O Patinho Feio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Den grimme ælling)
 Nota: Se procura o primeiro computador brasileiro, veja Patinho Feio. Se procura por outros significados, veja Patinho Feio (desambiguação).
Den grimme ælling
O Patinho Feio

Ilustração por Vilhelm Pedersen
Autor(es) Hans Christian Andersen
Idioma dinamarquês
País Dinamarca
O patinho feio

O Patinho Feio (em dinamarquês: Den grimme ælling) é um conto de fadas[1][2][3] do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, publicado pela primeira vez em 11 de Novembro de 1843 em Nye Eventyr. Første Bind. Første Samling. 1844.[4]

História[editar | editar código-fonte]

Um filhote de cisne é chocado no ninho de uma pata. Por ser diferente dos demais filhotes, o pobrezinho é perseguido, ofendido e maltratado por todos os patos e outras aves.

Um dia, cansado de tanta humilhação, foge do ninho. Durante a sua jornada, ele para em vários lugares, mas é maltratado em todos que passava. Por fim, uma família de camponeses o encontra e ajuda-o acolhendo durante o inverno. Mas a família tem um gato que expulsou o patinho.

Um dia, no entanto, deslumbrado com a beleza dos cisnes, o patinho feio decide ir até eles e percebe, espelhando-se na água, que ele não é mais um patinho feio (e que ele na verdade, nunca foi um pato), mas se tornou um magnífico cisne. Finalmente ele acaba sendo respeitado e se torna mais bonito do que nunca.

Referências

  1. «Editora Abril». Consultado em 17 de julho de 2009. Arquivado do original em 25 de março de 2009 
  2. «edtl.com.pt». www.edtl.com.pt. Consultado em 5 de junho de 2023 
  3. ROWE, GAVIN. Contos de fadas. [S.l.]: LOYOLA 
  4. «Hans Christian Andersen – FAQ». andersen.sdu.dk. Consultado em 5 de junho de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]