Dead Man's Folly

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dead Man's Folly
Poirot e o Jogo Macabro ou
Jogo Macabro
 (PT)
A Extravagância do Morto (BR)
Autor(es) Agatha Christie
Idioma inglês
País  Inglaterra
Gênero romance policial
Editora Dodd, Mead and Company
Lançamento outubro de 1956
Páginas 216 (1ª edição, capa dura)
Edição portuguesa
Tradução Fernanda Pinto Rodrigues; Arminda Pereira
Arte de capa Rui Ricardo (2016)
Editora Livros do Brasil; Edições Asa
Lançamento 1956; 2006; 2016 (reedição)
Edição brasileira
Tradução Sónia Coutinho
Editora Nova Fronteira
Lançamento 1986
Cronologia
Hickory Dickory Dock
The Burden

Dead Man's Folly (A extravagância do morto, no Brasil[1] / Poirot e o jogo macabro ou Jogo macabro, em Portugal) é um romance policial de Agatha Christie, publicado em 1956.

É um caso investigado pelo detetive belga Hercule_Poirot e também conta com a participação da escritora Ariadne Oliver.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Ariadne Oliver é contratada para planejar um jogo do tipo "caça ao assassino" a realizar-se em uma casa de campo, Nasse, vizinha de um albergue para jovens. Intrigada com algo indefinido e pressentindo que algo trágico poderia ocorrer, ela convida Hercule Poirot para ir até lá.

Em Nasse, propriedade de Sir George Stubbs e sua jovem esposa, Hattie Stubbs, Poirot encontra ainda: Alec e Sally Legge, um jovem casal; a secretária de George, Amanda Brewis; um casal mais velho, os Masterton; o capitão Jim Warburton; Amy Folliat, antiga proprietária da Mansão; Michael Weyman, amigo de Sally e arquiteto que está trabalhando em Nasse; e por fim, Etienne de Sousa, primo de Hattie que chega algum tempo depois para se hospedar por uns dias. Poirot deverá entregar o prêmio ao vencedor do jogo, que será aberto ao público mediante pagamento de ingressos.

O jogo envolve pistas espalhadas em um esquema sequencial, até se chegar a cena do crime, a casa dos barcos, uma casinha próxima ao lago, em algum ponto do bosque da propriedade. Dentro dela, o jogador deverá encontrar um falso cadáver, interpretado por uma adolescente da região, Marlene Tucker. O grande mistério tem início quando Poirot e a Sra. Oliver vão verificar se está tudo correndo como planejando, e encontram a jovem realmente morta; estrangulada. Ao mesmo tempo, Hattie Stubbs desaparece sem deixar rastros. Caberá a Poirot e ao Inspetor Bland, oficialmente designado para o caso, solucionar os dois mistérios e descobrir a relação entre eles.

Referências

  1. «Editora Nova Fronteira». Consultado em 18 de dezembro de 2009. Arquivado do original em 25 de maio de 2006 
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.