De La Rue

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

De La Rue é uma fabricante britânica de impressoras e produtora de papel. A empresa foi fundada em Londres em 1821 por Thomas de la Rue (nascido em 24 de março de 1793 em The Forest, Guernsey). Em 1958, Thomas de la Rue alterou o nome da empresa para De La Rue Company Limited plc e em 1991 para De La Rue plc.

Dentre vários produtos, a De La Rue vende papel de alta segurança e tecnologias de impressão para mais de 150 moedas nacionais; alegam ser a maior empresa do ramo no mundo. No entanto, o dinheiro dos Estados Unidos, o dólar, é impresso em papel produzido pela Crane Paper Company.

O design de cartas de baralho de Thomas de la Rue tornaram-se hoje a base para o design padrão moderno. A empresa também imprimiu selos postais para a Grã-Bretanha e algumas de suas colônias.

Produziram o primeiro caixa eletrônico do mundo.

A De La Rue produz nas suas instalações de Gateshead, com o código de fabricante H, parte das notas de euro colocadas em circulação pelos bancos centrais de Portugal (código de país M), da Finlândia (código L) e Irlanda (código T).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • AMATO.C, NEVES.I & SCHUTZ.J. CÉDULAS DO BRASIL - 1833 A 2007, Soluções Graficas, São Paulo, 4ªEdição.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.