Demografia do Mali

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Bozo menina em Bamako

Grupos étnicos

Zonas étnico-culturais malinesas: árabe-bérberes (ou magrebinos), ao norte, e subsaarianos (ou negros), ao sul.

A população do Mali consiste em diversos grupos étnicos sub-saarianos, os quais partilham semelhantes tradições históricas, culturais e religiosas. Excepção feita a dois grupos nómadas no norte, os tuaregues, um povo berbere, e os mauros (ou mouros), de origem árabo-berbere. Os tuaregues têm-se oposto tradicionalmente ao governo central. A partir de Junho de 1990 no norte, tuaregues favoráveis a uma maior autonomia têm entrado em confronto com os militares. Em Abril de 1992, o governo e praticamente todas as facções oponentes assinaram um pacto para acabar com a luta e restabelecer a estabilidade no norte. As principais reivindicações são a de uma maior autonomia no norte e de um maior investimento por parte do governo numa zona que é tradicionalmente pobre. O acordo de paz foi celebrado em 1996 em Timbuctu durante uma cerimónia oficial amplamente publicitada, chamada "Flamme de la Paix" (Chama da Paz).

Grupos étnicos:

  • Mandes 50% (bambaras, maliques, soninques)
  • Fulas 17%
  • Voltaicos 12%
  • Songais 6%
  • Tuaregues e mouros 10%
  • Outros 5%

Estrutura populacional

Demografia de Mali, Dados de FAO, ano de 2005; Número de habitantes em milhares.

Em julho de 2007, A população de Mali foi estimada em 12,0 milhões de habitantes, com uma taxa de crescimento anual de 2,7%..[1] A população é predominantemente Rural (68% em 2002), e 5-10% são de malianos nômades.[2]

Línguas

Apesar de cada grupo étnico ter a sua língua própria, cerca de 80% dos malianos comunicam fora do seu grupo em bambara, a língua comum do comércio. O francês é a língua oficial do país e é falado por cerca de 30% dos malianos.


Referências

  1. CIA world factbook.
  2. Mais de 90% da população vive na parte meridional do país, especialmente em Bamako, que tem mais de 1 milhão de habitantes.