Delta do Rio Mekong (região)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Delta do Mekong
Chau Tho Song Me Kong
População (censo 1999) 16.130.675 habitantes
Área 39.738,7 km²
População (est. 2005) 17.267.400 habitantes
Densidade (est. 2005) 434,52 hab/km²
Mapa
VietnamMekongDeltamap.png

Delta do Rio Mekong, Delta do Mekong ou Chau Tho Song Me Kong, em (vietnamita:đồng bằng sông Cửu Long, “Delta do Rio dos Nove Dragões”) é uma das oito regiões do Vietname. As regiões do Vietnã não possuem fins administrativos apenas econômicos e estatísticos.

A região localiza-se na zona onde o Rio Mekong desagua, através de uma série de pequenos estuários, formando um delta. Este delta ocupa cerca de 39000 km² da região, variando o tamanho da área coberta por água com a estação do ano.

Treze províncias vietnamitas são cortadas pelo delta: Can Tho, An Giang, Bac Lieu, Ben Tre, Ca Mau, Dong Thap, Hau Giang, Kien Giang, Long An, Soc Trang, Tien Giang, Tra Vinh e Vinh Long e as cidades mais importantes da região são My Tho e Cai Be, próximas a Cidade de Ho Chi Minh. No coração da área encontram-se as cidades de Vinh Long, Sa Dec e Can Tho, de onde é possível se chegar aos mais remotos confins do delta. O sul do delta é coberto de manguezais e se dirige ao Mar do Sul da China, o norte se limita com o distrito e cidade de Chau Doc, na fronteira com o Camboja e ao leste acaba na ilha de Phú Quốc.

Economia e demografia[editar | editar código-fonte]

Os habitantes do delta são na sua maioria de etnia vietnamita, com uma minoria cambojana khmer e de chineses étnicos. A região abriga grandes campos de cultivo de arroz. Em 2004, graças em grande parte aos plantadores do delta do Mekong, o Vietnã foi o terceiro maior exportador mundial, depois da Tailândia e da Índia. Além deste produto, o delta é grande exportador de peixe-gato e camarão.

Guerra[editar | editar código-fonte]

Durante o colonialismo francês na Cochinchina, a primeira revolta nacionalista, em nome do rei, teve início no Delta do Mekong e espraiou-se, transformando-se na Primeira Guerra da Indochina. Na Guerra do Vietnã, a região foi palco de diversos combates entre os guerrilheiros vietcongs da Frente Nacional de Libertação e unidades da marinha norte-americana em barcos e hovercrafts, nos manguezais e alagadiços que formam a maior parte do delta.

Províncias[editar | editar código-fonte]

A região do Delta do Rio Mekong divide-se nas seguintes províncias:


Regiões do Vietnã Bandeira do Vietname

Costa do Centro-Sul | Costa do Centro-Norte | Delta do Rio Mekong | Delta do Rio Vermelho | Nordeste | Noroeste | Sudeste | Terras Altas do Centro

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Vietnã / Vietname é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.