Demarchi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Demarchi

Bairro Demarchi

Localização
Coordenadas 23° 44' 10" S 46° 33' 13" O
País Brasil
Estado São Paulo
Cidade São Bernardo do Campo
História
Fundação início do século 20
Fundador Família Demarchi
Características geográficas
Itália Portugal Espanha Líbano França Alemanha Israel Turquia Japão
Fuso horário UTC-3
CEP 09820

O Demarchi é um bairro de São Bernardo do Campo que recebe este nome devido a tradicional família Demarchi, dentre eles Walter Demarchi, ex-prefeito da cidade; que possui diversas propriedades naquela região. Diversas ruas recebem nomes de membros da família.

História[editar | editar código-fonte]

O bairro Demarchi recebeu várias famílias de imigrantes italianos, entre elas; as famílias Battistini, Morassi, Tolotti, Capassi e outras, além de imigrantes japoneses, que possuiam várias granjas na região.

A primeira família a se instalar na região da avenida Maria Servidei Demarchi, onde formou-se uma colônia italiana, foi a Família Matteo e Maria Demarchi, cujo sobrenome tornou-se o topônimo da região.[1]

Gastronomia[editar | editar código-fonte]

Este bairro é conhecido pela gastronomia, com muitos restaurantes na região.

A especialidade dos restaurantes, frango com polenta, remonta dos anos 40, quando viajantes a caminho de Santos, paravam no bairro e comiam estes pratos, servidos ainda na casa da família Demarchi.

O bairro sempre contou com diversos restaurantes e churrascarias, fazendo com que a sua principal avenida se tornasse conhecida como a "rota dos restaurantes". Alguns deles, considerados muito importantes, fecharam as portas devido a problemas financeiros.[2] Além disso tudo há muitos condomínios e prédios.

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. «Prefeitura de São Bernardo do Campo - Demarchi». Consultado em 11 de março de 2009. Arquivado do original em 19 de dezembro de 2014 
  2. «Restaurante Florestal, em São Bernardo, fecha as portas». Repórter Diário. 3 de janeiro de 2020