Dean Geyer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dean Geyer.jpg

Dean Geyer (Joanesburgo, 20 de março de 1986) é um cantor e ator sul-africano que foi um dos finalistas no programa de jovens talentos Australian Idol 2006, e terminou em terceiro lugar na competição.

Nas últimas semanas do programa Dean foi selecionado por Mark Holden, e anteriormente pelo juiz do “Australian Idol”, Ian Dickson como um de seus favoritos à ganhar a competição.

Em 2006, Dean fechou um contrato com a gravadora SonyBMG junto com sua companheira, Jessica Mauboy.

Em 5 de maio de 2007 If You Don't Mean It (co-escrito por Chris Braidle) foi lançado como o primeiro single do álbum de Geyer, “Rush” que foi liberado em 26 de maio de 2007.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Geyer nasceu em Joanesburgo, África do Sul, o mais velho de três crianças (Jess e Tatum) e seus pais Debbie e Keith. Mudou - se para Melbourne, Austrália, quando tinha 15 anos, deixando a maioria de sua família para trás. Dean estudou na escola de Melbourne, uma escola que seleciona somente meninos; terminou “Victorian Certificate of Education” de MHS em 2004, mas não perseguiu uma instrução mais elevada.

O interesse de Dean pela música começou cedo em sua infância. Aprendeu a tocar violão e escreveu sua primeira canção “Change”, que foi baseada em sua mudança da África do Sul para Austrália. Em sua audição no Australian Idol, tocou uma canção feita por ele mesmo, chamada “Nice to Meet You”.

Competição em Kool Skools - Melbourne[editar | editar código-fonte]

Em 2004, Dean Geyer deu forma a uma faixa chamada “Third Edge” e gravou sua música original no estúdio 52, permitido que sua faixa fosse executada na noite de apresentações da Kool Skools, mas infelizmente, “Third Edge” recebeu somente uma indicação.

Kool Skools é uma gravação emocionante e projetam-se em varias mídias para estudantes do secundário. Kool Skools promove, desenvolve e suporta escala diversa de talentos e todos os gêneros da escrita e do desempenho contemporâneo da música. Cada escola ou projeto começam trabalhar dentro de um estúdio profissional em Melbourne ou em Sydney, gravando um álbum da música original por suas próprias faixas da escola. Cada projeto recebe 500 CD que contêm suas próprias músicas, vídeos, gráficos e álbuns de foto virtual. Estrelas e artistas que foram primeiramente apresentados no Kool Skools incluem: Delta Goodrem, Missy Higgins, The White Room, Anthony Calea, The Sparrows, Casey Donovan, Simon Bruce, Cat Empire, Brianna Lee, Axle Whitehead, FYNA e Jason Resch de Menace que tinha acabado de ser contratado por Xenomania, no Reino Unido - detalhes em breve, e é claro, o próprio Dean Geyer.

Australian Idol[editar | editar código-fonte]

Depois de tantas experiências no cenário musical, Geyer se apresentou, concorrendo para a 4ª temporada do programa "Australian Idol" na sua cidade natal, Melbourne. Depois de cantar a música "Walking in Memphis" de Marc Cohn, Geyer tocou um pedaço de sua composição chamada "Nice to Meet You". Essa música foi elogiada pelos três jurados, que unanimemente votaram em mandá-lo diretamente para o Top 100. Geyer foi o primeiro competidor que foi oficialmente aceito pelo Idol e que foi parar no Top 100. Devido as mudanças nas regras do Idol, foi permitido a Geyer um acompanhamento de guitarra nas suas apresentações. Em 17 de outubro de 2006, Geyer se tornou a primeira pessoa na história do mundo "Idol" a ser permitido cantar sua composição original, "Change", durante um "Up Close and Personal (Mais perto e pessoal) show". Durante as rodadas que aconteceram em Sydney, onde o Top 100 foi reduzido ao Top 24, Geyer sobreviveu para participar da próxima fase. No segundo dia do processo de seleção, Geyer foi colocado num grupo juntamente com Chris Murphy (irmão de uma participante do "Australian Idol 2", Courtney Murphy). Eles escolheram cantar o hit "Beautiful Day" da banda U2. Os dois passaram para a próxima rodada com grande aprovação dos jurados. No dia 28 de maio, Geyer foi o segundo participante a ser votado entre o Top 12. O desempenho de Geyer na música "On the way dowm", de Ryan Cabrera, no dia 15 de outubro recebeu um "não" do jurado Mark Holden. Seu 8º desempenho de "Turn the beat around" incluiu uma cambalhota de Dean para fora do palco e um mortal no final de sua apresentação. Em 12 de novembro, Dean recebeu um segundo "não" de Mark Holden depois da apresentação da música de Edwin McCain's, "I'll Be". Mark também disse que essa performance foi um hit número-um. Mesmo com isso, Geyer foi eliminado do programa no dia 13 de novembro, depois de receber o menor número de votos dos telespectadores.

Pós Idol[editar | editar código-fonte]

Dean Geyer, junto com a segunda colocada do Idol, Jessica Mauboy, assinaram contrato com a gravadora Sony BMG e é esperado que ambos lancem o CD de estréia ainda esse ano. O álbum "Rush" foi gravado no início de fevereiro, e lançado em 26 de maio, acompanhado de um boato de uma turnê nacional. Originalmente, foi esperado que ele acompanhasse o grupo Young Divas, mas recentemente foi confirmado que ele fará alguns shows e aparições em lojas para o lançamento de seu single. Dean competiu no "Celebrity Grand Prix" em Melbourne entre os dias 15 e 18 de março de 2007, onde ele tocou seu novo single ao vivo.

Seu single de lançamento foi confirmado ser "If you don't mean it". A música que foi co-escrita pelo compositor britânico Chris Braide foi lançado primeiramente nas estações de rádio australianas em 5 de abril de 2007, com o lançamento oficial no dia 5 de maio. O álbum de estréia de Dean Geyer, "Rush", foi lançado dia 26 de maio. Ele é ex noivo de Lisa Origliasso, do mundialmente conhecido grupo The Veronicas.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Rush

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Música Austrália Álbum
2007 "If You Don't Mean It" 10 Rush

Solos em Glee[editar | editar código-fonte]

"Solos em Glee"
Nome da canção Versão original Episódio Canta com: temporada
"Sister Christian" Night Ranger The New Rachel musica solo 4ª temporada
"A Change Would Do You Good" Sheryl Crow Makeover Rachel (Lea Michele) 4ª temporada
"Give Your Heart a Break" Demi Lovato The Break Up Rachel (Lea Michele) 4ª temporada
"How To Be A Heartbreaker" Marina and the Diamonds Feud Rachel (Lea Michele) 4ª temporada
"Creep" Radiohead Guilty Pleasures Rachel (Lea Michele) 4ª temporada

Atuações[editar | editar código-fonte]

Papeis em filmes

Ano Título Personagem Notas
2011 Never Back Down 2: The Beatdown Mike Pós Produção

Papeis na televisão

Ano Série Personagem Notas
2008–2009 Neighbours Ty Harper 244 Episódios
2011 Terra Nova Mark Reynolds Recorrente
2011 Single Ladies Gabe Episódios 1.8 e 1.9
2012-Presente Glee Brody Weston

Influências musicais[editar | editar código-fonte]

Na página do myspace de Dean, mostra a lista de seus interesses musicais incluindo o Bon Jovi, Creed, Nickelback, Hoobastank, Goo Goo Dolls, Incubus, Lifehouse, Vertical Horizon, Switchfoot, Kelly Clarkson, Justin Timberlake, Teddy Geiger, Gavin DeGraw, Fuel, Rob Thomas, Tonic, Thornley, Theory of a Deadman, The Police, U2, Matchbox 20 e Ryan Cabrera. Indicando uma vez seus dois ídolos da música, Bon Jovi e Marc Cohn.

Entrevista com Christian[editar | editar código-fonte]

Em uma entrevista no programa Christian30 Countdown (contagem regressiva), Geyer compartilhou de uma opinião própria que o cristianismo estava se tornando lentamente popular, essa geração aceita Jesus do que seus precedentes, consultando os eventos bem atendidos da juventude tais como a Youth Alive e o Planetshakers. Disse que mesmo que alguns de seus amigos nunca fossem à igreja, souberam sobre Hillsong.

Desempenho no Programa “Australian Idol”[editar | editar código-fonte]

  • Melbourne Audição - "Nice To Meet You" de Dean Geyer (composição original)
  • Desempenho em Grupo - "Beautiful Day" deU2
  • Desempenho Solo - "On the Way Down" de Ryan Cabrera
  • Top 24: Semi-Finalistas (Grupo 1) - "If You Could Only See" de Tonic
  • Top 12: Escolha do Contesto - "For You I Will (Confidence)" de Teddy Geiger
  • Top 11: Noite do Rock - "Shimmer" de Fuel
  • Top 10: #1 Hits - "Iris" de Goo Goo Dolls
  • Top 9: Canções do Ano de Nascimento - "You Give Love a Bad Name" de Bon Jovi
  • Top 8: Disco Hits - "Turn the Beat Around" de Gloria Estefan
  • Top 7: Acústico - "On the Way Down" de Ryan Cabrera
  • Top 7: Especial - "Change" de Dean Geyer (composição orginal)
  • Top 6: Balanço do Rock - "Mustang Sally" de The Commitments
  • Top 5: ARIA Salão da Fama - "Everytime You Cry" de John Farnham & Human Nature
  • Top 4: Escolha da Audiência - "Dare You to Move" de Switchfoot
  • Top 4: Escolha da Audiência - "Savin’ Me" de Nickelback
  • Top 3: Escolha de Dean - "I'll Be" de Edwin McCain
  • Top 3: Escolha do Jurado - "Waiting On the World to Change" de John Mayer

Prémios[editar | editar código-fonte]

  • TREV Awards (Tertiary Recreation Entertainment Victoria) - O melhor acústico - James Dean (Faixa de Dean Geyer)
  • Dean Geyer ficou em segundo como o garoto mais quente da televisão na votação dos leitores australianos da semana na tv, junto com o companheiro africano Paul O'Brien, que ficou em primeiro lugar.
  • Geyer estava no “Hottie masculino de 2006” listas em POPrepublic.tv, vindo em segundo Nick Lachey.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]