David de Mendonça Portes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Davidportes.jpg

David de Mendonça Portes (Bom Jesus do Itabapoana,[1] ) é um empresário e palestrante brasileiro na área de marketing.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Referência para executivos de todo o mundo, David Portes ganhou destaque nas ruas do centro do Rio de Janeiro ao criar irreverentes estratégias de marketing para aumentar as vendas de sua banca de doces e conquistar mais de 5000 clientes cadastrados. Ao fazer citações como "venda tem que ser transparente” ou “quando o vendedor é bom, o cliente vai atrás dele, onde quer que ele esteja", David apresenta estratégias tão eficazes que se tornou requisitado por empresas e universidades nacionais e internacionais para dar palestras sobre o assunto. Entre os temas abordados nas apresentações, com duração de cerca de uma hora e meia, estão motivação, empreendedorismo, liderança e investimento.

Com 53 anos, 10 de carreira como palestrante e uma história de vida emocionante, David Portes, também conhecido como "David, The Camelot", estudou apenas até a antiga sétima série do ensino fundamental, trabalhou na lavoura de cana-de-açúcar e seu sucesso teve início no final dos anos 80, quando veio para o Rio de Janeiro, perdeu o emprego e a casa onde morava na favela da Rocinha. Com R$ 12,00 que pediu emprestado a um amigo, comprou doces para vender no sinal e logo descobriu sua vocação de vendedor.

David investiu então em uma barraca de doces no centro do Rio, que funciona até os dias de hoje, com serviços bastante diferenciados como atendimento por telefone ou pela internet, promoções e ações que estimulam a participação da clientela.Abriu também a DMarketing, agência de comunicação que oferece diversos serviços na área da publicidade e de mídia.

O prêmio internacional World Business de 2007/2006 como Palestrante Revelação rendeu à David Portes o reconhecimento mundial pelo seu trabalho e palestras assim como a designação de David Portes,"The Camelot".

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

A história de David Portes, nascido em 1957 no Espírito Santo, é parecida com a de tantos brasileiros nascidos na roça. A grande ousadia estava na diferença deste homem de construir uma trajetória vitoriosa. David percebeu que só sairia da miséria arriscando. O ponto de partida foi há 25 anos, com o equivalente a 12 Reais emprestados. Foi com essa quantia que David comprou meia dúzia de doces, ao invés de comprar o remédio para sua esposa grávida.

Gênio do Marketing mundial[editar | editar código-fonte]

Começava, ali na calçada, a surgir um gênio do marketing mundial. Autodidata, jamais freqüentou um cursinho ou uma faculdade. Aliás, só estudou até a 7ª série, mas suas estratégias são tão eficazes que o mundo empresarial já há muito tempo vem se rendendo ao carioca marketeiro. David “The Camelot” Portes está entre os maiores consultores/palestrantes do Brasil na área de marketing/vendas. Alguns anos atrás o papa do marketing mundial, Sr. Phillip Kotler, citou o caso de sucesso de David em uma de suas apresentações nos EUA. Hoje seu nome é ligado ao gênio da comunicação brasileira Sr. Sílvio Santos, por se tratar de uma história similar.

Banca do David[editar | editar código-fonte]

A banca do David surgiu em 1986, com o intuito de melhor atender seus clientes e oferecer novos produtos. O segredo de uma empresa, diz David, é saber lidar com o cliente. Por isso, devemos inventar a todo instante.

Início da carreira como palestrante de motivação empresarial[editar | editar código-fonte]

David Portes foi descoberto pelo empresário e professor Sr. José Carlos Teixeira Moreira do Instituto de Marketing Industrial no ano 2000. David recebeu o convite do Instituto para dar uma palestra a um grupo formado pelos 180 maiores empresários do Brasil. Depois desta primeira palestra, seu nome ficou perpetuado no cenário empresarial. Desde então ele já ministrou mais de 900 palestras em todo o Brasil, EUA e Japão.

Marketing Promocional[editar | editar código-fonte]

Em Março de 2010, David Portes ingressou em uma nova fase na sua carreira de empreendedor; mais especificamente, na área da publicidade promocional. A partir de sua experiência como vendedor de rua, David resolveu investir em uma nova proposta de marketing cada vez mais destacada no mercado, que é a publicidade de guerrilha, uma tendência comum na Europa e Estados Unidos da América do Norte, de chamar a atenção do público consumidor de um modo não-convencional. Apesar de um ano de existência, a DMarketing já tem veiculado campanhas de bastante visibilidade no Rio de Janeiro, como a bolada para o Shopping Nova América, em que o Papai Noel chegava de metrô e descia na estação Del Castilho, conectada ao shopping, sem falar em uma bela ação também no metrô carioca, em que cerca de vinte atores misturados entre os passageiros começavam a cantar cantigas de Natal, contagiando a todos no vagão. Em diversas entrevistas, David deixou claro que quer ampliar sua filosofia de vendas para o mundo da publicidade.

Filosofia de Vida de David Portes[editar | editar código-fonte]

O sorriso[editar | editar código-fonte]

O sorriso é o único idioma igual em todo o mundo. Um sorriso abre as portas e ajuda a abrir carteiras. E, o melhor de tudo, o sorriso é grátis e ajuda a melhorar a vida de todos.

O cliente[editar | editar código-fonte]

Trato o cliente como ele merece: com todo o carinho e respeito, pois sem ele nada ganho, nada sou. O cliente tem sempre razão, ele está sempre certo.

A ousadia[editar | editar código-fonte]

Quem chega primeiro, bebe sempre água limpa. Quem chega depois, bebe água suja. Na vida, tem de ousar. Não adianta ficar se protegendo. Quem se protege, se ilude. Então, para que ficar se escondendo? Para beber água suja? Eu não. Vou sempre correr para chegar em primeiro lugar. A vida só é dura pra quem é mole

A humildade[editar | editar código-fonte]

Eu nunca me esqueço de onde vim. Se chegar alguém para falar comigo, estou sempre disponível, disposto a falar. Pode ser rico ou pobre, para mim não faz diferença.

Os erros[editar | editar código-fonte]

Nunca tenha medo de cometer erros. O pior erro é não tentar. O que é pior? Arrepender-se pelo que fez ou pelo que não fez? Pelo que não fez, claro. A vida é uma grande ousadia. Ouse sempre!

A criatividade[editar | editar código-fonte]

Para se diferenciar, a criatividade é fundamental. Por incrível que pareça, a coisa mais difícil da criatividade e da diferenciação não é ter novas idéias e sim, ter coragem de acreditar nisso. Em todo lugar, tudo está cada vez mais igual. Quem for diferente pode consquistar o Mundo!

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.