Declaração (informática)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Em linguagens de programação, uma declaração especifica o identificador, Tipo, e outros aspectos dos elementos de linguagem, tais como variáveis e funções. Ele é usado para anunciar a existência do elemento para o compilador, o que é importante em muitas línguas (como C) que necessitam de variáveis declaradas, antes de usá-las.

Na família de linguagens BCPL, tais como C++ e Java, também pode-se especificar a dimensão das variáveis para declarar um escalar, array ou matriz. Nesta família, as declarações, que anunciam a existência e as propriedades do elemento, e as definições (provendo a implementação real) podem ser feitas independentemente da outra. As declarações são geralmente feitas em arquivos de cabeçalho, que são destinados a ser incluídos em outros arquivos que fazem referência e usam essas declarações, mas não tem acesso à definição. Se um tipo de definição não coincide com a declaração anterior para o mesmo elemento, a situação gera um erro de compilação.

Para variáveis, definições atribuem valores a uma área de memória que foi reservada durante a fase da declaração. Para as funções, definições suprem o corpo da função. Enquanto que uma variável ou função pode ser declarada, muitas vezes, elas são tipicamente definidas uma vez. No entanto, linguagens dinâmicas, como Javascript ou Python permitem a redefinição de funções.

A declaração é muitas vezes usada para se acessar funções e variáveis definidas em arquivos de origem diferente, ou em um biblioteca.

Alguns exemplos de declarações que não são definições, em C:

extern char example1;
extern int example2;
void example3(void);

Alguns exemplos de definições, em C:

char example1;
int example2 = 5;
void example3(void)
{
 int x = 7;
}

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.