Datas comemorativas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.

Datas comemorativas são datas escolhidas para relembrar eventos históricos, conquistas importantes ou lutas que ainda estão sendo travadas por um grupo. Muitas delas possuem alcance internacional enquanto outras podem ser especificas para um país ou região.

Dependendo da relevância da data para o país, o governo pode declarar feriado ou ponto facultativo.

Internacionais[editar | editar código-fonte]

Dia mundial da paz[editar | editar código-fonte]

Dia Internacional da Paz celebrado em 1 de janeiro, foi declarado pela ONU em 30 de novembro de 1981.

Também conhecido como Réveillon e Ano Novo.

O Dia Internacional da Paz comemora-se também a 21 de setembro.

Dia internacional da mulher[editar | editar código-fonte]

Celebrado anualmente em 8 de março e relembra uma manifestação envolvendo empregadas ocorrida em 1957 na cidade de Nova Iorque por melhores condições de trabalho.

Dia internacional dos direitos do consumidor[editar | editar código-fonte]

Celebrado anualmente em 15 de março para lembrar o ato do presidente americano John Kennedy enviou ao congresso americano uma mensagem em defesa do direito dos consumidores, o que abriu caminho para as atuais leis de proteção ao consumidor.

Dia internacional contra a discriminação racial[editar | editar código-fonte]

Celebrado anualmente em 21 de março para lembrar o Massacre de Sharpeville na África do Sul. Nesta ocasião uma manifestação pacífica de negros foi reprimida duramente resultando na morte de 69 pessoas e 180 feridos.

Dia mundial da água[editar | editar código-fonte]

Celebrado anualmente em 22 de março, instituído pela ONU para lembrar das ações a serem tomadas segundo a Agenda 21.

Dia mundial da saúde[editar | editar código-fonte]

Celebrado anualmente em 7 de abril, instituído pela Organização Mundial da Saúde em 1948 para enfatizar questões de saúde pública.

Dia do trabalho[editar | editar código-fonte]

Celebrado anualmente em 1 de maio e relembra manifestações ocorridas em 1886 e 1881 em Chicago e em Paris de trabalhadores reivindicando a redução da jornada de trabalho para oito horas, ambas duramente reprimidas.

Dia da Cruz Vermelha[editar | editar código-fonte]

Celebrado anualmente em 8 de maio no aniversário do fundador da Cruz Vermelha, Jean Henri Dunant.

Dia Mundial Sem Tabaco[editar | editar código-fonte]

O Dia Mundial sem Tabaco é assinalado anualmente a 31 de maio e visa contribuir para proteger as gerações presentes e futuras, cumulativamente das consequências patológicas devastadoras para a saúde individual e coletiva e também, para proteger da destruição social, ambiental e económica causada pela utilização do tabaco e da exposição ao tabaco, que resulta numa epidemia mundial.

Dia das mães[editar | editar código-fonte]

Celebrado anualmente no segundo domingo do mês de maio no Brasil. Em outros países é celebrado em outras datas fixas ou móveis. Relembra a homenagem que a americana Anna Jarvis fez a sua mãe falecida, homenagem estendida a todas as mães.

Dia mundial do orgulho pagão[editar | editar código-fonte]

Todos que seguem as religiões de perspectiva pagã, ou simplesmente não monoteístas, celebram oficialmente em 23 de setembro. Inclusive no Brasil.

Dia do combate contra a AIDS[editar | editar código-fonte]

Celebrado anualmente em 1 de dezembro, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde para lembrar o combate da AIDS.

Dia internacional do voluntário[editar | editar código-fonte]

Celebrado anualmente em 5 de dezembro, foi instituído em Assembleia Geral da ONU para valorizar o trabalho voluntário.

Dia mundial dos direitos humanos[editar | editar código-fonte]

Celebrado anualmente em 10 de dezembro, foi instituído em Assembleia Geral da ONU. Relembra o aniversário da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Brasileiros[editar | editar código-fonte]

Dia dos Idosos[editar | editar código-fonte]

Celebrado no segundo domingo do mês de março em homenagem aos ensinamentos e contribuições da pessoa da terceira idade. As festas são realizadas com palestras e entregas der presentes aos avós em todo o país desde a sanção da lei 10.741/2003.

Dia da consciência negra[editar | editar código-fonte]

Celebrado anualmente no dia 20 de novembro, relembra a inserção social a luta contra a discrminação dos negros no Brasil. Ocorre no dia da morte de Zumbi dos Palmares em 1695.

Dia das crianças[editar | editar código-fonte]

Celebrado anualmente no dia 12 de outubro. Apesar de ser uma data comemorativa instituída em 1920, passou a ganhar importância atualmente com a relevância para o movimento no comércio.

Independência do país[editar | editar código-fonte]

Celebrado anualmente no dia 7 de setembro relembrando a declaração da independência do Brasil de Portugal que ocorreu em 1822. Nesta data é decretado feriado em todo o país.

Proclamação da república[editar | editar código-fonte]

Celebrado anualmente no dia 15 de novembro relembrando a proclamação da república no Brasil que ocorreu em 1889, encerrando o governo monárquico instaurando a república. Nesta data é decretado feriado em todo país.

Tiradentes[editar | editar código-fonte]

Celebrado anualmente no dia 21 de abril relembrando o martírio de Joaquim José da Silva Xavier, também conhecido como Tiradentes por sua profissão de dentista, condenado a morte na forca por sua participação na Inconfidência Mineira. Nesta data é decretado feriado em todo país.

Profissões[editar | editar código-fonte]

O Brasil adota datas variadas para as diversas categorias profissionais, dos quais:

  • Dia do Administrador - 9 de Setembro, por ser a data de assinatura da Lei n° 4.769, de 9 de Setembro de 1965, que criou a profissão do Administrador.[1]
  • Dia do Advogado - 11 de agosto (por ter sido a data que, em 1827, o Imperador Dom Pedro I instituiu, através de decreto, os primeiros cursos jurídicos no Brasil – em Olinda e São Paulo, comemorado por acadêmicos de Direito como Dia da Pendura).[2] Em Portugal e no resto do mundo é celebrado a 19 de Maio.
  • Dia do Engenheiro Agrônomo - 12 de outubro (dia em que, no ano de 1933, pelo Decreto presidencial nº 23.196, a profissão veio a ser reconhecida no país).[3]
  • Dia do Engenheiro Eletricista - 23 de novembro (dia em que, no ano de 1913, foi fundado o Instituto Eletrotécnico de Itajubá. Várias outras boas escolas de engenharia elétrica foram criadas posteriormente, a maioria das vezes utilizando-se do conhecimento, do exemplo e até dos recursos humanos formados na Escola de Itajubá.). Decretado pela Lei Nº 12.074, de 29 de Outubro de 2009.
  • Dia do Engenheiro - 11 de dezembro, no Brasil.
  • Dia do físico - 19 de maio
  • Dia do Psicomotricista - 19 de abril. Data da fundação da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade

Anos Internacionais da ONU[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Conselho Regional de Administração de Pernambuco (s/d). Dia do Administrador Crape.com.br. Visitado em 12 de dezembro de 2009.
  2. Estudantes de Direito comemoram hoje o “Dia da Pendura iG Colunistas.ig.com.br.
  3. TOSCANO, Luiz Fernando (11 de novembro de 2003). A Agronomia Através dos Tempos Ensaio publicado originalmente em Diário de Votuporanga, Ano 50, n° 12.798 p. 2. in: sítio da UNESP. Visitado em 6 de março de 2009.
  4. 2013: Ano Internacional da Quinoa (em ingles) Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Visitado em 16 de novembro de 2013.