comprimento e pesam cerca de 20 à 40 gramas. Vivem cerca de três anos em cativeiro.

O Kaluta tem uma coloração marrom-avermelhada, com pelo grosso. Na forma do corpo é semelhante aos antequinos, apesar de ter a cabeça e as orelhas mais curtas. Também é um pouco menor que estes animais;

Foi descrito primeiro por Ride em 1964, a espécie foi colocada no gênero Antechinus. No entanto, em 1982 Mike Archer atribuiu-lhe um gênero próprio. Desde então tem-se mostrado mais estreitamente relacionado com o Dibbler (Parantechinus apicalis).

O nome da espécie, rosamondae, é uma referencia para Rosamund Clifford, a famosa amante de Henry II da Inglaterra, que se diz ter tido cabelos vermelhos;

Hábitos alimentares[editar | editar código-fonte]

O Kaluta se alimenta de insetos e pequenos vertebrados. Um hábito notável é sacudir a cauda no ar, quando investiga seu habitat;

Características de reprodução[editar | editar código-fonte]

Os Machos dos Kalutas vermelhos, como várias outras espécies de dasyurideos, morrem logo após o acasalamento em que acontece por volta de Setembro, provavelmente devido ao estresse. Os filhotes nascem após uma gestação de sete semanas e são desmamados em quatro meses de idade.

Habitat[editar | editar código-fonte]

Vivem nos desertos, matagais xéricos do oeste da Austrália;

Distribuição Geográfica[editar | editar código-fonte]

Austrália Ocidental;

Referências

  1. Groves, C.P.. Order Dasyuromorphia. In: Wilson, D.E.; Reeder, D.M. (eds.). Mammal Species of the World. 3. ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2005. 23–37 pp. ISBN 978-0-8018-8221-0. OCLC 62265494.
  2. Burbidge, A. (2008). Dasykaluta rosamondae (em Inglês). IUCN 2014. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2014 Versão 1. Página visitada em 5 de julho de 2014.
Ícone de esboço Este artigo sobre marsupiais, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.