Deep Dish

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Novembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Deep Dish
Informação geral
Nome completo Ali "Dubfire" Shirazinia
Sharam Tayebi
Origem Washington, DC
País  Estados Unidos
Gênero(s) House
Progressive House
Club
Ocupação(ões) DJ
Período em atividade 1992–presente
Página oficial www.deepdish.com

Deep Dish é como é conhecida mundialmente a dupla de DJs e produtores de origem iraniana Ali "Dubfire" Shirazinia e Sharam Tayebi. A dupla é reconhecida pelos seus sets dançantes e extremamente animados, além de remixes para grandes nomes da música como Madonna, Cher, Dido e Fleetwood Mac. A dupla pode ser encontrada facilmente nos maiores festivais de música eletrônica mundial, como a Global Gathering, Creamfields e Ultra Music Festival.

Apesar da origem iraniana, Ali e Sharam são americanos de nascimento e vivem em Washington, DC (EUA), local onde se conheceram, em 1991, quando o local onde tocariam acidentalmente agendou ambos para a mesma noite. Os dois começaram a trabalhar juntos e em 1992 se aprofundaram nas produções, lançando então um selo próprio que ganhou o nome de "Deep Dish". Em pouco tempo a dupla chamou a atenção do produtor Danny Tenaglia e da Tribal America Records, que lançou a compilação Penetrate Deeper em 1995.

Em 1998, o Deep Dish ganhou reconhecimento mundial após o lançamento do seu primeiro álbum, Junk Science. O segundo álbum, George Is On, lançado em 2005, contém músicas como Flashdance (com participação da também americana de origem iraniana Anousheh Khalili), Say Hello e Dreams (remix do original de Fleetwood Mac). Além dos álbuns, a dupla assina compilações da série Global Underground (#021 Moscow e #025 Toronto).

O Deep Dish também é figura constante no BBC Radio One Essential Mix, conceituado programa da rádio inglesa dedicado à música eletrônica. Alguns dos programas mais reconhecidos foram as transmissões ao vivo direto da Creamfields Liverpool 2005 e da Global Gathering de 2006. Contudo, o set gravado em Maida Vale lhes conferiu o prêmio do "Essential Mix of the Year" em 2005. Nas produções, em 2002 seu remix de Thank You (da cantora inglesa Dido ganhou o Grammy de Melhor Remix do ano.

No ranking da revista especializada DJ Mag, o Deep Dish sempre aparece em posição destacada desde sua primeira aparição, em 2000:

2008 - 41
2007 - 11
2006 - 10
2005 - 8
2004 - 10
2003 - 10
2002 - 16
2001 - 10
2000 - 19

Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]