Degania Bet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A comunidade coletiva (kibutz) de Degania Bet (em hebraico דְּגַנְיָה ב, D'gánya Bêt), no norte de Israel, foi fundada em 1920 por imigrantes judeus provenientes da segunda aliá, que antes tinham morado no kibutz vizinho de Degania Alef, o mais antigo de do país. Um de seus fundadores foi Levi Eshkol.

Os primeiros anos foram muito difíceis. Na sequência dos distúrbios de 1920, durante vários meses Degania Alef foi atacada e abandonada, mas resistiu bravamente nos cercos seguintes. Também em maio de 1948, teve de enfrentar o exército da Síria, e consegiu derrotar o invasor, junto com os membros do Degania Alef.

A população atual é a mesma de Degania Alef, cerca de 500 indivíduos, entre eles o nadador Michael Kolganov, medalhista na modalidade de canoagem.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]