David Guetta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
David Guetta
David Guetta at 2011 MMVA.jpg
David Guetta no 2011 MuchMusic Video Awards
Informação geral
Nome completo Pierre David Guetta
Nascimento 7 de novembro de 1967 (46 anos)
Local de nascimento Paris
França
Gênero(s) Electropop, Eletrônica e Electro House
Ocupação(ões) Compositor,Produtor, DJ
Período em atividade 1984 — dias atuais
Gravadora(s) What A Music, Parlophone, Jack Back Records, EMI Music France, Virgin Records, Gum Productions, GUT
Página oficial davidguetta.com

Pierre David Guetta (Paris, 7 de novembro de 1967), conhecido profissionalmente como David Guetta é um músico francês,[1] vencedor de 2 Grammy Awards, atuando no gênero de música house, sendo produtor musical e DJ, de ascendência judaico-marroquina, nascido em Paris, em 7 de novembro de 1967. Em 2005, seu single "The World is Mine", que contém um sample da canção dos Simple Minds "Someone Somewhere In Summertime", liderou as paradas de dança européia. Vocal para suas canções têm sido realizados por uma variedade de artistas notáveis, incluindo Chris Willis, Cozi Costi, Kelly Rowland, Akon e Will.i.am. David Guetta também anunciou que fará parcerias com Britney Spears, Rihanna e também com Madonna, na qual já ajudou a fazer um remix da música "Revolver", presente na compilação de Celebration.

Em 2009, Guetta colaborou na produção da canção "I Gotta Feeling", do grupo The Black Eyed Peas de seu álbum The E.N.D. Um remix da canção também está incluído no seu penúltimo álbum One Love. Ele também fez 2 remixes de outro single do álbum, "Boom Boom Pow", como "Boom Boom Guetta" e "Boom Boom Wow".

Em 2008, ele foi eleito o 5° DJ mais popular do mundo e o mais popular DJ de Eletro pop pela DJ Magazine britânico. Já em 2009 ele conseguiu subir duas posições, sendo eleito o 3º DJ mais popular do mundo, atrás apenas de Tiësto e Armin Van Buuren. No ano de 2010, subiu mais uma posição, alcançando o lugar de 2º DJ mais popular do mundo. Em 2011 ele alcançou o 1º lugar da tabela de DJs mais populares do mundo pela "DJ Magazine".

Guetta já vendeu mais de três milhões de álbuns e 15 milhões de singles no mundo.[2] Ele é atualmente um dos mais procurados produtores de música. [3]

Carreira[editar | editar código-fonte]

1984-2000 Início da carreira[editar | editar código-fonte]

Aos 17 anos Guetta iniciou mixando na Broad Club em Paris. Ele primeiro mixou sons populares e descobriu casas de músicas quando ouviu Farley Master Funk, tocada na Rádio Francesa em 1987. No próximo ano ele começou a hospedar nas suas baladas. Em 1990 lançou "Nation Rap", uma colaboração hip-hop com o rap francês Sidney Duteil.

No meio de 1990 Guetta tocou em clubes como Le Centrale, The Rex, Le Boy e Folies Pigalle. Em 1994 lançou a sua segunda música, uma colaboração com o vocalista Robert Owens, com o nome de "Up & Away", foi o menor hit de clube. Em 1994, David Guetta tornou-se o gerente do clube noturno Le Palace e continuou a organizar festas em outros clubes, tal como as "festas de grito" em Les Bains Douches.

Álbum de estreia e sucesso[editar | editar código-fonte]

Em 2001, David Guetta e Joachim Garraud fundaram Gum Productions e no mesmo ano Guetta produziu o primeiro hit single "Just a Little More Love", com cantor americano Chris Willis e produzido por Garraud. O Álbum de estréia de Guetta Just a Little More Love foi lançado em 2002 pela Virgin Records e vendeu mais de 250.000 cópias. O single, "Love Don't Let Me Go", foi lançado em seguida também em 2002. Outros singles do álbum incluem "People Come, People Go", com Chris Willis e "Give Me Something", com Barbara Tucker.

O segundo álbum de Guetta, Guetta Blaster, foi lançado em 2004 e continha o Dance número 1 nos E.U.A "The World is Mine" com DJ Davis. Em 2006, foi lançado "Love Don't Let Me Go (Walking Away), um mash-up que contém a canção "Love Don' Let Me Go", lançada originalmente em 2002 por Guetta, e um remix feito pelo DJ Tocadisco de "Walking Away" da banda The Egg. O single, chegou ao 3º lugar no Reino Unido.

2007-2008: Pop Life[editar | editar código-fonte]

Guetta apresentando em Maio de 2007

Em 2007, o terceiro álbum de Guetta, Pop Life, foi lançado. O álbum foi bem sucedido no Reino Unido e Irlanda, assim em toda Europa. O single "Love Is Gone" alcançou o número 1 no "American Dance Chart" e nas paradas da Billboard Hot 100. Ele tocou em muitos países ao redor do mundo para promover seu álbum. Em janeiro de 2008 tocou em Maurício , acompanhado pelo rapper francês JoeyStarr do grupo de rap francês NTM. Ele se apresentou com Tiësto, Carl Cox, Joachim Garraud e Martin Solveig na frente de 40.000 espectadores.

2009-2010: One Love[editar | editar código-fonte]

David Guetta lança seu quarto álbum de estúdio, One Love, que foi lançado oficialmente para a loja iTunes em 21 de agosto de 2009, e foi lançado em CD em 24 de agosto de 2009 na Europa e em 25 de agosto nos Estados Unidos.

Seu primeiro single "When Love Takes Over", que contou com Kelly Rowland, alcançou a posição # 1 no UK Singles Chart e liderou muitos outros países em todo o mundo. Seu segundo single do álbum, "Sexy Bitch", com Akon, tornou-se seu segundo # 1 no Reino Unido. "One Love", com Estelle, "Memories", com Kid Cudi e "Gettin' Over", com Chris Willis, Fergie e LMFAO seguido. A partir de maio de 2011, o álbum vendeu três milhões de cópias em todo o mundo.[4] A canção "When Love Takes Over" com Kelly Rowland recebeu duas indicações, Melhor Gravação Dance e Melhor Gravação Remixed, Non-Classical, e venceu o último. Depois de conflitos sobre se ou não um álbum re-edição deverá ir em frente, One More Love foi lançado em 29 de novembro de 2010. O primeiro single, intitulado "Who's That Chick?" com Rihanna foi lançado algumas semanas antes.[5]

Em 16 de junho de 2009, David Guetta produziu a música "I Gotta Feeling" do The Black Eyed Peas, como seu segundo single de seu quinto álbum de estúdio, The E.N.D.. Tornou-se um hit mundial no topo das paradas em dezessete países. Tornou-se a música mais baixada de todos os tempos nos Estados Unidos com quase 7,5 milhões de downloads e no Reino Unido vendendo mais de 1 milhão de cópias.[6] [7] Ele foi indicado duas vezes para seu trabalho com The Black Eyed Peas em os Prêmios Grammy 52; no registro categoria do Ano para "I Gotta Feeling" e Álbum do Ano para o seu álbum The END. Em 2010, David Guetta coescreveu e produziu a canção Commander de Kelly Rowland de seu terceiro álbum Here I Am. Chegou a ser número um na Billboard Hot Dance Club Songs Chart nos Estados Unidos, e chegou a dez posições na Bélgica e no Reino Unido. Guetta também coproduziu "Forever and a Day", que era do Reino Unido ao lado de Kelly único desse álbum. [8] Em 28 de Junho 2010 o rapper americano Flo-Rida lançou o single "Club Can't Handle Me", com David Guetta. A canção está incluída no álbum da trilha sonora do filme 3D Step Up 3D.

2011-presente: Nothing but the Beat[editar | editar código-fonte]

Seu quinto álbum de estúdio foi lançado em 30 de agosto de 2011. Lançado como um álbum duplo, um disco eletrônico e outro com vocais.[9] O DJ francês inspirou-se em bandas de rock como Kings of Leon e Coldplay para adicionar influências de rock para suas produções de dança.[10] "Where Them Girls At com Nicki Minaj e Flo Rida foi lançado mundialmente sendo primeiro single do álbum no dia 02 de maio de 2011.[11] [12] O álbum também apresenta o hit single "Sweat" com Snoop Dogg. Guetta também lançou três singles promocionais para Nothing But the Beat, "Titanium" com Sia, "Lunar" com Afrojack e "Night of Your Life" com Jennifer Hudson.

"Little Bad Girl" com Ludacris e Taio Cruz foi lançado como segundo single em 28 de julho de 2011.[13] O terceiro single "Without You" com Usher foi lançado em 27 de setembro de 2011. No fim de 2011 lançou "Turn Me On", novamente com Nicki Minaj, além de lançar como single oficial "Titanium", devido ao sucesso como single promocional. No início de 2012, lançou como sexto single "I Can Only Imagine", parceria com Chris Brown e Lil Wayne,e com samples de "Save the World" (Swedish House Mafia) e "Titanium", a canção "Laserlight", para a cantora Jessie J.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Guetta e sua esposa Cathy em janeiro de 2012 no NRJ Music Awards.

Seu pai era dono de restaurante de ascendência Judaica,[14] e sua mãe é de ascendêcia Belga.[15] [16] [17] David Guetta era casado com Cathy Guetta, segundo o site da Univison , não há motivos para o divórcio . E o casal tem dois filhos, Tim Elvis (nascido em 2004) e Angie (nascida em 2007).[18] Ele é também o meio-irmão do jornalista Bernard Guetta.

Afiliações de David Guetta[editar | editar código-fonte]

Estas são algumas das parcerias do francês nas suas produções e nos seus remixes tocados ao vivo nas boates:

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ano Detalhes do Álbum Singles Participação
2002 Just a Little More Love
  1. "Just a Little More Love"
  2. "Love Don't Let Me Go"
  3. "People Come People Go"
  4. "Give Me Something"
  1. Chris Willis
  2. Chris Willis
  3. Chris Willis
  4. Barbara Tucker
2004 Guetta Blaster
  • Lançamento: 7 de Junho
  • Gravadora(s): Virgin Records
  • Formato(s): LP, CD, Download
  1. "Money"
  2. "Stay"
  3. "The World Is Mine"
  4. "In Love With Myself"
  1. David Bowie
  2. Chris Willis
  3. JD Davis
  4. JD Davis
2007 Pop Life
  • Lançamento: 18 de Junho
  • Gravadora(s): Virgin Records
  • Formato(s): LP, CD, Download
  1. "Love is Gone"
  2. "Baby When the Light"
  3. "Delirious"
  4. "Tomorrow Can Wait"
  5. "Everytime We Touch"
  1. Chris Willis
  2. Cozi Costi
  3. Tara McDonald
  4. Chris Willis & Tocadisco
2009 One Love
  • Lançamento: 21 de Agosto
  • Gravadora(s): Virgin Records
  • Formato(s): LP, CD, Download
  1. "When Love Takes Over"
  2. "Sexy Bitch"
  3. "One Love"
  4. "Memories"
  5. "Gettin' Over You"
  6. "Who's That Chick?"
  1. Kelly Rowland
  2. Akon
  3. Estelle
  4. Kid Cudi
  5. Chris Willis, Fergie & LMFAO
  6. Rihanna
2011 Nothing But the Beat
  • Lançamento: 26 de Agosto
  • Gravadora(s): Virgin Records
  • Formato(s): LP, CD, Download
  1. "Sweat"
  2. "Where Them Girls At"
  3. "Little Bad Girl"
  4. "Without You"
  5. "Titanium
  6. "Turn Me On"
  7. "I Can Only Imagine"
  1. Snoop Dogg
  2. Flo Rida & Nicki Minaj
  3. Taio Cruz & Ludacris
  4. Usher
  5. Sia Furler
  6. Nicki Minaj
  7. Chris Brown & Lil Wayne

Prêmios e Nomeações[editar | editar código-fonte]

Grammy Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Indicação Categoria Resultado
2010[19] "I Gotta Feeling" (por The Black Eyed Peas) Gravação do Ano Indicado
One Love Álbum Dance / Eletrônica Indicado
"When Love Takes Over"(part. Kelly Rowland) Gravação Dance Indicado
"When Love Takes Over (Electro Extended Remix)" (part. Kelly Rowland) Gravação Remixada, Não Clássica Venceu
2011[20] "Revolver (One Love Club Remix)" (com Afrojack) Venceu
2012[21] "Sunshine" (part. Avicii) Gravação Dance Indicado
Nothing But the Beat Álbum Dance / Eletrônica Indicado

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

David Guetta durante sua turnê "One Love Tour", no México.
  • Em 2005, depois de dominar os rankings musicais de toda a Europa com o lançamento "The World is Mine", David foi convidado a participar de um comercial para um gel de cabelo da marca L'Oréal, para que o grande público que não era muito assíduo a música eletrônica o conhecesse. [22]
  • Em 2011, a Paritzan Films e a Deviant Ventures Pictures, com o patrocínio da Burn (energético), produziram "David Guetta- Nothing but the beat: The movie", um documentário que fala sobre a trajetória do DJ, desde quando era completamente desconhecido até virar uma super estrela global, com a participação dele e de alguns cantores e rappers com quem ele trabalhou, como Usher, Will.I.am e Snoop Dogg. O filme foi pré-lançado em 17 de setembro, na França, e, nos meses seguintes, nos cinemas e na TV em 22 países. Em 4 de abril de 2012, o filme estreou em seu canal oficial no YouTube. [25]
  • Em 12 de outubro de 2011, David Guetta foi vítima de um falso boato que afirma que ele teria morrido em um acidente automobilístico. Como resposta, ele negou o boato e postou no seu Twitter um link com um videoclipe da música Stayin' Alive dos Bee Gees. [26]

Referências

  1. Jeffries, David (2008). David Guetta: Biography allmusic. Página visitada em 09-01-2011.
  2. Otter, Charlotte (22 October 2010). Music Week – Music Week – Music business magazine – F*** Me I'm Famous goes global Music Week. Página visitada em 2010-10-23.
  3. David Guetta: the man taking dance music into the US chartsThe Guardian 1 June 2010
  4. David Guetta confirms new single and album | EMI Music EMI (5 May 2011). Página visitada em 2011-05-14.
  5. Rihanna, Doritos Unveil Interactive Musical Experience for Fans Worldwide; Features Debut of New... – PLANO, Texas, 19 Oct. /PRNewswire/ Prnewswire.com. Página visitada em 2011-08-03.
  6. Whitworth, Dan (21 June 2010). Black Eyed Peas set downloads record BBC News. Página visitada em 2010-08-14.
  7. Mason, Kerri (15 August 2010). David Guetta: Inside His Latest Hit Parade, 'Nothin But the Beat' Billboard.com. Página visitada em 2011-08-15.
  8. Posted By: Sam (18 August 2010). Exclusive: Kelly Rowland – ‘Forever And A Day’ (New UK Single) | ..::That Grape Juice // ThatGrapeJuice.net::.. || Thirsty? Thatgrapejuice.net. Página visitada em 2011-08-03.
  9. David Guetta Announces New Album "Nothing But the Beat" Astralwerks (22 June 2011). Página visitada em 2011-06-23.
  10. "DAVID GUETTA INSPIRED BY KINGS OF LEON", 23 August 2010.
  11. Graff, Gary. "David Guetta Teams with Flo Rida, Nicki Minaj for 'Where Them Girls At", Billboard, Prometheus Global Media, 10 May 2011. Página visitada em 2011-05-10.
  12. Cochrane, Greg. "David Guetta employs 'investigator' over song theft", Newsbeat, BBC News, 4 May 2011. Página visitada em 2011-05-10.
  13. Corner, Lewis (10 May 2011). David Guetta confirms next single – Music News – Digital Spy Digital Spy. Hachette Filipacchi UK. Página visitada em 2011-05-10.
  14. Mas, Isabelle. "Mon moteur, c'est la musique et le plaisir", L'expansion.com, L'express.fr, 1 April 2002. Página visitada em 2009-12-29. (em French)
  15. Tomorrowland heeft een headliner te pakken (em dutch) Clint.be. (21 February 2011). Página visitada em 22 September 2011. "David Guetta, the French house DJ, who accidentally has another important link with Belgium - his mother is Belgian"
  16. David Guetta ook dit jaar op Tomorrowland (em dutch) Knack. (22 february 2011). Página visitada em 22 September 2011.
  17. Robrecht van Goolen (23 oktober 2010). Super DJ David Guetta gaf exclusieve show op Legendz in Luik (em dutch) Sterrennieuws.. Página visitada em 22 September 2011. "...de moeder van Guetta is afkomstig van Luik."
  18. "Cathy et David Guetta à nouveau parents", 24 September 2007. (em French)
  19. Grammy Awards 2010 Dancemusic.about por DJ Ron Slomowicz (2010 Dance Grammy Winners Announced) (31/01/10).
  20. Grammy Awards 2011 grammy.com (13/02/11).
  21. Grammy Awards 2012 grammy.com (21/02/12).
  22. Biografia de David Guetta Letras.com.br (2 April 2009). Página visitada em 2011-10-19.
  23. http://www.djmag.com/
  24. DJ francês David Guetta vai desenvolver "DJ Hero 2" Terra Games Brasil (04 January 2010). Página visitada em 2011-10-19.
  25. Filme de David Guetta quer que você ache ele o máximo Bate estaca (Portal Vírgula/UOL) (25 August 2011). Página visitada em 2011-10-19.
  26. "Após boatos de morte, David Guetta reaparece no Twitter", Terra Brasil, 13 October 2011. Página visitada em 2011-10-19.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre David Guetta