Dendroceros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaDendroceros
Dendroceros sp. Neescrescendo na casca de uma árvore

Dendroceros sp. Nees
crescendo na casca de uma árvore
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Anthocerotophyta
Classe: Anthocerotopsida
Ordem: Dendrocerotales
Família: Dendrocerotaceae
Género: Dendroceros
Nees in Gottsche, Lindenb. & Nees
Espécies
Ver texto
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Dendroceros

Dendroceros é um gênero na família Dendrocerotaceae da ordem Anthocerotales, um grupo de ceratófilo. O gênero contém cerca de 51 espécies nas regiões tropical e sub-tropical do mundo.

Descrição do Dendroceros[editar | editar código-fonte]

O gametófito tem cor verde amarelado e seu tamanho tem cerca de 2 a 5 mm de largura. Mais ou menos pinado ou bifurcado; presença de costa sem ou com cavidades (subgênero Apoceros); asa unistratosa com margem ondulada e crespa. Apresenta-se em simbiose com Nostoc (tipo de cianobactéria). Células de epiderme com trigônios. Sem oleocorpos.

O esporófito é ereto quando maduro, crescendo de 1 a 5 cm de altura. Linear, sem estômatos na epiderme; com columela; com elatérios longos e estreitos, com uma tira distinta espiralada. Os esporos são verdes, esféricos, grandes (40 – 80 um), multicelulares, alguns ornamentados, alguns viáveis por vários anos, superfície externa papilosa, aderidos em quatro. A germinação se faz dentro da cápsula.

Habitat[editar | editar código-fonte]

Dendroceros crescem em solos úmidos, afloramentos rochosos, e nos troncos das árvores. Seu nome literalmente significa "chifre de árvore".

Ícone de esboço Este artigo sobre plantas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.