Deep house

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Deep House
Origens estilísticas House, Soul, Funk, Jazz
Contexto cultural Final de 1980s, Estados Unidos
Instrumentos típicos Sintetizador, teclado, caixa de ritmos , sequenciador, sampler
Popularidade Alta, especialmente em Ibiza, Europa e Japão; nicho de baixa nos Estados Unidos
Formas regionais
Europa, Japão e Ibiza

Deep House é um subgênero da House music originada na década de 1980, inicialmente fundindo elementos da Chicago House com o Jazz e o Funk com um toque de Soul music.

Características[editar | editar código-fonte]

Deep House é conhecido pela melodia complexa, com predominância de notas com tons menores e às vezes sustenidas nos instrumentos, andamento musical entre 110 a 130 BPM, uso de acordes cromáticos subjacentes a maioria das sequências, e uma vibe da Ambient music, Soul ou Lounge para os vocais (se houver). Nas primeiras composições (1984-1989), influências da música Jazz foram mais frequentes, usando acordes mais complexos do que as tríades simples que são mantidos por muito tempo e dão às composições um pouco de sentimento de dissonância. O uso de vocais se tornou mais comum no Deep House do que em muitas outras formas de House music, incluindo vocais soulful (se os vocais estão incluídos), melodias dissonantes lentas e concentradas, com um comportamento suave e elegante. Músicas Deep House raramente atinge um clímax ("pico de euforia"), ao contrário dos outros subgêneros de House music, mas persiste como um som confortável e relaxante.

História[editar | editar código-fonte]

Deep House foi amplamente iniciado por Larry Heard (Mr. Fingers), com faixas como "Mystery of Love" (1985) e "Can You Feel It?" (1986), este último é conhecido por muitos até hoje, na qual teve um impacto semelhante sobre Deep House em Chicago como Derrick May em "Strings of Live" (1987) fez no Techno em Detroit. O som do Deep House de Heard foi considerado um House de "alto nível" e "revolucionário" para sua época e foi movido para longe de suas tendências pós-humanas de volta para o som soulful exuberante da música Disco no seu início (particularmente a da velha Philadelphia International e Salsoul Records). Em outubro de 2004 "Can You Feel It?" apareceu no jogo eletrônico Grand Theft Auto: San Andreas, tocada em um estação de rádio de House music, SF-UR.

Mais tarde, as faixas Deep House no período de 1990 a 1994 foram mais fortemente influenciadas pela Disco e até mesmo fundidos no gênero Disco House. O Deep House moderno (pós-2000), muitas vezes compartilha características com um gênero relacionado, o Tech House, mas este tende a se concentrar em em simplicidade, enquanto o Deep House se concentra na complexidade musical.

Artistas[editar | editar código-fonte]

Alguns artistas, DJs e produtores de Deep House incluem: