David Parnas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
David Parnas
Ciência da computação
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Nascimento 10 de fevereiro de 1941 (73 anos)
Local Plattsburgh, Nova Iorque
Atividade
Campo(s) Ciência da computação
Orientado(s) Richard Lipton

David Lorge Parnas (Plattsburgh, 10 de fevereiro de 1941) é um cientista da computação dos Estados Unidos, pioneiro na área de engenharia de software, e que desenvolveu o conceito de desenvolvimento modular e os fundamentos do que atualmente se conhece por programação orientada a objeto.

Carreira[editar | editar código-fonte]

David obteve seu doutorado em engenharia elétrica na Universidade Carnegie Mellon e trabalhou no mesmo local como professor por vários anos. Também lecionou na Universidade da Carolina do Norte (Chapel Hill, Estados Unidos), Universidade Técnica de Darmstadt (Darmstadt, Alemanha), Universidade de Victoria (Colúmbia Britânica, Canadá) e Universidade de Queen (Ontário, Canadá). Em 1991, foi para a Universidade McMaster em Hamilton, Canadá. Desde 2002, David trabalha na Universidade de Limerick em Limerick, Irlanda.

Ativismo técnico[editar | editar código-fonte]

Parnas posicionou-se publicamente contra ao programa militar estado-unidense Iniciativa Estratégica de Defesa em meados da década de 1980, argumentando ser impossível escrever um aplicativo confiável o suficiente para prevenir um ataque nuclear.

Prêmios e honras[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.