David Haller

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
David haller
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição X-Men #1
(setembro de 1963)
Criado por Stan Lee
Jack Kirby
Nome completo David Haller xavier
Espécie Humano Mutante
Terra natal Nova York, E.U.A.
Parentesco Professor X (pai)
Gabrielle Haller (mãe)<
Personagem de X-Men
Codinomes conhecidos Legião
Habilidades Telepatia;
Telecinese;
Pirocinese.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

No universo dos quadrinhos Marvel, David Haller é o mutante conhecido como Legião, filho de Charles Xavier.

História[editar | editar código-fonte]

David é filho de Charles Xavier, o fundador de equipes mutantes X-Men e Novos Mutantes, e de Gabrielle Haller, a israelense , embaixadora da Grã-Bretanha. Charles e Grabrielle tiveram um romance em Israel, mas quando partiu não sabia que Gabrielle estava grávida de um filho seu. Haller ocultou o fato de Xavier ser o pai de seu filho. Xavier só foi saber que David era seu filho mais tarde. Quando David e sua mãe viviam em Paris, foram atacados por uma equipe de terroristas, que matavam cada Israelense que pudessem achar. Mataram o padrinho de David, Daniel Shomron, diante de seus olhos. Com o Terror diante de David, fez que seus poderes telepáticos despertassem, ele incinerou os cérebros dos assassinos. No entanto, acabou sentindo os pensamentos e emoções de suas vítimas morrendo. Todo este horror traumatizou David, deixando-o num estado catatônico. Nisto, a consciência do líder dos terroristas, Jemail Karami, foi absorvida na mente de David, fundindo as duas mentes.

Outras personalidades[editar | editar código-fonte]

Embora Karami recuperou o próprio sentido de si, sua consciência permaneceu presa na armadilha dentro da mente do David. Karami descobriu que ele ganhou controle do mutante David, e usou o poder telepático para ler a mente de David. Karami assim descobriu que David era essencialmente uma pessoa pura e inocente. Karami então leu as mentes de Gabrielle Haller e outros, e assim ganhando um entendimento, Karami decidiu restaurar a mente do David ao estado normal. O terrível trauma que David havia sofrido acabou lascando a personalidade do David em múltiplas personalidades. Cada uma destas várias personalidades controlaram um poder psíquico diferente. A natureza da maioria destes poderes é até agora desconhecida. Karami começou reintegrar estas personalidades de David. No entanto, algumas destas personalidades resistiu os esforços de Karami, e dois provaram ser oponentes particularmente formidáveis: Jack Wayne, um adulto aventureiro, que controla seus poderes telepáticos, e Cyndi, uma menina rebelde e temperamental que controla os poderes de pirocinésia de David. Wayne era especialmente hostil, e pretendia destruir a consciência de Karami para conservar a própria existência dentro da mente de David. Karami acabou travando uma guerra com Wayne, onde acabou fazendo uma mistura insana na cabeça de David, com Paris (de memórias de infância do David) e Beirute (de memórias do Karami). Nesse ponto David é um pirocinético e telepata poderoso (rivaliza com Charles Xavier e não ganha apenas por falta de experiência), então, quando essas personalidades fogem ao controle, Gabrielle chama Xavier, conta tudo e pede ajuda. Xavier com a ajuda dos novos Mutantes entra na mente de David e com mutio custo e sofrimento consegue por certa ordem na casa (participaçao especial de Illyana e Shian).

Isso tudo acontece quase junto com a chegada de Beyonder na Terra e as guerras secretas.

Muito tempo depois, o chefe dos terroristas consegue recuperar a psique de David e esse se desenvolve muito rapidamente e extirpa todas as outras personalidades, seus poderes evoluem muito, tendo uma tepepatia maior que a de Xavier ou Exodus, e uma telecinésia maior que a da Jean Grey, desenvolve outros poderes, entre eles o de gerar campos de força poderosíssimos e de fazer viagens no tempo.

Ele começa a pensar em como ajudar seu pai e chega a uma terrivel conclusao: voltar no tempo e matar Magneto antes que ele se torne o radical que é hoje. Depois de uma luta (Massacre contra os X-Men) ele volta ao passado, onde Charles e Magnus trabalhavam no hospital e tratavam Gabrielle e outros que sofreram horrores na Segunda Guerra.

Ororo, Homem de Gelo, Bishop e Psylocke vão junto com David ao passado na sua "cauda psiônica" a mudança que David estava se propondo a fazer no passado já tinha consequências no futuro.

Uma cristalização começou a acontecer no universo a partir do cristal micraan e toda a existência começou a deixar de existir. Isso levou o Império Xiar e até os vigias a irem a Terra. Enquanto isso no passado David ja recuperado da viagem ataca Magnus, porém, Xavier como bom amigo se joga na frente do disparo e desmaia. Os X-Men que estavam no passado, alertados por Cable, Jean e Xavier no futuro, também despertam e tentam impedir David (com grande atuação do Homem de Gelo) mas todos são derrotados.

David está prestes a dar o golpe final em Magnus, que também não pode ser rival para David,ja que é inexperiente. Então Xavier faz o que não poderia deixar de fazer em um caso como esse, ele se interpõe entre Magnus e David e leva o golpe fatal.

Xavier morre nos braços de Magnus.

Então inicia-sse um paradoxo temporal. Se Xavier está morto, então David não poderia nascer e os X-men nunca se formariam, então esse desaparecem no fluxo (exceto Bishop, que já é uma anomalia temporal, ele fica la ,mas tem sua mente afetada) no nosso presente a cristalização chega a terra e todos tem poucos segundo pra fazer o que tem de fazer, ai temos o beijo de Vampira e Gambit,a confissão de Scott e Hean para Cable de que sao eles que o criaram no futuro e uma emocionante despedida de Xavier a seus pupilos, o universo como conhecemos nao existe mais. Então nasce a Era de Apocalipse.

No fim das contas Bishop volta no tempo através do micraan e volta a cena do ataque final de David, ele observa ele mesmo inclusive, pega o punho de David e enfia nele, mostra tudo que aconteceu por causa dos atos de David, os horrores da Era do Apocalipse, dessa forma um arrependido David e esse Bishop que viveu a Era do Apocalipse morrem juntos.

Restauração[editar | editar código-fonte]

Quando David, ainda na adolescência, se mostrava num estado catatônico e autista, sua mãe o levou para ser tratado pela Dr. Moira MacTaggert, uma famosa cientista empenhada no estudo dos mutantes, e uma colega de longa data de Charles Xavier. David começou a manifestar suas capacidades incontrolavelmente psíquicas no mundo real, e absorveu as forças psíquicas de dois amigos de MacTaggert, Tom Corsi e Sharon Friedlander. MacTaggert chamou Xavier ao seu centro de pesquisa na Ilha Muir, e ele trouxe com ele vários dos Novos Mutantes, incluindo Cypher, Miragem, e Lupina. David absorveu as consciências de MacTaggert e Lupina na sua mente. Xavier tentou investigar a mente do David, com o auxilio da Miragem. A mente do David então, absorveu as psiques de Cypher e de Gabrielle Haller, e as psiques astral de Xavier e Miragem seguiu-os na mente do David. E estando na mente de David, que Xavier descobriu que David era seu filho e que as múltiplas personalidades o chamavam de Legião (uma citação Bíblica). Todas essas consciências reteve suas existências independentes dentro da mente de David. Estes recém-chegados associaram-se com Wayne e Cyndi contra Karami. No entanto, Miragem preveniu Wayne de destruir Karami, que contou a Gabrielle Haller como tinha tentado ajudar David. Trabalhando com o relutante Wayne, Miragem e Karami completaram a tarefa de restaurar o estado normal da mente do David, e Miragem e Karami retornaram as consciências absorvido (incluindo a própria Miragem) de volta aos próprios corpos. (Desde que o corpo de Karami estava morto, sua psique permaneceu dentro da mente do David). No entanto, Karami foi incapaz de integrar as personalidades de Wayne e Cyndi, e então permaneceram como personalidades separadas dentro da mente do David. Wayne e Cyndi às vezes falavam com às pessoas no mundo real por David, como podia Karami, cuja consciência também permaneceu uma entidade independente dentro da mente do David. No entanto, David já não era mais autista, e sua personalidade normal tinha o controle da sua mente e corpo. Desde que havia sido autista por metade de sua vida, a personalidade dominante do David era de um rapaz de dez anos, a mesma de como era antes dele sofrer o trauma. Aparentemente o conflito dentro de mente do David entre suas personalidades afetou sua fisionomia, o que explica sua aparência rara.

magnetix a saga completa gratis

Um futuro alternado, a "Era do Apocalipse", foi criado quando Legião voltou no tempo para matar Magneto antes dele se opor ao sonho de Xavier, mas em vez disso Legião acabou inadvertidamente matando Xavier. Tornou-se a tarefa de Bishop dos X-Men, pôr as coisas em ordem, sendo a única pessoa capaz de lembrar-se dos acontecimentos. Quando Bishop voltou no tempo justo antes da morte do Xavier, ele usou o próprio poder do Legião para força-lo a ver o estrago que ele tinha causado por acidentalmente matar seu pai. A energia liberada ao fazer isto era tão intensa que só um deles pode sobreviver, e assim Legião morre. Desde que Bishop assim tinha prevenido Legião de matar Xavier, a linha cronológica normal dos X-Men estava segura.

Poderes[editar | editar código-fonte]

David é um mutante nível ômega com vários poderes psiônicos e que sofre de Múltiplas Personalidades, Jemail Karami, Jack Wayne e Cyndi:

  • Jemail Karami, uma de suas personalidades tem o poder de telepatia, capaz de ler mentes e projetar seus pensamentos nas mentes dos outros.
  • Jack, um telecinético, capaz de levitar objetos e criar campos protetores de força impenetráveis ao redor de si.
  • Cyndi com seu poder de pirocinésia, é capaz de "criar" fogo.

Por um tempo, David dominou sua personalidade, mas não pode controlar estes poderes, ele conseguiu finalmente tomar controle de seus poderes quando viajou ao passado.

Recentemente, foi visto que Legião possui Milhares, talvez milhões, de novas personalidades. Cada personalidade possui um poder diferente, entre eles o poder de manipular a realidade em escala universal!

X-Men: Legacy[editar | editar código-fonte]

David, Ruth Aldine (Olhos Vendados), Luca Aldine e Charles Xavier são personagens principais nessa história. Em X-Men: Legacy 004; David e Ruth Aldine começam a namorar.