David Bates

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
David Bates
Física
Nacionalidade República da Irlanda Irlandês
Nascimento 18 de novembro de 1916
Local Omagh, Irlanda
Morte 5 de janeiro de 1994 (77 anos)
Local Belfast, Irlanda do Norte
Atividade
Campo(s) Física
Alma mater Queen's University of Belfast
Tese 1938: Recombination in the Upper Atmosphere
Orientador(es) Harrie Massey
Prêmio(s) Medalha Hughes (1970), Medalha de Ouro da RAS (1977)

Sir David Robert Bates FRS[1] (Omagh, 18 de novembro de 1916Belfast, 5 de janeiro de 1994) foi um matemático e físico irlandês.

Nascido em Omagh, no Condado de Tyrone, Irlanda, mudou-se para Belfast com sua família em 1925, frequentando a Royal Belfast Academical Institution. Matriculou-se na Queen's University of Belfast em 1934. Em 1939 ele se tornou um estudante pesquisador de Harrie Massey.

Durante a Segunda Guerra Mundial trabalhou no Admiralty Mining Establishment, onde desenvolveu métodos de proteção de navios de minas ativadas magneticamente.

Trabalhou na University College London, de 1945 até 1951, retornando para o Queen's University of Belfast, onde fundou o Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica. Embora oficialmente aposentado em 1982, continuou a trabalhar no departamento como professor emérito até sua morte.

Suas contribuições à ciência incluem obras seminais sobre a física atmosférica, física molecular e química das nuvens interestelares. Foi nomeado cavaleiro em 1978, por seus serviços à ciência, foi fellow da Royal Society e vice-presidente da Real Academia Irlandesa. Em 1970 recebeu a Medalha Hughes. Foi eleito membro honorário estrangeiro da Academia de Artes e Ciências dos Estados Unidos em 1974.[2]

Bates foi um defensor da paz e um norte-irlandês não sectário. Foi um dos fundadores do Partido da Aliança da Irlanda do Norte.

O prédio da matemática na Queen's University of Belfast foi batizado com seu nome.

Dois prêmios científicos foram criados em sua homenagem:

  • a Medalha David Bates da União Europeia de Geociências é concedida anualmente para contribuições de destaque à ciência dos sistemas planetários e solar[3]
  • o Prêmio David Bates do Instituto de Física é concedido em anos pares para conquistas de destaque em física atômica, molecular, óptica e de plasma.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Nicholas Kurti
Medalha Hughes
1970
Sucedido por
Robert Hanbury Brown
Precedido por
William McCrea e John Ashworth Ratcliffe
Medalha de Ouro da Royal Astronomical Society
1977
com John Gatenby Bolton
Sucedido por
Lyman Spitzer e James van Allen


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.