Delphine LaLaurie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Delphine LaLaurie
Nome completo Marie Delphine Macarty
Nascimento Cerca de 1775
Louisiana, Estados Unidos
Morte A data mais aceita é 7 de dezembro de 1842
Paris, França
Nacionalidade Estadunidense
Ocupação Socialite

Delphine LaLaurie, também conhecida como Madame LaLaurie (nascida Marie Delphine Macarty), foi uma socialite estadunidense e suposta assassina em série, que segundo a lenda, ajudou a torturar, mutilar e matar cerca de 96 escravos negros.

História[editar | editar código-fonte]

A mansão de LaLaurie na 1140 Royal Street, em setembro de 2009.

Delphine Macarty nasceu por volta de 1775. Seus pais eram Barthélemy Louis Macarty e Lecomte Vevue, membros proeminentes da comunidade Crioula branca de Nova Orleans.[1] A mãe de Macarty foi supostamente morta em uma revolta de escravos. O primo de Delphine Macarty, Augustin de Macarty, foi prefeito de Nova Orleans entre 1815-1820.

Ela foi casada com Don Ramon y Lopez de Angulo, em 1800; ele morreu em Havana, Cuba, em 26 de março de 1804. Em 1808, ela casou com o traficante de escravos Jean Blanque, que morreu em 1816. Duas vezes viúva, casou-se com o médico Dr. Luís LaLaurie em 25 de junho de 1825. O casal comprou uma mansão na 1140 Royal Street em 1831, onde Delphine LaLaurie manteve uma posição central nos círculos sociais de Nova Orleans. Embora ela organizasse festas suntuosas, com listas de convidados constituídas por algumas das pessoas mais proeminentes da cidade, a maneira pela qual Delphine LaLaurie torturava seus escravos é provavelmente a mais conhecida dos contos macabros do bairro francês da cidade.

Na ficção moderna[editar | editar código-fonte]

Delphine Macarty aparece na terceira temporada da série de televisão americana American Horror Story, interpretada pela atriz Kathy Bates.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. King, Grace. Creole Families of New Orleans. New York: MacMillan & Co., 1921, p. 373. ISBN 0-87511-142-4.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.