Datiloscopista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Datiloscopista é o especialista em realizar a identificação de pessoas através do reconhecimento de impressões digitais. Ou simplesmente: Pessoa especializada em datiloscopia.

Na atualidade, o termo Datiloscopista está em desuso na maioria dos Estados Brasileiros, onde adotaram uma terminologia mais moderna e abrangente em razão das atividades desenvolvidas, que é o termo Papiloscopista.

Datilograma, parte fundamental do trabalho do datiloscopista

Datiloscopia é o processo de identificação humana através das impressões digitais.

A datiloscopia pode ser dividida em civil, criminal, antropologica e clinica:

  • civil: objetiva identificar pessoas para fins civis, para expedição de documento, etc.
  • criminal: identifica pessoas indiciadas em inquéritos, a fim de garantir a real identidade do acusado.
  • antropológica:estuda raças e agrupamentos humanos
  • clínica:estuda as perturbações que se notam nos desenhos papilares como consequência de certas enfermidades ou exercícios de profissões.

Características da profissão[editar | editar código-fonte]

  • 1.São servidores públicos, investidos no cargo em decorrência de lei, vinculados a órgãos policiais, que recebem formação específica e que detêm atribuição para a realização de perícias papiloscópicas, necropapiloscópicas (com a elaboração dos correspondentes laudos), retrato falado, exame prosopográfico, coleta, análise, classificação, revelação, confronto e arquivamento de impressões papilares e de seus fragmentos em locais de crime.
  • 2. Elaboram estatísticas criminais, realizam a identificação humana de vivos e de cadáveres e a identificação de criminosos, emitem certidões de antecedentes criminais, etc, ou seja, atuam nas esferas civil e criminal, indistintamente.
  • 3. A identificação humana por meio das impressões papilares é prerrogativa fundamental na competência dos Órgãos e Institutos de Identificação das unidades da federação. Estes órgãos possuem especialistas na ciência papiloscópica, capazes de referendar cientificamente e juridicamente a identidade de uma pessoa por meio das impressões digitais, fortalecendo as ações de processo civil e de persecução penal.

Exemplos de datiloscopistas[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Datiloscopia no Brasil, artigo Wikipédia.Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Datiloscopia#Brasil.
  2. Fórum Biometria - 5 de fevereiro: DIA DO DATILOSCOPISTA. Disponível em: <http://www.forumbiometria.com/artigos/36-geral/214-5-de-fevereiro-dia-do-datiloscopista-brasileiro.html>.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.