Del Castillo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Del Castillo
Informação geral
Origem Austin, Texas
País  Estados Unidos
Gênero(s) Nuevo Flamenco, Rock, Latim, Blues, Música Instrumental
Período em atividade 2000 - presente
Gravadora(s) Smilin' Castle
Página oficial Site oficial do Del Castillo
Integrantes Rick del Castillo,
Mark del Castillo,
Alex Ruiz,
Albert Besteyro,
Mike Zeoli,
Carmelo Torres,
Noé Mosgofian
Ex-integrantes Rick Houlman

Del Castillo é uma banda de rock latino originada em Austin. O nome da banda vem do último nome dos dois irmãos Rick e Mark Del Castillo que fundaram o grupo.

História[editar | editar código-fonte]

Del Castillo começou como um projeto de estilo flamenco-latino entre os dois irmãos, Rick del Castillo e Mark del Castillo, no outono de 2000. Os irmãos, que sempre tinham tocado guitarra elétrica em bandas de rock distintas e nunca tinham tocado em conjunto, e pela primeira vez começaram a colaborar com canções em guitarras acústicas. Alex Ruiz, um bom amigo dos irmãos DC juntou-se a eles como vocalista / guitarrista e começou a acrescentar letras e seu talento particular ao som das guitarras acústicas. Logo depois, outros membros juntaram-se à banda. Após receberem uma resposta positiva e encorajadora de todos os que ouviam as suas canções, eles criaram em conjunto um projeto que evoluiu para uma verdadeira banda. Com o “line-up” completo, Del Castillo começou a produzir material mesclando muitos estilos e influências, todas mantendo um elemento sólido: o ritmo latino. A banda fez sua estréia com o CD Brothers of the Castle, em 2001, o qual reuniu grandes elogios dos críticos e dos fãs de música também. Tal como "projeto banda" estivesse solidificado em uma família de músicos, a banda deu mais um passo para além deste aspecto, chegando mais próximo ao que se chamaria de banda profissional com o lançamento do CD Vida. E reconhecimento, se não fama, vieram sob a forma de um convite para aparecer na trilha sonora do diretor Robert Rodríguez Once Upon a Time in Mexico e da honra de ganhar o prêmio de "Melhor Banda de Austin do Ano " em 2002-2003 no tradicional evento de premiação denominado Austin Music Awards.

O Del Castillo DVD Live, filmado e editado por Robert Rodríguez, foi lançado no início de 2004. Também nesse ano, Quentin Tarantino utilizou interpretações de Del Castillo em Kill Bill vol. 2 , realizadas por Chingon, Robert Rodríguez 's que são musicais coletivos que contam com a participação de outros cantores, cantoras e bandas mais próximos do gênero latino de música, incluindo membros do Del Castillo. Del Castillo, com Robert, realizaram as performances e canções de Chingon, na premier do filme em Los Angeles.

Na Primavera de 2006, Del Castillo lança seu terceiro CD Brotherhood” , que foi imediatamente aclamado pelos meios de comunicação e pela sociedade.

A banda continua viajando ao longo de todo o país, se empenhando e prosperando no sentido de viver com seus fãs e construir novos públicos. Escrever novas músicas e gravar são uma prioridade em seu calendário turístico.

Nos anos 2007 e 2008 o grupo pôs-se a excursionar exaustivamente, tocando de costa a costa dos EUA, incluindo a participação em muitos festivais. Onde quer que vá, eles trazem mais adeptos, bem como o crescimento e fortalecimento desta lenda chamada Del Castillo. Espera-se que no 1o. semestre de 2009 aconteça o lançamento do seu mais novo CD/DVD ao vivo e possivelmente, de um novo estúdio.

Membros[editar | editar código-fonte]

Desde que me lembro, a música tem enchido meu coração e alma. Desde meus primeiros sons tirados de “murros” nas latas de lixo com a idade de seis até as turnês por todo o país nestes últimos vinte anos, a música foi minha constante companheira. Eu toquei em muitos gêneros, mas tocando músicas em espanhol/flamenco em um violão de cordas de nylon com meu irmão e quatro outros queridos amigos, isto sim parece ser o combustível infinito para minhas empreitadas. Tudo que eu aprendi através dos meus 24 anos de brincar, passear, produzir e de engenharia, levou-me a este ponto.

Mark Del Castillo cresceu no Rio Grande Valley cidade de Brownsville rodeado pelas muitas influências musicais da sua família. Inspirado pelo talento e sucesso de seu irmão mais velho Rick Del Castillo, ele começou a mergulhar no estudo da guitarra com a idade de 14 anos. Mark foi um guitarrista auto-didata até que se tornou um Músico Maior pela Universidade do Texas - Brownsville, em 1990. Nessa altura, estudou teoria musical, “Ear Training”, Guitarra Aplicada, até entrar para a Banda de Latin Jazz da Universidade. Em 1991 ele juntou uma banda cover chamada “Kickstart” e começou a construir uma reputação de si próprio como um guitarrista. Após tocar com Kickstart por mais de três anos, Mark se afastou para prosseguir seus estudos em Ciências Biomédicas na “Texas A & M University”. Enquanto aluno, ele e alguns amigos formaram uma banda cover chamada “Vivid”. Após se graduar em 1996, Mark e a banda “Vivid” deslocaram-se para Austin no Texas, e começaram a tocar regularmente no renomado 6º. Circuito Street, em várias outras cidades do Texas e mesmo na Europa. Ao tocar na banda “Vivid”, ele iniciou sua primeira banda de rock chamada originalmente “Milhouse”. Este foi seu primeiro contato com Mike Zeoli (atual baterista do Del Castillo). “Milhouse” foi o primeiro CD que seu irmão Rick gravou e produziu e Mark registrou uma faixa instrumental-latim intitulada "Para Mija Linda" onde deu uma amostra de seu repertório flamenco de estilo espanhol para tocar guitarra. Esta canção tornou-se uma enorme fonte de inspiração para que regressasse às suas raízes e escrevesse mais música para guitarra espanhola. Depois de várias Instrumentais, Mark começou a trabalhar com Alex Ruiz e adicionar letras para algumas das canções. Mark apresentou essas canções para seu irmão, Rick que, percebendo que nunca tinham trabalhado juntos, sugeriu que os irmãos Del Castillo combinassem suas forças e talentos criativos. Mark percebeu que esta é a música que é verdade para seu coração e para a sua alma, e que irá sempre viver dentro dele.

  • Alex Ruiz - Lead Vocals / Guitarra / Harmônica

Nascido à luz do amor Vivendo em um estado de graça Canalizando a música a partir de cima Você pode vê-la por toda a minha cara Meus irmãos me rodeiam, A luz abrange a alma Não há nenhuma escuridão Só Del Castillo. -- Paz e Amor ~Lobo Ruiz ~

Nascido em Barrio, inspirou-se em Budweiser e Blues! (Não há convicções anteriores.)

Quando criança, Mike era fascinado pelo poder do ritmo. Ele era conhecido por entreter seus amigos de bairro diariamente com performances de dança e cheio “batidas”. Todas as noites antes de adormecer, ele ficava em sua cama, sonhando poder tocar bateria, vários ritmos, viajando na magia das ondas sonoras em espaço exterior e no céu.

"As batidas e ritmos são como eu tocar minhas orações e brindes para os múlti(uni) verso."

Mike tem uma diversificada experiência em música e ritmo. Ele realizou performances com Ahmad Aladeen, Bobby Shoe, Clark Terry e Louis Bellson. Estudou música em S.M.S.U. em Springfield, Missouri e também estudou em particular com John Cushon (Oleta Adams) e Gary Chaffee (independente).

  • Carmelo Torres - Percussão / Vocals (aderiu à banda no final de 2006)

Nascido em Los Angeles do bem conhecido percussionista Bobby Torres e aclamada bailarina/coreógrafa Julane Stites, Carmelo começou a tocar vários instrumentos e dançar desde os 6 anos de idade. Crescer em uma família musical ofereceu a ele a oportunidade de se tornar, como ele se descreve, um multi-instrumentista. Ele acabou transferido para Portland em Oregon, começando a desenvolver diversas competências no domínio da música e da dança. Nos finais dos anos 90, Carmelo vai para Austin e começou a aperfeiçoar suas habilidades como um baterista e percussionista, bem como o interesse pela Música Popular. Ele participou e gravou com várias bandas populares de Austin,TX antes de entrar oficialmente para a banda DEL CASTILLO, em finais de 2006.

  • Noah Mosgofian - Congos, Timbales, Percussão (aderiu à banda em 2008)

De San Francisco CA, Noah começou aos de 18 anos seus estudos de dança folclórica e tambores em Gana, Congo, Cuba, Guiné, Mali e no Brasil (entre outros). Desempenhando funções na área SF durante a ascensão da "jam band" Noah teve a oportunidade de tocar muitos estilos, incluindo funk, jazz, eletrônica, trance, e salsa. Em 2000, Noah ingressou no mundo de renome da percussão com o show "Stomp", passando 6 anos neste projeto e realizando turnê internacional. Residente em Austin desde 2006, Noah trabalhou bastante, incluindo bandas na CA, TX, e Havaí, bem como com os membros do Grateful Dead, Joan Baez, Michael Franti, o Motet, Grupo Fantasma e muitos outros.

Ex-membros[editar | editar código-fonte]

  • Rick Holeman - Percussão / Vocals (deixou a banda no final de 2006)

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

- 01 Mi Cariño
- 02 Spanish Castle Tango
- 03 Dias de Los Angeles
- 04 Song For Jordan
- 05 29/11
- 06 La Luz a Mi Paso
- 07 Mexican Lounge Lizard
- 08 Barrio Blues
- 09 Suenos de Ti
- 10 El Camino menos Transitado
- 01 Don Nicolás
- 02 Vida
- 03 Sueños Madrigales
- 04 Para mi Sobrina
- 05 Mi Gitana
- 06 Los Caballos
- 07 Dame un Momento
- 08 Yiddish March
- 09 ¿Por Qué?
- 10 Back From the Grave + *Barrio Blues (live) [Faixa Bônus]
- 01 Arena Al Viento
- 02 Brotherhood
- 03 Este Amor
- 04 Ganate El Mundo
- 05 Quiereme
- 06 Rios Místicos
- 07 Maria
- 08 Talkin' To Ya
- 09 Perdoname
- 10 I Never Cared For You [feat. Willie Nelson]
- 11 Vida Latina
- 12 Que Dolor
- 13 Si, Mi Amor
- 14 El Corrido de Don Lulai

Chingon[editar | editar código-fonte]

- 01 Se Me Paró
- 02 Malagueña Salerosa [La Malaguena]
- 03 Fideo Del Oeste [Mexican Spaghetti Western]
- 04 Severina
- 05 Alacran y Pistolero
- 06 Bajo Sexto [Six Below]
- 07 Cielito Lindo
- 08 Mexican Sausage Link
- 09 Siente Mi Amor [cantada por Salma Hayek]
- 10 Cuka Rocka [Estendida]

Faixas avulsas[editar | editar código-fonte]

   * “La Llorona” com Patricia Vonne (abrindo e finalizando os créditos).
   * “Talkin’ To Ya” (do CD Brotherhood), “Don Nicolas” e “Sueños Madrigales” (do CD Vida)
  * “Malagueña Salerosa [La Malagueña]” (Rick e Mark Del Castillo/guitarra, Alex Ruiz/vocal, Rick Holeman/percussão)  
   * “Alacran y Pistolero” (Rick e Mark Del Castillo/guitarra, Alex Ruiz/vocal, Rick Holeman/percussão)
   * “Severina” (Rick e Mark Del Castillo/guitarra)
   * “Tema do filme El Mariachi” (Rick Del Castillo/guitarra, Rick Holeman/percussão)
   * “Back To The House That Love Built” (Acústico) (Rick Del Castillo/guitarra, Rick Holeman/percussão)  
   * “Spanish Castle Tango” (Escrito, executado e produzido por Del Castillo)
   * “Once Upon A Time In Mexico” (vários títulos) (Rick e Mark Del Castillo/guitarra, Rick Holeman/percussão)
   * “Eye Patch” (Rick Del Castillo/guitarra, percussão; Alex Ruiz/vocal)
   * “Guitar Town” (Rick Del Castillo/guitarra)
   * “Church Shootout” (Rick Del Castillo/guitarra, tambores latinos)
   * “Dias de los Angeles “ (Escrito, executado e produzido por Del Castillo)
   * “Mariachi vs. Marquez” (Rick Del Castillo/guitarra)
   * “Coup De Etat” (Rick Del Castillo/guitarra)
   * “El Mariachi” (Rick Del Castillo/guitarra)
   * “Siente Mi Amor” (Rick Del Castillo/guitarra)
   * “Cuka Rocka” (Rick e Mark Del Castillo/guitarra)
  * “Game Over” (Rick Del Castillo/guitarra)
  * “Isle Of Dreams” (Rick Del Castillo/guitarra)

DVD[editar | editar código-fonte]

- 01 Dias de los Angeles
- 02 Sueños Madrigales
- 03 El Camino Menos Transitado
- 04 Vida
- 05 Mi Cariño
- 06 Para mi Sobrina

Videografia[editar | editar código-fonte]

  • Maria
  • Perdoname

Prêmios e Honras[editar | editar código-fonte]

  • Álbum do ano –“BROTHERHOOD” – Austin Music Awards/South By Southwest (2007)
  • Melhor Banda Tradicional Latina - Austin Music Awards/South By Southwest (2007)
  • Melhor Banda Tradicional Latina – Austin Music Awards/South By Southwest (2006)
  • Melhor grupo independente do ano - ASCAP Latin Music Awards (2005)
  • Melhor Banda Tradicional Latina - Austin Music Awards / South By Southwest (2005)
  • 1 Best Live Act by Austin Music Pundits - AMP Awards (2004)
  • Best Latin Contemporary Band - Austin Music Awards / South By Southwest (2004)
  • Best Latin Music Video 2003 for "Suenos Madrigales" from "DEL CASTILLO LIVE" DVD - Austin Music Network Music Video Awards
  • 7 maiores prêmios em Austin Music Awards / South By Southwest (2003):
   * AUSTIN BAND OF THE YEAR
   * BEST ALBUM OF THE YEAR: "VIDA"
   * BEST DRUMS: Mike Zeoli
   * AUSTIN SINGLE OF THE YEAR: "VIDA"
   * BEST COVER ART: "VIDA"
   * RECORD PRODUCER: Rick del Castillo - "VIDA"
   * MEXICAN TRADITIONAL - DEL CASTILLO
  • Best World Music Band and Best Mexican/Traditional Latino Band - Austin Music Awards / South By Southwest (2002)
  • Best World Music Band and Best Mexican/Traditional Latino Band - Austin Music Awards / South By Southwest (2002)
  • Honored by the Austin Latin Music Association. Live performance filmed for "Sonidos del Barrios" TV series. (2002)
  • Best Latin Rock Band - “Primetime Tejano” TV/Austin (2002)

Performances especiais/Mídia[editar | editar código-fonte]

  • Lançar da guitarra Gibson Dark Fire com Rick e Mark del Castillo - Austin (15 de Dezembro 2008)
  • Outlaw Trail Concert - Paramount Theatre, Austin (2008)
  • Dan Rather Reports: Latino Invasions On Hdnet (2007)
  • Austin City Limits Music Festival – Austin (2006)
  • Wakarusa Festival – Lawrence, Ks (2006) • Headlined Kgsr T-Shirt Party – Austin (2006)
  • Latin Nation Tv (2006)
  • Willie Nelson’s 4th Of July Picnic – 2 Nights: Carl’s Corner/Ft. Worth (2006)
  • George Lopez Show / ABC-TV (2005) - featuring Rick, Mark, and Alex
  • Black Tie and Boots Ball - Washington, DC during Inauguration week (2005)
  • American/Latino TV (2004)
  • Willie Nelson’s 4th of July Picnic - Ft. Worth (2004)
  • Eric Clapton's Crossroads Guitar Festival - Dallas (2004)
  • Kill Bill, Vol 2 Premier. Performed in Chingon with Robert Rodriguez - Los Angeles (2004)
  • House of Blues with special guest appearance by Robert Rodriguez - Los Angeles (2004)
  • Headlined KGSR’s Spring T-Party - Austin (2004)
  • “Chingon” Evening with Robert Rodriguez and Bruce Willis & The Accelerators - Austin (2004)
  • Willie Nelson’s 4th of July Picnic - Ft. Worth (2003)
  • Once Upon a Time in Mexico Premier. Robert Rodriguez, Antonio Banderas and Cheech Marin performed with the band - New York (2003)
  • Spy Kids 3-D: Game Over World Premier. Robert Rodriguez performed with the band - Austin (2003)
  • LATV, in conjunction with debut Los Angeles showcase performances at the Roxy and Conga Room (2003)
  • 2003 Convention of the National Council of La Raza - Austin (2003)

Turnê Nacional (EUA)[editar | editar código-fonte]

  • 2006

Turnê Nacional: shows com Los Lonely Boys/Indigenous/Styx/deSol/Don Henley. Performances em eventos corporativos para Cartier in Genebra, Suíça. Apresentações em The Glenn and Antone’s em Austin.

  • 2005

Headlined at the Mexico Now! Festival em New York and at the Open House Arts Festival at Kennedy Center in Washington, DC celebrating the Center’s 34th Anniversary. National headline tour, including Las Vegas/Kansas City/St. Louis/Nashville/Virginia Beach/Syracuse/Santa Fe/ Albuquerque. Shows com Neville Brothers em Austin, e com Buddy Guy in Des Moines.

  • 2004

Headline shows in New York/Atlanta/Memphis. Shows with Ozomatli in Tucson/New Orleans/ Orlando/Washington, DC/Detroit/Chicago/Minneapolis/Albuquerque/Santa Fe; with Los Lobos in Des Moines/Dallas/Austin/San Antonio/El Paso.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]