Decúmano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Decumanus)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde fevereiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Decumano Máximo da antiga urbe romana de Palmira, na Síria. Observa-se a direção leste - oeste pela sombra da luz solar (para o nordeste, o que indica a posição do sol em horas da tarde, para o sudoeste).

Um decúmano (em latim: decumanus; plural: em latim: decumani) era uma rua ou via, orientada este-oeste nas povoações romanas, castros (acampamento militares), ou colónias. O nome deriva do facto da via decumana ou decimana (décima) separar a Décima Coorte da Nona num acampamento das legiões romanas, à semelhança da via quintana, que separava a Quinta Coorte da Sexta. Quando havia mais que uma via orientada no mesmo sentido, uma delas, a mais importante, passava a ser designada por Decúmano Máximo (em latim: Decumanus Maximus), que habitualmente ligavam a Porta Pretória (nos acampamentos militares a porta mais próxima do potencial inimigo) à Porta Decumana (a porta mais afastada do potencial inimigo).

A meio do seu comprimento, ou groma, a Decúmano Máximo cruzava-se perpendicularmente com a cardo ou Cardo Máximo (em latim: Cardus Maximus), a principal via norte-sul, tradicionalmente a via principal. O Fórum estava normalmente localizado próximo desta intersecção.

Ícone de esboço Este artigo sobre urbanismo, planejamento e estudos urbanos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.