Delta Cafés

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão. (desde fevereiro de 2011)
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Delta Cafés
Fundador(es) Rui Nabeiro
Sede Campo Maior, Portugal
Proprietário(s) Grupo Nabeiro
Pessoas-chave Rui Nabeiro, Rui Miguel Nabeiro
Empregados 3000
Produtos Café
Página oficial Delta Cafés
Logótipo Delta Cafés.jpg

Delta cafés[1] é uma empresa portuguesa de torra e empacotamento de café com sede em Campo Maior, Alentejo. Foi fundada em 1961 e está entre os líderes de mercado na Península Ibérica. A empresa faz parte do Grupo Nabeiro.

História[editar | editar código-fonte]

Café da marca Delta Cafés

Foi fundada em 1961 por Rui Nabeiro, num pequeno armazém de 50m2, duas bolas de torra com 30kg de capacidade e três funcionários marcam o início desta marca. Em 1994 tornou-se líder de mercado em Portugal, com uma quota de 42%. Tem 41 000 clientes directos e 3000 funcionários[2]

Antigo logotípo da Delta Cafés (até 2012)

É na metade dos anos 70 que esta empresa se consolida de forma decisiva, encarando, em simultâneo, as novas exigências do mercado: desenvolvimento de novos produtos e serviços de qualidade global. É neste contexto que em 1984 acontece a separação da actividade comercial, assegurada pela empresa Manuel Rui Azinhais Nabeiro Lda., da actividade industrial, desenvolvida pela NovaDelta SA – primeira empresa certificada neste sector, pelo sistema de normas NP 29002[3] .

Este trajecto atinge o seu auge em 1998, aquando da reorganização do Grupo Nabeiro/Delta Cafés, altura em que são criadas 22 empresas, organizadas por áreas estratégicas para o reforço da principal actividade do grupo.

Desde o seu início, e já lá vai quase meio século, a Delta Cafés mantém a filosofia de sempre[4] – Um Cliente Um Amigo, sendo também reconhecida como uma Marca de Rosto Humano, onde valores como a Honestidade, Lealdade, Humildade, Qualidade Total, Solidariedade e Cidadania têm um papel de destaque nesta organização.

Tudo isto fez com que a empresa repetisse distinção. SA 8000 deu à Delta Cafés a primeira distinção em Portugal de Responsabilidade Social.

Internacionalização[editar | editar código-fonte]

A marca de cafés de Campo Maior está presente em mais de 40 países[5] , tendo maior presença em Espanha[6] , país onde tem 16 departamentos comerciais.

Em 2011 a Delta compra café praticamente a todos os países produtores, entre os quais Brasil, Angola, Vietname e Costa Rica. As exportações representam 20% da facturação total, com Espanha à cabeça de uma lista em que se integram outros países como França, Luxemburgo, Brasil e Angola[7] .

Campanhas[editar | editar código-fonte]

Cartaz publicitário da Delta Cafés (2005)

Um café por Timor é a campanha que mais visibilidade deu à Delta Cafés na área da Responsabilidade Social.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Delta Cafés Página oficial