David Bonneville

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

David Bonneville (Porto, 1978) é um cineasta português..

Biografia e obra[editar | editar código-fonte]

Licenciou-se em som e imagem pela Universidade Católica Portuguesa, e pela Universidade Pompeu Fabra, em Espanha. Ganhou a bolsa por mérito académico da Universidade de Westminster para o mestrado em Argumento e Produção para Cinema e TV. Foi também um dos jovens cineastas seleccionados para o curso de realização do Programa da Fundação Gulbenkian com a Academia Alemã de Cinema de Berlim.

Bonneville vive entre Lisboa, Porto e Londres, onde trabalhou para a BBC. O realizador morou e trabalhou também em Barcelona e Paris. Tem uma carreira como docente tendo sido palestrante e formador na Universidade de Westminster, Universidade Católica Portuguesa, Masaryk University, ETIC - Escola de Tecnologias Inovação e Criação, entre outras.


O Último Banho é um filme cuja ação se desenrola no Douro. Ganhou os Prémios Sophia de Melhor Filme, Melhor Argumento Original e de Melhor Direção Artística nos galardões da Academia Portuguesa de Cinema. O filme venceu ainda o Globo de Ouro para Melhor Atriz de Cinema (Anabela Moreira) e o Prémio GDA Novo Talento (Martim Canavarro). Estreado nos festivais de Tóquio, Mostra de São Paulo e Gotemburgo, venceu ainda vários prémios em Paris, Oslo, Roma, Liverpool, Casablanca, Vancouver e no Festival de Cinema Luso-Brasileiro. No seu elenco principal conta com Anabela Moreira, Margarida Moreira, Martim Canavarro, Ângelo Torres e Miguel Guilherme. Teve várias emissões televisivas em canais públicos e privados em Portugal e no Japão.

Cigano (Palma de Ouro no Mexico Film Festival, Golden Cat no Izmir Film Festival; Prémio de Melhor Ficção no Elche Festival de Cine, Valencia, etc.), foi subsidiado pelo Ministério da Cultura / ICA / RTP. Teve estreia no Festival Internacional de Cinema de Locarno. Esteve nomeado em Guadalajara e SXSW South by Southwest.

Heiko (Melhor Curta Metragem no 24º Mix:Copenhagen Film Festival e Menção Especial no Festival de Slamdance, Park City, Utah, nos EUA). Bonneville foi realizador seleccionado para o Talent Campus no 58º Festival de Berlim, e o seu filme tem distribuição comercial em DVD no Reino Unido com a Peccadillo Pictures.

L'Arc-en-Ciel , estreou no Fantsaporto e foi laureado com o prémio de melhor actriz pelo desempenho de Sofia Ferrão (Festival Internacional de Cinema em Língua Portuguesa). Conta ainda com a interpretação de Carloto Cotta e Ana Moreira. É uma co-produção da Fundação Gulbenkian / RTP2 / David & Golias.

Filmografia seleccionada[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cineasta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.