Deirdre McCloskey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Deirdre McCloskey
Deirdre McCloskey
Диърдра Макклоски през 2014 г.
Nascimento 11 de setembro de 1942 (81 anos)
Ann Arbor
Cidadania Estados Unidos
Alma mater
Ocupação economista, professora universitária, historiadora
Prêmios
  • Bolsa Guggenheim (história da economia, 1982)
  • doutor honoris causa da Universidade de Gotemburgo (2007)
  • honorary doctorate of the Vrije Universiteit Brussel (2017)
  • honorary doctor of the Denison University (2015)
  • Fellow of the AAAS (2012)
Empregador(a) Universidade de Chicago, Universidade de Iowa, Universidade de Illinois Chicago
Página oficial
https://deirdremccloskey.com/

Deirdre N. McCloskey (Ann Arbor, 11 de setembro de 1942) é uma economista americana. Seu cargo na Universidade de Illinois em Chicago (UIC) é Distinguished Professor de economia, história, Língua inglesa e comunicação. Ela também é professora adjunta de filosofia e Clássicos na UIC e foi durante cinco anos a Tinbergen Distinguished Professor de economia, filosofia, história, inglês e artes e cultura, na Universidade Erasmus de Roterdão. Desde outubro de 2007, recebeu dois doutoramentos honoris causa.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

McCloskey é a filha mais velha de Robert McCloskey, um professor de Governo da Universidade de Harvard, e de Helen Stueland, uma poeta.

McCloskey nasceu como Donald McCloskey - nome pelo qual ela foi conhecida pelas primeiras três décadas de sua carreira de pesquisadora. Em 1995, casada por 30 anos e já com dois filhos, McCloskey, na época com 53 anos, tomou a decisão de fazer a transição de homem para mulher. Ela escreveu sobre isso em seu livro Crossing: A Memoir (1999, University of Chicago Press)[1], que ganhou o Prêmio de Livro Notável do Ano do New York Times. McCloskey advoga pelos direitos das pessoas e organizações da comunidade LGBT.

Crítica de McCloskey[editar | editar código-fonte]

A crítica de McCloskey refere-se a uma crítica da metodologia de "oficial modernista" pós-década de 1940 na economia, herdada do positivismo lógico em filosofia. A crítica mantém que a metodologia negligencia como a economia pode, é e deve ser feita para poder haver avanços no assunto. As suas recomendações incluem o uso de bons dispositivos retóricos para uma "discussão disciplinada".[2]

Para Deirdre McCloskey, a liberdade para o comércio e o empreendedorismo são vistas como precondição para que o reconhecimento da sociedade venha de agentes que influenciem nos mercados, sem que haja um sistema estatal de intervenção direta ou indireta que iniba o progresso.[3]

Referências

  1. "From Donald to Deirdre: How a man became a woman — and what it says about identity". Reason. 1999–2012. Archived from the original on 2008-06-07. Retrieved 2008-10-27.
  2. McCloskey, D.N. (1983). "The Rhetoric of Economics," Journal of Economic Literature 31(2), pp. 482-504.
  3. «Fronteiras do Pensamento». Fronteiras do Pensamento. Consultado em 12 de outubro de 2023 
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) economista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.