Design de interiores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Decoração de interiores)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Exemplo de design de interior, um pilar e seu ornamentado detalhamento.

O design de interiores, é uma técnica cenográfica e visual para a composição e decoração de ambientes internos (cômodos de casas, escritórios, palácios etc.).

Consiste na arte e técnica de planejar e organizar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente, estabelecendo relações estéticas e funcionais, em relação ao que se pretende produzir. O profissional harmoniza, em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira, do cliente. Administra o projeto de decoração, estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas. Pode projetar salas comerciais, residências ou espaços em locais públicos. Esse profissional costuma trabalhar como autônomo, mas pode atuar também como funcionário de empresas especializadas em decoração e design de interiores ou, ainda, como consultor em lojas de móveis.

Formação acadêmica[editar | editar código-fonte]

A graduação em *Bacharel de Design de Interiores ou Composição de Interiores tem duração média de 8 períodos. O profissional por sua vez pode seguir nos estudos fazendo cursos de Pós - graduação Latu senso (especialização); MBA (especialização) e Strictu Senso (mestrado).

Mercado de trabalho[editar | editar código-fonte]

O salário de um profissional a nível superior desta área, varia de acordo com a região do país. Também a renda esta diretamente ligada ao seu prestígio no mercado. Um bom profissional, em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo possuem uma renda direta dos projetos, em torno de, R$6.000,00.