Datcha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Datcha, ou ainda Dacha, (russo: да́ча) é o nome russo para fazenda, casa de campo ou mansão.

Exemplo de uma Datcha moderna - casa de escritor Boris Pasternak

A datcha é uma espécie de casa de campo para ser usada no verão e primavera, se alternando com as casas de inverno, usadas no inverno e no outono.
Muito comuns na Rússia e na ex-URSS, pessoas que moram nas grandes cidades costumam ir para suas dachas nas férias, que costumam ser uma segunda casa, principalmente durante a URSS, onde a população podia usá-las provisioramente, o que trazia conforto à maior parte da população
Algumas ficam a beiras de rios ou lagos, outras em colinas, e outras em meio a bosques, mas sempre em locais abertos com paisagens ricas, utilizada sempre como casa de veraneio.

São famosas aquelas usadas por antigos políticos e autoridades soviéticas, sendo cenário de famosos eventos envolvendo as conhecidas personalidades do país.
Leonid Brejnev, líder soviético por duas décadas, foi envenenado e morreu enquanto esteve em sua datcha, em Novembro de 1982.
O último líder da URSS, Mikhail Gorbachev, foi mantido preso por três dias numa dessas construções durante uma tentativa de Golpe de Estado em agosto de 1991.