Decanter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo sobre vinhos não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Junho de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Decanter

Decanter é um recipiente de fundo largo e abertura estreita utilizado para separar sedimentos de um determinado líquido.

Quando utilizado com vinhos, ele possui basicamente duas funções:

1. ajudar a separar pequenos sedimentos, resultado da ação do tempo em vinhos mais antigos que costumam ter esses resíduos. Ao transferir lentamente o liquido da garrafa para o decanter, é possível manter as chamadas “borras” na garrafa, deixando ir para o decanter o vinho apenas.

2. oxigená-los, facilitando o processo de liberação dos aromas da bebida pouco antes de ser tomada. Expor o vinho ao ar através do decanter ajuda a areá-lo, o que faz com que seus aromas sejam mais bem notados, seus taninos mais macios e o álcool menos presente, em virtude da maior área de contato do líquido com o ar no decanter se comparada à área de contato quando ainda se encontra engarrafado.

Muitas vezes o decanter é visto como somente um acessório decorativo sem uma função definida, mas, para alguns especialistas, este objeto tem papel fundamental para aflorar as melhores características do sabor e aroma do vinho.

Na antiguidade, o vinho era armazenado em ânforas grandes, e o decanter era utilizado para servir a bebida dos deuses. Funcionava como um recipiente intermediário para servir bebida as pessoas. Desde sua criação, sua forma sofreu algumas alterações, o formato costumava ser um bojo largo e um gargalo em forma de funil, hoje ele possui formatos diversos. Normalmente era feito com bronze, prata, ouro ou cerâmica, atualmente são feitos normalmente de vidro ou cristal. 

" O processo para aeração de um vinho é bem simples e para cada um há um tempo médio de decantação. A regra básica diz que vinhos jovens não devem passar dos 30 minutos no decanter, os vinho com mais de 4 anos, devem demorar um pouco mais, já os vinhos bem antigos não precisam de muito tempo no decanter pois seu processo de aeração pode se completar na própria taça. " [1]  

Ícone de esboço Este artigo sobre Vinhos é um esboço relacionado ao Projeto Vinhos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Blog Vinitude Clube dos Vinhos. Para que serve o decanter? Sayuri Matsuo. Visitado em 18/11/2014.