Demétrio Nunes Ribeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Demétrio Ribeiro)
Demétrio Ribeiro
Demétrio Nunes Ribeiro
Ministro da Agricultura
Período 1889 — 1890
Antecessor(a) Quintino Bocaiúva
Sucessor(a) Francisco Glicério
Dados pessoais
Nascimento 5 de dezembro de 1853
Alegrete, Rio Grande do Sul
Morte 9 de dezembro de 1931 (78 anos)
Rio de Janeiro, Distrito Federal
Partido PRR

Demétrio Nunes Ribeiro (Rio Grande, 4 de junho de 1853 — Rio de Janeiro, 9 de dezembro de 1931) foi um educador, engenheiro, jornalista e político brasileiro, o primeiro Ministro da Agricultura da República do Brasil.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Formado em engenharia pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro e bacharel em ciências físicas e matemáticas pela Escola Central retornou ao Rio Grande do Sul, onde foi primeiro engenheiro auxiliar das linhas telegráficas e depois engenheiro da estrada de ferro entre Porto Alegre e Uruguaiana. Foi também professor da Escola Normal de Porto Alegre.

Demétrio Ribeiro.
Constituição brasileira de 1891, página da assinatura de Demétrio Nunes Ribeiro (penúltima assinatura). Acervo Arquivo Nacional

Por ser oposição ao Império, D. Pedro II para poder desviá-lo, mandou-o ver a distribuição das terras aos imigrantes no Espírito Santo. [carece de fontes?]

Adepto do positivismo, foi um dos fundadores do Partido Republicano Riograndense.[1][2]

Teve grande influência na organização da República, onde foi eleito deputado federal constituinte e nomeado ministro logo após sua proclamação, em 7 de dezembro de 1889. Não ficou muito tempo como ministro, pedindo logo exoneração após ter entrado em divergência com o ministro da fazenda, Rui Barbosa, em 31 de janeiro de 1890, retornando à câmara. Ali, como deputado federal na constituinte de 1891, propôs a separação da Igreja do Estado e o decreto relativo às festas e aos feriados nacionais.

Foi responsável pela fundação do Lloyd Brasileiro, através da fusão de antigas companhias subvencionadas. Também, por sua experiência como engenheiro, ajudou a traçar planos de articulação das linhas de ferro em diversas regiões do país. manteve-se como deputado à constituinte federal, exercendo o mandato até o fim da primeira legislatura da república.

Foi redator do jornal A Federação de 1890 a 1891 e diretor da Igreja Positivista do Brasil em seus últimos anos de vida.

Homenagens[editar | editar código-fonte]

Empresta seu nome a ruas em Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo, Florianópolis, São Gonçalo (RJ) e Barbacena (MG), a distritos dos municípios de Vassouras (RJ) e João Neiva (ES), a uma praça no município do Rio de Janeiro e a uma escola no município de Alegrete (RS).

Referências

  1. SEGA, R. A. (2008) Getúlio Vargas e o Partido Republicano Rio-Grandense. Arquivado em 28 de abril de 2009, no Wayback Machine. Fronteiras Revista de História. Arquivado em 16 de janeiro de 2012, no Wayback Machine. ISSN 2175-0742. 10(18):195-210.
  2. GRIJÓ, L. A. (2010) A elite do Partido Republicano se apropria da “Revolução”.[ligação inativa] História Unisinos. 14(1):29-37. jan./abr. 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Demétrio Nunes Ribeiro

Precedido por
Quintino Bocaiúva
Ministro dos Transportes do Brasil
e
Ministro da Agricultura do Brasil

1889 — 1890
Sucedido por
Francisco Glicério