David Leestma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
David Leestma

Astronauta da NASA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Nascimento 6 de Maio de 1949 (65 anos)
Muskegon, EUA
Missões STS-41-G, STS-28, STS-45
Insígnia
da missão
STS-41-G patch.pngSts-28-patch.pngSts-45-patch.png

David Cornell Leestma (Muskegon, 6 de maio de 1949) é um ex-astronauta norte-americano, veterano de três missões espaciais.

Primeiro da turma em sua classe da Academia Naval dos Estados Unidos, onde formou-se em engenharia aeronáutica em 1971, Leestma foi piloto de jatos F-14 Tomcat baseado no porta-aviões USS John Kennedy.

Entrou para o corpo de astronautas da NASA em 1980 e foi ao espaço pela primeira vez em outubro de 1984, na missão STS-41-G da nave Challenger, permanecendo oito dias em órbita. Esta foi a primeira missão com sete tripulantes e que levou o primeiro canadense ao espaço, Marc Garneau. Leesma passou três horas e meia no espaço com a astronauta Kathryn Sullivan em atividades extra-veiculares.

Segundo voo, STS-28 Columbia, em agosto de 1989, foi uma missão com carga secreta do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, com a duração de cinco dias.

Sua última missão foi em março de 1992, na nave Atlantis, STS-45, onde durante nove dias foram realizadas várias experiências científicas, químicas, físicas e de estudos atmosféricos da Terra.

Leestma acumulou um total de 532 horas no espaço como astronauta e hoje exerce a função de assistente-chefe do programa OSP (Orbital Space Plane), um programa de desenvolvimento de protótipos de naves não-tripuladas de resgate e/ou envio de suprimentos a tripulações da ISS, no Centro Espacial Johnson, em Houston.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]