Deep house

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Deep House
Origens estilísticas House, Soul, Funk, Jazz
Contexto cultural Final de 1980s, Estados Unidos
Instrumentos típicos Sintetizador, teclado, caixa de ritmos , sequenciador, sampler
Popularidade Alta, especialmente em Ibiza, Europa e Japão; nicho de baixa nos Estados Unidos
Formas regionais
Europa, Japão e Ibiza

Deep House é um subgênero da House music originada na década de 1980, inicialmente fundindo elementos da Chicago House com o Jazz e o Funk com um toque de Soul music.

Características[editar | editar código-fonte]

Deep House é conhecido pela melodia complexa, com predominância de notas com tons menores e às vezes sustenidas nos instrumentos, andamento musical entre 110 a 130 BPM, uso de acordes cromáticos subjacentes a maioria das sequências, e uma vibe da Ambient music, Soul ou Lounge para os vocais (se houver). Nas primeiras composições (1984-1989), influências da música Jazz foram mais frequentes, usando acordes mais complexos do que as tríades simples que são mantidos por muito tempo e dão às composições um pouco de sentimento de dissonância. O uso de vocais se tornou mais comum no Deep House do que em muitas outras formas de House music, incluindo vocais soulful (se os vocais estão incluídos), melodias dissonantes lentas e concentradas, com um comportamento suave e elegante. Músicas Deep House raramente atinge um clímax ("pico de euforia"), ao contrário dos outros subgêneros de House music, mas persiste como um som confortável e relaxante.

História[editar | editar código-fonte]

Deep House foi amplamente iniciado por Larry Heard (Mr. Fingers), com faixas como "Mystery of Love" (1985) e "Can You Feel It?" (1986), este último é conhecido por muitos até hoje, na qual teve um impacto semelhante sobre Deep House em Chicago como Derrick May em "Strings of Live" (1987) fez no Techno em Detroit. O som do Deep House de Heard foi considerado um House de "alto nível" e "revolucionário" para sua época e foi movido para longe de suas tendências pós-humanas de volta para o som soulful exuberante da música Disco no seu início (particularmente a da velha Philadelphia International e Salsoul Records). Em outubro de 2004 "Can You Feel It?" apareceu no jogo eletrônico Grand Theft Auto: San Andreas, tocada em um estação de rádio de House music, SF-UR.

Mais tarde, as faixas Deep House no período de 1990 a 1994 foram mais fortemente influenciadas pela Disco e até mesmo fundidos no gênero Disco House. O Deep House moderno (pós-2000), muitas vezes compartilha características com um gênero relacionado, o Tech House, mas este tende a se concentrar em em simplicidade, enquanto o Deep House se concentra na complexidade musical.

Artistas[editar | editar código-fonte]

Alguns artistas, DJs e produtores de Deep House incluem:

As gravadoras do gênero incluem Defected Records, Stil Vor Talent, Exploited, Innervisions, Anjunadeep, Off Recordings, Hot Creations, Naked Music, Om Records and Peacefrog Records. Exemplos de álbuns Deep House de artistas conhecidos de outros gêneros incluem The Martyr Mantras (1990), de Boy George (Jesus Loves You) e Modernism: A New Decade (1998), de The Style Council.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.