David Cavallo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
David Cavallo
Nascimento 1951
Nacionalidade estadunidense
Ocupação acadêmico, pesquisador

David Cavallo (6 de novembro de 1951) é um cientista e pesquisador estadunidense no MIT Media Lab e co-dirige o Future of Learning Group ao lado de Seymour Papert. É considerado uma referência mundial no uso de tecnologia na educação.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Formado em ciência da computação pela Rutgers University e com um PhD em artes e ciências pelo MIT, Cavallo trabalhou na década de 1970 em projetos de inteligência artificial na DEC. Foi neste período que ele coordenou a informatização do centro de saúde da Universidade de Harvard e começou a prestar assessoria em países africanos para o uso de computadores na educação.

Ao lado de Nicholas Negroponte, iniciou em 2005 a campanha OLPC (One Laptop per Child ou "Um Laptop por Criança") que visa criar condições para que países pobres ou em desenvolvimento possam informatizar seus estudantes adquirindo laptops especiais de baixo custo (US$ 100 é a proposta).

Cavallo coordenou o projeto na América Latina, Cavallo viveu entre 2006 e 2008 no Brasil, mais especificamente em Salvador, Bahia. O cientista casou-se com a brasileira Alice C. Mello da Fonseca[1] e teve com ela um filho batizado de Aiury, que significa "ajuda" em língua tupi-guarani. Cavallo declarou ainda que seu interesse pelo Brasil veio através da leitura dos livros do educador pernambucano Paulo Freire.

Cavallo atualmente vive na California onde se dedica a projetos em Educação e Tecnologia.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.