Decisão de compra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Decisão de compra é a tomada de decisão pela qual o consumidor opta por comprar ou não um produto ou serviço, levando em consideração às diversas variáveis e percepções.

Possíveis problemas[editar | editar código-fonte]

Decidir por comprar um produto acarreta certos problemas, o cliente pode não possuir todas as informações e tempo necessário, o produto do qual deseja pode estar em falta, uma marca pode não estar disponível, lançamentos de novos produtos podem ser mais atraentes, a situação financeira do comprador pode ter piorado, entre várias outras possibilidades. Desta forma, deixar de efetuar uma compra torna-se muitas vezes uma maneira de aliviar a tensão psicológica, isto pode ocorrer em grande parte inconscientemente.

Tipos[editar | editar código-fonte]

A tomada de decisões em que o consumidor pode seguir ao adquirir um produto varia de acordo com a representatividade e o valor do objeto. Logo, há três tipos de tomada de decisões em que os consumidores podem seguir: rotineira, limitada e extensiva.

Tomada de decisões rotineiras[editar | editar código-fonte]

Ocorre quando se leva em consideração poucas características de um produto, quando o produto não tem grande importância ao consumidor ou há pouco envolvimento com ela, isto é, são decisões tomadas na compra de produtos simples e baratos, no qual o cliente busca a minimização dos custos da compra.

Tomada de decisões limitadas[editar | editar código-fonte]

O cliente está disposto a pesquisar mais sobre o produto, procura obter informações através de propaganda, opiniões de amigos, entre outras fontes. Diante disso, comparam algumas marcas, lojas e características do produto e somente após a pesquisa, tomam a decisão de melhor custo-benefício na compra do produto.

Tomada de decisões extensivas[editar | editar código-fonte]

Envolve a comparação de várias alternativas que são avaliadas de acordo com diversas características. Este tipo de tomada de decisão requer um investimento significativo de tempo e esforço, pois os clientes consultam uma variedade de fontes de informações, como vendedores, amigos e material de propaganda. Para decidir uma compra, é necessário que se tenha um grande número de informações, visto que os produtos são complexos, há muitas opções de marcas, o preço do produto é muito alto, o produto tem características complexas ou novas.

Resumo[editar | editar código-fonte]

De um modo geral, ao optar pela compra de um produto, os consumidores analisam primeiramente os atributos que o produto ofertado possui, nesta análise ocorre que os atributos de um produto percebidos como positivos podem ajudar a superar aqueles percebidos como negativos. Além disso, no processo de compra a maioria dos consumidores utiliza-se de regras simplificadoras no momento da escolha, já que dificilmente querem investir muito tempo e energia para avaliar marcas. No entanto, uma avaliação mais isolada dos atributos facilita a decisão de compra, mas também aumenta a probabilidade de a pessoa fazer uma escolha diferente do que se tivesse realizado uma avaliação mais detalhada. Portanto, no processo de compra o consumidor está constantemente tomando decisões tanto positivas quanto negativas em relação ao produto. Ou seja, a qualquer momento ele pode modificar, adiar ou rejeitar uma compra, visto que são diversas as variáreis de tomada de decisão de consumo. Assim, o consumidor irá procurar adquirir o produto que melhor corresponda suas expectativas, que compense o valor pago, que não prejudique sua saúde física e mental e que traz melhor certeza e satisfação de que se decidiu pelo melhor produto.

Ver também[editar | editar código-fonte]