Demoparty

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde junho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Assembly 2004 - uma combinação de demoparty com LAN party

Demoparty é um evento que reúne demosceners e outros entusiastas de computadores. Uma demoparty típica é um evento que ocorre durante um fim de semana inteiro sem pausas, oferecendo aos visitantes uma diversidade de atividades para troca de conhecimento, diversão, competição de demos etc. A mostra competitiva é exibida à noite, usando um projetor de vídeo e alto-falantes.

Conceito[editar | editar código-fonte]

Os visitantes de uma demoparty geralmente levam seus próprios computadores para criar, completar e exibir suas criações (as demos). Para isso, as parties providenciam um grande salão (muitas vezes um ginásio de esportes inteiro) com mesas cabeadas com eletricidade e (normalmente) lan com Internet. Devido a essa organização básica, as demo parties lembram as LAN parties e muitos dos maiores eventos (como The Gathering, Assembly e DreamHack) também reunem jogadores e outros entusiastas de informática além dos demosceners. Umas das diferenças alegadas pelos frequentadores de demoparties é que estas se diferenciam das LAN parties por passar mais tempo se socializando que na frente de seus computadores.

Os eventos maiores procuram criar termos alternativos para se descrever perante ao público. Enquanto os eventos sempre foram conhecidos como "demoparties", "copyparties" ou somente "parties" pelos seus freqüentadores, são muitas vezes chamados de "conferências de computador", "feiras de informática", "festival de computadores", "festival de arte informática" ou ainda "encontros geeks" ou "festivais nerds" pelos meios de comunicação e o grande público.

As demoparties são mais freqüentes na Europa, com cerca de cinqüenta eventos todos os anos. Em comparação, houve cerca de doze eventos semelhantes nos EUA. A maioria dos eventos é regional, reunindo demomakers de um único país, enquanto os maiores eventos internacionais (como o Breakpoint e Assembly) atraem visitantes de todo o planeta.

A maioria das demoparties são relativamente pequenas, com um número de visitantes variando entre algumas dezenas a uma centena. Os eventos maiores muitas vezes reunem milhares de visitantes, muitas vezes sem relação alguma com a demoscene.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Breakpoint 2005: A festa de verdade está no lado de fora.

As Demoparties começaram a surgir na década de 1980, sob a forma de "copyparties", nas quais piratas de software e criadores de demo se reuniam para se conhecem e compartilharem seus softwares. As competições não se tornaram o aspecto mais importante do evento até o início da década de 1990.

As "Copyparties" em geral pertenciam à cena Amiga e C64. Conforme os compatíveis com PC começaram a tomar o mercado, as dificuldades de criar bons demos e introduções aumentaram. Junto com o aumento das repressões policiais contra a pirataria, as copyparties "underground" começaram a ser substituídas por eventos de nível ligeiramente mais alto, que passaram a ser conhecidos como demoparties. Entretanto, alguns membros mais tradicionais ainda preferem empregar o termo "copyparty" até mesmo para as demoparties atuais.

Durante a década de 1990, o foco dos eventos de afastou das atividades ilegais e passou a ser a criação de demos e as competições. A cópia de material com direitos autorais era muitas vezes explicitamente proibida pelos organizadores, e muitos dos eventos também proibiam o consumo de álcool. Entretanto, pirataria e "bebedeira" ainda acontecem, ainda que de uma maneira muito menos pública.

Três demoparties bem conhecidas e de grande escala foram estabelecidas na década de 1990: a The Party na Dinamarca, a Assembly na Finlândia e a The Gathering na Noruega. Acontecendo todos os anos e atraindo milhares de visitantes, essas festas eram os principais eventos da demoscene naquele período. A Assembly ainda mantem seu status. The Gathering continua a ser organizada anualmente como uma "festa de computador" genérica, mas a maioria dos adeptos agora preferem a Breakpoint, na Alemanha, que ocorre simultaneamente.

A emergência de demoparties de alto nível deu origem aos fenômenos que nem sempre foram bem vindos na cena. Os eventos iniciaram a atrair entusiastas de computadores não filiados, denominados de maneira geral, de "lamers" pelos frequentadores originais. Um grupo particularmente visível nas grandes reuniões desde meados da década de 90 é o de LAN gamers, que frequentemente têm muito pouco interesse na demoscene e usam as instalações da festa principalmente para jogar jogos multi-player. Entretanto, muitos dos demosceners atuais começaram a se interessar por demos a partir de uma visita a uma grande demoparty.

Propriedades comuns[editar | editar código-fonte]

Evoke 2002: Espectadores em um dos salões do demoshow assistem a animações computadorizadas em 3D.

As festas normalmente duram de 2 a 4 dias, em geral de sexta a domingo, para assegurar que os participantes que trabalham ou estudam possam participar. As festas pequenas em geral ocorrem em centros culturais ou escolas, enquanto que as maiores costumam acontecer em ginásios de esporte.

As taxas de entrada variam entre 10 a 40€, de acordo com o tamanho e localidade da festa. Ainda é prática comum em muitos países permitir que mulheres entrem de graça (principalmente devido à baixa concentração de participantes do sexo feminino), embora a maioria das festas aplique a regra "voto somente com bilhete de entrada", o que significa que somente visitantes pagantes podem votar.

É permitido que os participantes tragam seus próprios computadores, mas isso não é de forma alguma uma necessidade, e a maioria dos participantes não o faz. Aqueles que trabalham em empregos relacionados com o computador podem até considerar uma demoparty como uma pausa bem vinda nas horas que passa sentado em frente ao monitor. Para aqueles que levam computadores, tem se tornado cada vez mais comum levar um laptop ou algum tipo de dispositivo portátil, ao invês de um pc do tipo desktop.

É comum que os frequentadores tragam engenhocas sem sentido para a festa, de forma a tornar único seu local na mesa. Pode ser qualquer coisa de um globo de discoteca ou um abajur de plasma até grandes painéis de LED com mensagens deslizantes sobre seu proprietário. Muitos visitantes também levam grandes caixas de som para tocar música. Esse tipo de atividade é particularmente comum entre novos frequentadores, enquanto que os mais experientes costumam preferir uma atmosfera mais tranquila.

Muitas vezes, um quarto isolado de ruídos dotado de carpete ou tapetes é oferecido àqueles que precisem de um lugar para ficar durante a festa. Quando é esse o caso, a maioria dos frequentadores costuma levar um saco de dormir, um colchão inflável ou um colchonete.

Os locais da festa muitas vezes são decorados por panfletos e cartazes dos visitantes. Todos eles têm motivos promocionais, a maioria anunciando um certo grupo e às vezes algum produto, como um demo ou uma revista a serem lançados durante o evento.

É frequente que a maioria dos eventos em uma demoparty ocorram na área externa. Os demosceners costumam passar uma porção de tempo considerável ao ar livre, bebendo e conversando, fazendo churrasco ou praticando esportes como arremesso de hardware ou futebol. Também é uma tradição comum se reunir em torno de uma fogueira à noite, após as competições.

Demo parties mais significativas[editar | editar código-fonte]

Demoparty Local Anos Descrição
7DX Party Flag of Turkey.svg Istanbul, Turquia 2002 -
Abstract Party Flag of Poland.svg Gliwice, Polônia 2001 -
Alternative Party Flag of Finland.svg Helsinki, Finlândia 1998 - Um evento alternativo freqüentado em sua maioria por veteranos.
Assembly Flag of Finland.svg Helsinki, Finlândia 1992 - Uma das mais antigas demoparties em atividade no mundo.
BCN Party Flag of Spain.svg Barcelona, Espanha 2000 -
Breakpoint Flag of Germany.svg Bingen, Alemanha 2003 - A maior demoparty "restrita" à demoscene, sucessora do Mekka & Symposium.
Buenzli Flag of Switzerland.svg Winterthur, Suíça 1999 -
Chaos Constructions Flag of Russia.svg São Petersburgo, Rússia 1999 - 2001, 2004 - A maior demoparty das ex-repúblicas soviéticas, sucessora da Enlight.
Codex Alpe Adria Flag of Italy.svg Udine, Itália 2003 - Evento com foco em Commodore64 e Amiga.
Euskal Encounter Flag of Spain.svg Bilbau, Espanha 1995 - Demo e LAN-party.
Evoke Flag of Germany.svg Colônia, Alemanha 1997 - Demoparty oarganizada pela Digitale Kultur e. V..
Function Flag of Hungary.svg Budapeste, Hungria 2003 -
FOReVER Flag of Slovakia.svg Trencin, Eslováquia 2003 - Evento exclusivamente 8-bit (Atari, Commodore 64, ZX Spectrum).
The Gathering Flag of Norway.svg Lillehammer, Noruega 1992 - Maior demoparty norueguesa, se tornou nos últimos anos mais uma LAN-party.
if Flag of Spain.svg Valência, Espanha 2003 -
Inércia Flag of Portugal.svg Porto, Portugal 2001 - 2008
Mekka & Symposium Flag of Germany.svg Fallingbostel, Alemanha 1996 - 2002 Uma das demoparties mais respeitadas. Com o seu fim, parte da organização do evento criou o Breakpoint.
Nullarbor Flag of Australia.svg Perth, Austrália 2005 - Única demoparty Australiana.
Pilgrimage Flag of the United States.svg Salt Lake City, Utah, EUA 2003 - Única demoparty norte-americana.
React Flag of Greece.svg Patras, Grécia 2002 - 2004
PixelShow Flag of Greece.svg Patras, Grécia 2005 - Sucessora da React.
Sundown Flag of the United Kingdom.svg Exeter, Reino Unido 2005 - A primeira demoparty no Reino Unido desde 1999.
Solskogen Flag of Norway.svg Ås, Noruega 2002 -
Scene Event Flag of Denmark.svg Harridslev, Dinamarca 2000 - Conhecida anteriormente como Summer Encounter
Takeover Flag of the Netherlands.svg Eindhoven, Países Baixos 1997 - 2001
The Party Flag of Denmark.svg Aars, Dinamarca 1992 - 2002 Um das maiores e mais antigos eventos, foi abandonada pelo público em seus últimos anos por falta de apoio.
The Ultimate Meeting Flag of Germany.svg Durlach, Alemanha 1999, 2002 - Organizada geralmente entre o Natal e o ano novo.
VIP Flag of France.svg Lyon, França 1999 - 2002
X Flag of the Netherlands.svg Ruurlo, Países Baixos 1995 - Evento para Commodore 64
FS LanParty Flag of Portugal.svg Lisboa, Portugal 2007 -

(Nota: Os anos indicados podem incluir alguns em que o evento não foi organizado, mas ocorreu tanto antes quanto depois)

Outros eventos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Pouet.net - banco de dados com demos e outras informações.
  • Demoparty.net - banco de dados com demoparties
  • Slengpung - fotos de demoparties, vídeos e artigos.